Como Fazer Faculdade pelo SiSU, ProUni e FIES

SiSU, PROUNI e FIES são as principais formas de entrar na faculdade. Mas existem outras opções.

O período do vestibular é bastante tenso, não apenas para os estudantes. A ansiedade toma conta de pais e irmãos. Boa parte dos adolescentes – que precisam, com apenas 17 ou 18 anos, decidir por uma profissão em que atuarão por 30 ou 40 anos – não conseguem bons resultados nas tentativas de entrar na faculdade justamente em função da ansiedade.

Publicidade



Como Fazer Faculdade pelo SiSU, ProUni e FIES

O SiSU – Sistema de Seleção Unificada – classifica alunos para todas as universidades públicas federais, a partir das notas obtidas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Muitas outras instituições públicas e privadas também selecionam estudantes a partir do desempenho no exame.

mec prouni e fies


Outras faculdades de renome, porém, ainda mantêm vestibulares isolados. Vale lembrar que é possível entrar em uma faculdade particular com recursos do PROUNI – Programa Universidade para Todos, que concede bolsas de estudos de 50% ou 100% – ou do FIES – Programa de Financiamento Estudantil, que custeia matrículas e mensalidades; a dívida começa a ser paga apenas 18 meses depois da formatura, com juros de 3,4% ao ano. As informações são concentradas no site do Ministério da Educação: www.portal.mec.gov.br.

Entrar na Faculdade

Alguns estudantes são verdadeiros franco-atiradores, quando se trata de entrar na faculdade. Eles se inscrevem em diversos processos seletivos para os mais variados cursos (“vou prestar Direito, Medicina e Turismo”), não conferem a qualidade das instituições e muitos se deixam seduzir pelas faculdades “baratinhas”, apenas para não ter de enfrentar mais um ano de cursinho pré-vestibular.

financiamento estudantil

Em primeiro lugar, é preciso encontrar a vocação: as disciplinas em que o aluno se destaca no ensino médio são um bom indicativo da carreira a ser escolhida. Não adianta tentar entrar em uma faculdade de Engenharia sem gostar de Física ou Matemática, ou em um curso de Sociologia quando se odeia História.

No momento de entrar na faculdade, é preciso ter muita tranquilidade. Não adianta tentar entender todo o conteúdo do ensino médio na semana anterior ao vestibular. É necessário se preparar com antecedência, repassar todas as disciplinas, sempre pensando nas dificuldades que devem ser superadas.

Existem cursinhos online, mas os estudantes precisam de uma autoanálise bastante crítica, para descobrirem se têm concentração e foco para os estudos.

fies

Financiamento Estudantil

O PRAVALER (acesse: http://www.sitedofies.net) é o maior programa particular de crédito universitário do país. Já são 50 mil estudantes beneficiados. O site permite comparar cursos, mensalidades e formas de pagamento de diversas universidades privadas (o programa está presente em 23 estados e no Distrito Federal).

O portal PRAVALER divulga informações importantes para os pré-universitários. São artigos sobre carreiras, testes vocacionais, agenda de vestibulares, instituições de ensino, formas de obtenção e bolsas de estudos e financiamentos, etc. É necessário fazer um cadastro com os dados pessoais e submeter-se à aprovação de crédito.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *