Cursos que Podem ser Feitos à Distância

Cursos à distância foram regulamentados em 2006, mas ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto.

Publicidade



Em tese, qualquer curso para adolescentes, adultos e até mesmo idosos pode ser feito à distância. No entanto, quanto mais atividades práticas forem exigidas na capacitação e qualificação, mas difícil fica a oferta. Um mecânico de automóveis, por exemplo, precisa conhecer o motor, o câmbio e a injeção eletrônica de diversos modelos.

Cursos que Podem ser Feitos à Distância


Por isto, os cursos online para esta área se limitam a ministrar as noções básicas. O interessado, cedo ou tarde, terá de procurar uma escola presencial.

Da mesma forma, profissões técnicas, como Medicina, Odontologia e Engenharia possuem uma oferta restrita em cursos à distância: em geral, apenas algumas atividades teóricas e extracurriculares, participação em grupos de debate, etc.

Os cursos à distância oferecidos pelas faculdades e universidades são oferecidos para estudantes interessados no magistério, humanidades, artes, filosofia e ciências humanas.

Vamos separar os cursos que podem ser feitos à distância, para facilitar o entendimento de quem pretende optar por esta modalidade educacional.

cursos online grátis

cursos gratuitos online

Cursos livres

Todo curso que não recebe supervisão do Ministério da Educação (MEC), não precisa ser uma carga horária nem uma programação mínima é classificado como “curso livre”. isto não significa, no entanto, que um curso livre feito à distância tenha menor qualidade do que um equivalente realizado integralmente em sala de aula.

Por definição, nos cursos livres, foram desenvolvidas diversas metodologias, diversas abordagens e diversas práticas de ensino. Não é possível dizer quais são as melhores: serão aquelas que mais se adequarem aos esquemas de aprendizado dos alunos.

Na educação à distância, uma das maiores desconfianças de educadores – e também do mercado de trabalho – é que os estudantes não conseguissem apreender os conteúdos, perdessem o foco por estarem estudando sozinhos, sem horário nem orientação.

Vários estudos indicam que isto não está ocorrendo. Os instrumentos empregados nos cursos à distância são equivalentes aos dos presenciais, com alguns recursos extras que a informática pode oferecer: bibliotecas virtuais, aulas pré-gravadas, tutoria especializada, etc.

Cursos livres ministram aulas de idiomas, informática, rotinas administrativas, arte, artesanato, estética, etc. Podem capacitar para algumas áreas, ou somente ampliar as competências de quem precisa enfrentar o concorrido mercado de trabalho. Saber inglês ou dominar um banco de dados informatizado são características que chamam a atenção dos recrutadores.

cursos online

Cursos sequenciais

Incluem-se nos cursos sequenciais: o ensino médio e técnico (inclusive na modalidade EJA – educação de jovens e adultos) e ensino superior (graduações tecnológicas, bacharelados e licenciaturas, além de especializações e pós-graduações).

Na verdade, estes cursos não são feitos à distância exclusivamente. É necessária a presença dos estudantes na escola ou na faculdade ao menos, para discussões, fóruns, seminários, atividades em laboratórios e bibliotecas especializadas e, claro, nas avaliações de desempenho.

As demais aulas, exercícios e também alguns discussões em grupo são realizadas com o suporte da internet, em casa, em uma lan house ou em um telecentro. As mensalidades dos cursos à distância são mais baixas, porque as instituições de ensino não precisam arcar com as despesas de um prédio físico, o número de empregados e professores tende a ser menor.

Os estudantes também se beneficiam, já que os custos com transporte e alimentação são bastante reduzidos.

Os cursos de nível médio e superior à distância são regidos pelo MEC, a quem cabe a fiscalização das atividades e a verificação periódica da qualidade da educação, através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e de outros instrumentos de avaliação.

O importante não é a modalidade dos estudos, mas o comprometimento com a formação técnica, profissionalizante e acadêmica. É necessário avaliar muito bem a instituição de ensino, conhecer as instalações destinadas às atividades em conjunto, conversar com alunos atuais e ex-alunos, pesquisar sobre o currículo dos professores.

Desta forma, é possível fazer um bom curso à distância, sem prejuízo da qualificação.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

3 comentários em “Cursos que Podem ser Feitos à Distância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *