Onde Investir em Renda Fixa – Poupança, CDB, LCI, Qual?

Cursos Gratuitos // Educação Financeira // Onde Investir em Renda Fixa – Poupança, CDB, LCI, Qual?

Com o aumento da taxa Selic – taxa básica utilizada como referência pela política monetária brasileira – os investimentos em renda fixa tornam-se mais viáveis e vantajosos.

Escolhendo o tipo de investimento em renda fixa correto, é possível garantir satisfatórios rendimentos com os atuais 8,50% da Selic. Confira em nosso artigo quais os investimentos mais recomendados e saiba como não correr riscos.

poupança

Publicidade

Poupança

A caderneta de poupança é o mais popular e conhecido investimento em renda fixa. Isento de burocracia, para começar a investir nela não é necessário possuir conta em banco. Além disso, o s investimentos são isentos de taxas e incidência de IR.

Sua remuneração quanto à Selic é de 70%, com rentabilidade definida pelo Banco Central, a qual é idêntica em todas as instituições financeiras. Atualmente, a rentabilidade anual das cadernetas de poupança junto à Selic é de 5,95%.

CDB – Certificado de Depósito Bancário

Para se tornar mais vantajoso do que a caderneta de poupança, um CDB (Certificado de Depósito Bancário) deve render, pelo menos, 85% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), o qual possui o mesmo valor da taxa Selic.

+ Você também pode se interessar pelo artigo: Investir em CDB Vale a Pena? Confira a Rentabilidade

Assim como a caderneta de poupança, não há taxas de abertura e contratação. Entretanto, este investimento incide sob o Imposto de Renda.

LFT – Letra Financeira do Tesouro

Como o próprio nome já diz o LFT é um título do governo, o qual realiza o pagamento da Selic com desconto dos custos sob o valor aplicado (0,4%), além do Imposto de Renda sob o lucro. Tal investimento é intermediado por corretores, as quais em grande parte cobram taxas administrativas.

+ Leia também: CDB ou Tesouro Direto – Qual o Melhor Investimento?

Os rendimentos da LFT são baseados em taxas básicas, as quais se tornam variáveis, seguindo o valor da taxa Selic.

LCI e LCA – Letra de Crédito Imobiliário / Letra de Crédito do Agronegócio

O LCI e o LCA são investimentos em renda fixa comercializados e intermediados por instituições financeiras, a fim de se tornarem mais rígidos e valorizados. Diferentemente de outros tantos títulos, o LCI e o LCA são indicados para quem deseja investir valores maiores, usualmente a partir dos R$300.000,00. Dependendo do valor investido nas letras de crédito, maior será o rendimento obtido.

selic atual

Atente-se a Selic, ela determina o rendimento da renda fixa no Brasil.

Dicas Para Investir em Renda Fixa

Antes de optar por investir em um destes títulos de renda fixa, é interessante analisar alguns pontos muito importantes, os quais podem fazer a diferença no futuro:

  •  Procure poupar, sempre, no mínimo 10% de sua renda mensal líquida;
  •  Não formalize a primeira proposta que surgir. Pesquise e leve em consideração cada centésimo de diferença, quanto à margem de rentabilidade;
  •  Se desejar investimentos que rendam em um curto prazo, opte pela caderneta de poupança;
  •  Para pequenos valores de investimento a prazos maiores do que 2 anos, opte pelo LFT. Já para valores mais altos – acima dos R$15.000,00, escolha entre o LCI e o LCA.

Ao contrário do que muitos pensam, é possível garantir bons rendimentos a partir dos investimentos em renda fixa, principalmente acompanhado a boa fase da taxa Selic. Poupar e investir não é difícil e não custa caro: é totalmente possível tornar deste um hábito popular!

+ Confira: Curso de Planejamento Financeiro com Certificado



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...