Mecânico Automotivo – Cursos, Profissão e Salário

O mecânico automotivo trabalha com conservação e manutenção de carros. Conheça um pouco mais sobre a profissão.

Foi-se o tempo em que oficina era um local escuro e sujo de graxa. Hoje, o local de trabalho do mecânico automotivo é amplo, arejado e cheio de inovações tecnológicas, sempre acompanhando as inovações da indústria automobilística. Existem cursos livres de mecânica automotiva, para iniciantes e profissionais defasados, mas o ideal, para quem quer seguir a carreira e obter sucesso, é começar pelo curso técnico.

Mecânico Automotivo

curso de mecanico automotivo

Publicidade

O mecânico automotivo pode trabalhar em montadoras, as já citadas oficinas, concessionárias, empresas de transportes rodoviários coletivos e de carga, autódromos e seguradoras. A função básica é analisar o funcionamento geral do carro, realizar revisões e propor ações preventivas e corretivas. Com a crescente frota de veículos rodando pelas ruas e estradas do país – e também com o aumento da produção de petróleo, que deve baratear gasolina e óleo diesel – as perspectivas de obter um bom trabalho são excelentes.

O curso técnico prepara profissionais para atuar no planejamento e execução de diagnósticos mecânicos e eletroeletrônicos e manutenções de veículos de qualquer porte. Além disto, os alunos recebem aulas das disciplinas tradicionais do ensino médio, além de informática, atendimento e administração, para se capacitarem não apenas para os reparos, mas também para o êxito nos negócios.

A profissão ainda não é regulamentada. Mesmo assim, de acordo com o Código do Consumidor, todo prestador está implicitamente obrigado a seguir regras de qualidade e ética.

Cursos de Mecânico Automotivo

Muitos trabalhadores, no entanto, aprenderam a mecânica automotiva em treinamento com profissionais mais experientes e estão atuando no mercado. Estes devem procurar cursos de atualização: injeção eletrônica, suspensão, direção hidráulica e mecânica, freios, ignição, transmissão, carga e partida, eletricidade, arrefecimento, câmbio e muitos outros sistemas que garantem o bom funcionamento dos autos e a segurança de seus ocupantes.

mecanico

Entre outras instituições de ensino, o SENAI – Serviço Nacional da Indústria – oferece ambas as modalidades: nível técnico e atualização. Os cursos de nível médio são gratuitos. É preciso acompanhar o site do SENAI de cada Estado, para verificar a abertura de matrículas e os pré-requisitos para participar do processo de seleção. Diversas escolas técnicas particulares, estaduais e federais também disponibilizam o curso de mecânica automotiva para os jovens interessados.

Um mecânico automotivo de nível médio pode ampliar ainda mais suas probabilidades de sucesso profissional, seguindo os estudos acadêmicos na área de exatas, cursando Engenharia Mecânica e especializando-se em automóveis.

Um mecânico automotivo de nível médio recém-formado recebe cerca de R$ 800 mensais. Os valores variam de Estado para Estado; para conhecer o valor exato do piso, basta acessar o site do Sindicato dos Metalúrgicos da unidade da federação. Os salários se alteram também de acordo com o porte da empresa.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Mecânico Automotivo – Cursos, Profissão e Salário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>