Carreiras na Área de Química – Conheça o Mercado de Trabalho

A Química usa as propriedades conhecidas para criar novas substâncias. Veja as carreiras que você pode seguir.

Publicidade



A Química é a ciência que estuda a matéria, sua composição, estrutura e as transformações por que ela pode passar e as interações que dois ou mais elementos podem sofrer. Ela está presente em diversas atividades humanas, da agricultura aos combustíveis, passando pela produção de cosméticos. Após a faculdade, são muitas opções de carreiras que você pode seguir.

A principal função dos bacharéis em Química é usar as propriedades da matéria para criar novas substâncias e compostos e melhorar os já existentes, como fertilizantes e medicamentos, além de aumentar a eficiência de processos industriais, analisando em laboratório a qualidade da matéria-prima e dos produtos finais. Os licenciados podem dar aulas nos níveis fundamental e médio e os pós-graduados, no ensino superior.


química

Que Carreiras Seguir na Área de Química?

São várias as opções de carreiras que você pode seguir com Química: Industrial, Ambiental, Forense, Pura e Aplicada, Licenciatura, etc. Na Química Industrial (ou tecnológica), o profissional atua em diversos segmentos, como plásticos, tratamento de couros, tintas e vernizes, cimento, vidro, etc. Na linha de produção, ele fiscaliza os processos e opera equipamentos. Também controla os resíduos, para minimizar o impacto ambiental.

+ Confira também: Conheça os Salários na Área de Química

Na Química Pura e Aplicada, é possível desenvolver pesquisas para investigar novas substâncias e identificar suas propriedades tóxicas ou salutares, etc. Em órgãos públicos, este profissional pode trabalhar em estações de tratamento de água e nos controles de estoque e transporte de produtos químicos. O trabalho em parceria com engenheiros químicos e sanitaristas é comum.

Na Química Ambiental, o objeto de trabalho é a pesquisa dos processos químicos que ocorrem na natureza, sejam ou não causados pelo homem, como a contaminação do solo por produtos tóxicos ou a emissão de gases de um vulcão. A meta é descobrir agentes que possam ser perigosos para os seres humanas e todo o meio ambiente.

A Química Forense é a aplicação dos conhecimentos de Química e Toxicologia no âmbito legal (policial ou judicial). Diversas técnicas são utilizadas para desvendar diversos crimes, como envenenamentos e roubos. Esta área une duas áreas distintas: a científica e a humanística (Sociologia, Psicologia e Direito, por exemplo).carreiras que pode seguir com química

O licenciado em Química pode atuar em escolas e faculdades, também se dedicando à pesquisa em paralelo à docência. As melhores instituições de nível superior só costumam contratar mestres e doutores. Assim, após a graduação, é necessário enfrentar mais quatro ou cinco anos de estudos na pós-graduação stricto sensu.

Existem também os cursos de Engenharia Química (bacharelado), que é a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos que empreguem transformações físico-químicas e Processos Químicos (graduação tecnológica), que forma profissionais para a indústria farmacêutica, agroindústria e também para a gestão ambiental.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *