Como Melhorar as Finanças – Dicas para Poupar e Investir

Equilibrar o orçamento exige disciplina. Veja dicas para melhorar as finanças em poucos dias.

Publicidade



Muita gente passa a maior parte do mês esperando a data do próximo pagamento. Pesquisas indicam que a falta de disciplina é apontada por mais de um terço dos brasileiros para gastar mais do que ganham. Com algumas dicas simples e um pouco de força de vontade, no entanto, é possível recuperar o controle em apenas poucas semanas. Veja como fazer para melhorar as finanças pessoais.

O consultor financeiro Gustavo Cerbasi, mestre em Administração e Finanças, criou um plano para melhorar as finanças em apenas 14 dias. A proposta é interessante não apenas para quem quer organizar o orçamento doméstico, mas também para formar uma reserva e adquirir bens duráveis ou precaver-se contra despesas imprevistas.


ajuda financeira

Como Melhorar as Finanças

A primeira providência para melhorar as finanças é identificar todas as receitas e despesas pessoais (ou da família). Organize as entradas – holerites, recibos de alugueis, rendimentos de aplicações bancárias – e saídas – contas de consumo, despesas com supermercado, medicamentos, artigos de uso pessoal, lazer, mensalidades escolares, financiamentos.

Caso não seja possível identificar todos estes valores, dedique o próximo mês para monitorar as entradas e saídas de dinheiro. O importante é planilhar tudo, mesmo os pequenos valores, como as compras na padaria ou o pagamento de uma corrida rápida de táxi. As estratégias para melhorar as finanças só poderão ser estabelecidas depois desta análise.

Faça um arquivo de todos os comprovantes de despesas e receitas: contracheques, extratos bancários, faturas pagas, notas fiscais, etc. Para os desembolsos sem comprovantes, como um cafezinho no bar da esquina, faça um recibo simples e anexe ao arquivo.

Com estes dados, é possível identificar onde o dinheiro está sendo desperdiçado desnecessariamente: compras por impulso, refeições fora de casa e mesmo excessos no consumo residencial de água e energia elétrica. Planos desnecessários de telefonia e internet também contribuem para o descontrole das contas pessoais.

Confira: Curso de Finanças Pessoais – Planejamento Financeiro

Caso existam financiamentos de médio ou longo prazo, identifique todos eles e relacione o saldo devedor, valor da prestação mensal, custo efetivo total (CET, está indicado no contrato), etc. Verifique a possibilidade de negociar com bancos e financeiras a redução das taxas de juros e outros valores embutidos no contrato.

Já usou o Submarino para comprar livros? Clique aqui para pegar seu cupom de desconto.

economizar dinheiro

Aprenda a Poupar e Investir

É natural que as pessoas tenham necessidades e desejos. Para melhorar as finanças, é importante identificar metas. Por exemplo, fazer uma viagem mais cara no prazo de seis meses, começar um curso de graduação ou especialização em 12 meses ou adquirir um imóvel em até cinco anos.

Todos estes projetos são importantes, mas, para concretizá-los, é preciso aprender a poupar e investir. Com os gastos supérfluos eliminados ou reduzidos e com as finanças sob controle, isto é possível: basta manter a educação financeira.

Leia: Planilha de Gastos – Controle as Finanças com Facilidade

dinheiro

Para realizar os sonhos, é fundamental que as despesas desnecessárias sejam eliminadas. Para tanto, por exemplo, é necessário verificar a utilização do limite do cheque especial e de cartões de crédito, especialmente para quem se deixou seduzir pelo crédito rotativo, cujos juros são astronômicos; antes de poupar, é preciso eliminar estes ralos.

Muitas pessoas podem aumentar a sua renda mensal aumentando a jornada de trabalho, desenvolvendo atividades freelancer ou produzindo bens e serviços (como costurar ou oferecer salgadinhos para festas). É imprescindível fazer crescer gradualmente os rendimentos, para melhorar as finanças e, consequentemente, o padrão de vida.

É importante, em uma família, que todos os membros participem desta organização: de nada adianta os pais reduzirem as despesas, se os filhos continuam consumindo como de costume.

Para finalizar leia também: Dicas para Economizar Dinheiro


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Como Melhorar as Finanças – Dicas para Poupar e Investir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *