Representante Comercial: O que Faz, Quanto Ganha

Não é fácil responder. O que um representante comercial ganha é diretamente proporcional à qualidade do seu trabalho.

Publicidade



Muitos fatores podem influenciar na resposta a esta pergunta. Um representante comercial ganha o equivalente à qualidade dos serviços que presta. Mas a questão não se resume apenas a isto. Os ganhos deste profissional estão vinculados ao produto ou serviço que oferece aos clientes, sua qualidade, fabricante e mesmo à situação econômica.

Representante Comercial

profissão representante comercial


Em um momento de depressão, com desemprego em alta e salários em baixa, é natural que todo o comércio sinta diretamente as consequências. Isto pode ocorrer regionalmente, em função de algum problema local, como a perda de uma safra (por motivos naturais) ou a falta de credibilidade do principal produto fabricado pela indústria manufatureira.

Um representante comercial também precisa estar atento à sazonalidade. Para determinados produtos, existem períodos de vacas gordas e magras. As vendas de sorvetes e bebidas frias podem conhecer picos de vendas nos meses mais quentes do ano, mas é preciso provisionar reservas para os meses frios do ano: é a fábula da formiga e da cigarra.

Enquanto a formiga não se cansava de estocar alimentos, a cigarra se sentava sobre a glória e apenas cantava. A fábula não termina bem para as cigarras – ainda não havia sido inventado o politicamente correto –, mas é uma advertência para os novatos. Apenas depois de alguns anos, é possível determinar a renda média mensal de um representante comercial. Até lá, é preciso apelar para os conselhos de profissionais mais experientes.representante comercial

Quanto Ganha um Representante Comercial?

As diferenças são gritantes. Tomemos o exemplo dos atores: alguns permanecem à sombra e recebem cachês bastante baixos durante toda a vida, enquanto outros parecem ter nascido para brilhar. Talento e oportunidade são fundamentais para garantir bons rendimentos. Aliás, sorte é a união entre o talento e a oportunidade.

Um representante comercial ganha desde um salário mínimo, até cifras que ultrapassam os cem mil reais mensais. A qualidade e penetração do produto é um dos determinantes, a persistência, outro. Mas ninguém se engane pensando que basta “dar duro” para ser bem-sucedido; no início da carreira, é muito difícil obter uma boa remuneração.

Poder de convencimento, conhecimento do produto ou serviço, ampliação da carteira de clientes, tempo destinado para as visitas aos clientes e outros diferenciais também alteram a resposta sobre quanto ganha um representante comercial.

Há mais um ponto a ser considerado: o tipo de atividade. Alguns representantes comerciais são autônomos, outros fazem parte do departamento de vendas de uma empresa e outros, por fim, supervisionam e coordenam uma equipe, o que interfere no tempo diário de trabalho e nas atividades desenvolvidas.

quanto ganha um representante comercial

Oportunidades para esse ano com o PRONATEC 2015 – Cursos, Inscrições e Informações não deixe de conferir. Possui vagas para o curso de representante comercial!

Média Salarial de Representante Comercial

Pesquisa realizada pela Central dos Representantes indica que 40% dos representantes comerciais ganha mais de R$ 5.600 e 25%, mais de R$ 9.300 mensais. Podemos ver, desta forma, que a maioria destes profissionais de vendas é bem-sucedida em suas atividades laborais. Os salários apresentados são maiores do que os recebidos por muitos profissionais de nível superior.

É preciso considerar que a maioria dos representantes comerciais atua como autônomo, isto é, não tem vínculos empregatícios com nenhuma empresa. Portanto, é preciso olhar não apenas para o salário mensal, mas também para a provisão para a aposentadoria, gastos com saúde e despesas com o automóvel, por exemplo.

Para saber o salário de outras profissões, acesse: www.quantoganha.org


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *