Como Passar no Concurso da Polícia Federal

O concurso da Polícia Federal é um dos mais concorridos do país. Veja como passar.

Publicidade



Os concursos públicos estão em alta no Brasil. Entre os principais motivos, estão: a estabilidade no emprego, bons salários iniciais e benefícios trabalhistas bastante raros na iniciativa privada, não exigência de experiência anterior na função e, para alguns, a conquista de status.

O concurso da Polícia Federal atrai muitos candidatos e, por isto, é necessária uma boa preparação. Confira algumas dicas para passar neste processo seletivo.


polícia federal

Como Passar no Concurso da Polícia Federal

Os concursos da Polícia Federal são realizados periodicamente para a seleção de delegados, peritos criminais, escrivães, agentes e papiloscopistas. Para todos os cargos, é necessário ter diploma de nível superior. Os pré-requisitos variam de acordo com as especificidades de cada função. Cada processo é composto por dez a 12 provas objetivas e discursivas, exames médicos, de aptidão física e psicológica e prova de títulos.

Portanto, a primeira dica para passar no concurso da Polícia Federal é estar bem de corpo e mente, para superar a primeira fase. Além dos conhecimentos específicos para cada área, bons conhecimentos da língua portuguesa são imprescindíveis para quem quer ser bem-sucedido.

A segunda fase do concurso é o curso de formação profissional, geralmente realizado no Distrito Federal. Portanto, os candidatos precisam ter disponibilidade para deslocamentos, caso não morem em Brasília. O curso consiste em atividades teóricas e práticas e, para alguns cargos, de treinamentos para condicionamento físico.

Quem pretende ingressar na Polícia Federal precisa iniciar os estudos com antecedência. Para identificar os conteúdos exigidos no concurso, basta acessar editais de processos seletivos anteriores e organizar-se para estudar bastante.

Na prova discursiva, os candidatos devem fazer uma dissertação de no máximo, 30 linhas. Portanto, é necessário também treinar a redação e a concisão dos textos. Em geral, as provas do concurso da Polícia Federal apresentam enunciados longos, que exigem boa capacidade para interpretar textos.

concurso polícia federal

Prova da Polícia Federal

Em português, é preciso ficar atento para identificar os elementos de interpretação, ortografia, regência nominal e verbal, acentuação, uso da crase e coerência textual. Nas últimas provas, questões sobre figuras de linguagem foram bastante comuns.

Em informática, é importante dominar o sistema Windows, a navegação na internet e o pacote Office, da Microsoft. O conhecimento sobre o BrOffice também é importante. Na parte da segurança, o candidato precisa ter bons conhecimentos sobre funcionamento de firewall, antivírus e segurança da informação (nuvem, redes sociais, etc.).

É necessário ter noções de administração, contabilidade e economia. Em geral, o conteúdo é exigido de forma generalista, sem entrar nas especificidades da área. Os candidatos precisam responder a questões de administração pessoal, pública, financeira e orçamentária.

A prova de atualidades sempre aborda questões de temas presentes no noticiário, mas é preciso entender os dados conjunturais que determinam os fatos. Os candidatos precisam ser objetivos: não se trata de uma pesquisa de opinião. Ler jornais e revistas é muito importante, ao menos durante todo o período de preparação para o concurso.policiais federais

Em raciocínio lógico, os candidatos enfrentam questões de lógica proposicional, especialmente as negações e equivalências de algumas proposições, identificação de proposições simples ou compostas e argumentos lógicos.

Para passar no concurso da Polícia Federal, é fundamental estudar a legislação especial, relacionada no edital de abertura. Os temas mais cobrados são: Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei de Drogas, Lei dos Crimes de Tortura, Lei dos Crimes Ambientais, Lei dos Crimes de Abuso de Autoridade, Estatuto do Desarmamento e crimes de lavagem de dinheiro.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Como Passar no Concurso da Polícia Federal

  1. Meu sonho e. Seguir. Carreira. Militar. Só. Não. Tive oportunidade. Quando. Jovem. Hj. Com. 41,anos quero. Uma chance. Para poder. Realiza lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *