10 Dicas de Como Passar em Concursos Públicos

Milhares de brasileiros prestam concursos para órgãos públicos. Veja algumas dicas sobre como passar.

Publicidade



Os concursos públicos são uma excelente opção para quem procura estabilidade e bons salários iniciais. Mas antes de se lançar em uma “busca frenética”, os concurseiros precisam definir algumas coisas: objetivo, tempo para estudos, dedicação à carreira. Sem isto, as tentativas irão se resumir a muitas perdas de manhãs de domingo, ou pior: ingressar em uma carreira para a qual os candidatos não têm a menor vocação.

Ao escolher uma área, o foco deve ser a atividade desenvolvida, e não apenas o salário. Muitos concursos públicos exigem “formação universitária em qualquer área”, mas dificilmente um profissional de saúde (enfermeiro ou biólogo, por exemplo), obterá satisfação em um serviço burocrático ou de fiscalização.


Considerando que passamos oito horas diárias no trabalho, a atividade precisa ser prazerosa (e não apenas rentável), para garantir uma carreira de sucesso – mais que isto: para proporcionar uma vida feliz em todos os aspectos.

como passar em concurso

Como Estudar para Concursos?

Escolha uma área específica de concursos públicos. Focando os estudos em determinado setor – como a área jurídica, por exemplo –, fica mais fácil organizar os estudos e, consequentemente, passar. Organize o seu orçamento; no médio e longo prazo, será difícil contrair dívidas e talvez seja necessário deixar o emprego para estudar. A contratação não é imediata, mas, salvo em casos raros, é um emprego para a vida inteira.

Seja consistente nos estudos. Tudo depende dos conteúdos básicos já aprendidos, como português e matemática, mas os conhecimentos específicos normalmente são totalmente desconhecidos. Reserve algumas horas diárias para dedicar-se a livros, sites e apostilas.

Não deixe que nada atrapalhe a sua rotina de preparação para o concurso público: telefonemas, vídeos, músicas e amigos chamando nas redes sociais. Aliás, fique desconectado delas no momento de estudar. O tempo depende da capacidade de aprendizado e os compromissos diários.

Seja como for, tente aumentar o tempo de estudar à medida que a data da prova se aproxima. Mas, não se esqueça de que ninguém é de ferro: reserve ao menos um dia da semana para descanso e lazer e não passe mais de duas horas ininterruptas sem pausa: ela serve para fixar o aprendizado, equacionar as dúvidas e, claro, permitir repouso para o corpo e a mente.

O programa é bastante extenso tempo entre a publicação do edital de convocação para o concurso público e a data de realização das provas dificilmente passa de dois meses. Portanto, o momento de começar a estudar deve ser muito antes da inscrição. Pesquise editais e concursos anteriores, para se organizar adequadamente.

Vale a pena ler: Devo Estudar para Concursos com a Reeleição da Dilma?

Não é preciso se preocupar com a relação de candidatos por vaga disponibilizada pelo órgão público. A maioria dos inscritos não se prepara para as provas – muitos deles nem mesmo sabem como se preparar. Preocupe-se apenas em estar bem preparado.

estudar para concurso

Cursos para concursos valem a pena?

Passar em concursos públicos é muito mais fácil com o acompanhamento de professores e tutores especializados na área de interesse. Muitas escolas oferecem aulas apenas aos sábados, o que permite às pessoas que trabalham fora durante a semana possam se preparar adequadamente. Estas aulas também poupam os custos de deslocamento.

É possível encontrar muitos cursos preparatórios para concursos públicos. As aulas virtuais são mais baratas, podem ser assistidas a qualquer momento e em qualquer lugar. É necessário, no entanto, manter a disciplina para ter um aproveitamento real.

Comece estudando as matérias básicas do concurso. Ao identificar as mais difíceis (ou mais chatas), é preciso dedicar-se ainda mais a elas. Alterne os conteúdos de exatas (como cálculo) com as humanidades. Estas duas áreas exigem a atenção de hemisférios diferentes do cérebro: enquanto um descansa, o outro dá sequência ao aprendizado.

dicas para concursos

Mais: Dicas para se dar bem nos Concursos Públicos

+ Dicas para Passar em Concurso Público

Durma ao menos seis por noite. Este é o momento em que o cérebro assimila as informações recebidas, garantindo um aprendizado mais consistente.

Beba ao menos dois litros de água por dia. Os líquidos hidratam o corpo e melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Na relação “litros”, ficam de fora os alcoólicos, refrigerantes e sucos artificiais.

Alimente-se a cada três horas, em pequenas porções. O cérebro necessita de mais energia para funcionar de forma adequada e todo o corpo precisa de nutrientes. Estudar com cãibras ou dores musculares provocadas por carência de sais é totalmente contraproducente.

Confira: Curso de Raciocínio Lógico para Concursos

Faça caminhadas em dias alternados, em ritmo acelerado. As passadas ajudam a oxigenar todo o organismo; também reduzem o estresse e contribuem para a melhora do raciocínio lógico. Se for possível, pratique também algum esporte.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “10 Dicas de Como Passar em Concursos Públicos

  1. Preciso muito de dicas para passar em concursos,pois desde 2011 faço e não consigo passar.Faço um cursinho preparatório ,estou gastando muito sei que é um investimento.Quero que me ajudem com dicas!Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *