Profissão de Despachante: como é, quanto ganha, como ser?

No dia a dia sempre corrido, nem sempre temos tempo para resolver as pendências. É a hora de chamar um despachante.

Publicidade



Um despachante documentalista atua em órgãos municipais, estaduais e federais, agilizando a expedição de documentos, desde que não haja a exigência legal de outro profissional (como um advogado, por exemplo).

Profissão de Despachante

despachante


A contratação de um profissional é especialmente requerida para a expedição de documentos junto a órgãos públicos, como os DETRANs. Neste caso, é necessária a contratação de um despachante de trânsito, especializado na documentação dos veículos.

Para desenvolver esta carreira, é preciso ter o nível médio de ensino e credenciamento no conselho federal ou nos órgãos estaduais de trânsito (nas unidades da federação onde haja legislação específica, como é o caso de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, e também do Distrito Federal).

Alguns Estados selecionam os despachantes através de concursos públicos. Existem vários cursos livres para quem deseja se tornar um despachante.

profissão despachante

A burocracia

O Brasil sempre foi conhecido pelo excesso de burocracia. Cópias, registros, autenticações, formulários e filas estão envolvidos em atividades administrativas importantes e consomem tempo e dinheiro. Erros e atrasos nestas diligências podem gerar multas, juros e mesmo a cassação de licenças.

Diante deste cenário – e não existe nenhum projeto de reforma administrativa ou legislativa – surgem muitas oportunidades para quem se especializa na profissão de despachante, que pode inclusive trabalhar online, pela internet, sem necessidade de contatos físicos ou telefônicos.

salário de despachante

As especialidades

O despachante documentalista teve a profissão regulamentada em 2002 (o decreto nº 646/2002 criou o conselho federal e os conselhos estaduais). Trata-se de um profissional especializado na documentação dos veículos. É comum e exercício das funções nos próprios DETRANs.

+ Leia: Quanto ganha um despachante do Detran?

O trabalho é basicamente lidar com a parte burocrática envolvida da liberação de documentos. Função semelhante é desenvolvida pelo despachante de trânsito, mas este trabalha exclusivamente com pessoas físicas, tratando de documentos como emplacamentos, vistorias, segunda via do certificado de registro e licenciamento (CRLV), transferências, pagamentos de impostos, multas e taxas, seguros, indenizações, etc.

O despachante aduaneiro (profissão regulamentada em 1992) tem como função cuidar da documentação nas alfândegas, lidando com atividades relativas a viagens e comércio exterior. A principal função é formular a declaração aduaneira (importação e exportação).

Para atuar, é preciso ter seis meses de experiência como auxiliar aduaneiro e credenciar-se no SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior. A solicitação deve ser feita na sede da Secretaria da Receita Federal.

+ Leia também: Auditor Fiscal da Receita Federal: Concurso, Salário e Profissão

Todas as empresas de importação e exportação contam com os serviços de pelo menos um despachante aduaneiro, enviando produtos para fora do país ou desembaraçando itens remetidos do exterior.

A concorrência

A utilização de tecnologias de informação e comunicação tem tirado muitos clientes dos despachantes brasileiros. Concessionárias de automóveis promovem serviços gratuitos, como o licenciamento (para modelos novos). Além disto, muitos órgãos federais, estaduais e municipais facilitam a organização de pessoas físicas e jurídicas, que podem solicitar documentações em ambiente virtual.

Escritórios de contabilidade e contadores autônomos prestam serviços junto aos órgãos públicos de registro e arrecadação.

Este fato, no entanto, pode ser usado em favor dos profissionais da área. Montando um site, é possível economizar, por exemplo, no aluguel de uma sala comercial. O importante é que o despachante conquiste alguns clientes, preste bons serviços e se mantenha sempre atualizado.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *