ProUni 2014 – Tudo sobre, Inscrições e Informações

Cursos Gratuitos // Informações, Ministério da Educação, Utilidade Pública // ProUni 2014 – Tudo sobre, Inscrições e Informações

Cursar uma universidade atualmente é primordial para quem pretende se destacar no mercado de trabalho e conseguir um bom emprego. Porém, entrar em uma boa faculdade não é tarefa das mais fáceis, afinal, o processo seletivo para as boas universidades gratuitas são realmente difíceis e concorridos, tornando complicada a vida de quem busca estudo de qualidade de graça. Visando disponibilizar ensino de qualidade para todas as classes econômicas, o governo federal criou em 2004 o ProUni – Programa Universidade para Todos.

ProUni

ProUni – Programa Universidade para Todos

Cursar uma boa faculdade paga é privilégio de poucos. Os valores, muitas vezes, não cabem nos orçamentos, sendo altos demais para a grande parte dos que buscam no ensino superior um melhor futuro para a carreira.

Publicidade

E o ProUni vem justamente com objetivo oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em universidades pagas em todo o Brasil, facilitando o acesso ao estudo superior de qualidade para todos. Apesar de visar alunos de da rede pública, o programa não exclui alunos que concluíram o ensino médio em instituições privadas, desde que os mesmo tenham cursado a escola privada na condição de bolsista (integral).

prouni 2014

Como participar do ProUni 2014?

Para participar do ProUni é preciso ter participado da ultima edição do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio-  tendo conseguido, pelo menos, 400 pontos na prova de conhecimentos gerais e não pode, de maneira nenhuma, ter sua avaliação de redação zerada ou anulada. A pontuação no Enem posiciona o ranking dos alunos na hora de escolher o curso e a instituição de sua preferencia.

O aluno sempre terá duas opções de curso, pois as vagas oferecidas pelo ProUni são limitadas dentro das Universidades participantes, ou seja, em alguns casos, o aluno obtém a pontuação mínima, mas, devido à grande procura pelo curso que escolheu e seu lugar no ranking de classificação geral, o aluno pode acabar não conseguindo o curso da primeira opção, podendo se matricular na segunda opção. Caso o aluno não deseje cursar a segunda opção, ele pode ainda entrar em uma lista de espera para vagas remanescentes ou para o segundo semestre do ano.

ProUni

Como funciona as bolsas de estudo oferecidas pelo ProUni ?

As bolsas de estudos oferecidas pelo ProUni são divididas em dois tipos: integrais e parciais. As bolsas de estudo integrais pagam totalmente o valor do curso. Para poder concorrer a uma bolsa integral o aluno precisa ter o pré-requisito: a renda familiar do estudante não pode ultrapassar a média de um salário mínimo e meio.

Já as bolsas parciais do ProUni, que pagam parte do curso, são divididas em dois valores: 50% e 25% de bolsa de estudo. O pré-requisito para a bolsa integral de 50% é que a renda familiar do aluno não ultrapasse a média mensal de 3 salários mínimos. Já para a bolsa de estudo de 25% a renda familiar do candidato não deve ultrapassar o valor de três salários mínimos, mas esse desconto é dado para alunos que escolheram cursos com mensalidade de até 200 reais.

prouni processo seletivo

ProUni Inscrições 2014: Veja como realizar sua inscrição

Para se inscrever no ProUni 2014 é preciso que aluno tenha conseguido a pontuação mínima no Enem 2013 e atenda aos pré-requisitos de renda. Tendo os 400 pontos, redação com pontuação e atender aos requisitos de renda, o aluno deve acessar, em janeiro de 2014, o portal oficial do ProUni e realizar sua inscrição. Não é cobrada nenhuma taxa para se inscrever no Programa Universidade para Todos.

Para maiores informações, visite o site oficial do ProUnihttp://siteprouni.mec.gov.br ou Site do ProUni (site não oficial).



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
categoria: Informações, Ministério da Educação, Utilidade Pública Tags: , , , prouni cursos gratuitos, ministerio da educação cursos gratuitos
Comente no Facebook

1 Comentário sobre "ProUni 2014 – Tudo sobre, Inscrições e Informações"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. SONIA disse:

    Muito boa as dicas e explicações do ProUni.

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS – CURSOS ONLINE GRÁTIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...