SISUTEC Inscrição 2015: Como se Inscrever?

Cursos Gratuitos // Cursos Técnicos, Informações // SISUTEC Inscrição 2015: Como se Inscrever?

Iniciam-se nesta segunda-feira (17) – estendendo-se até o próximo dia 21 – as inscrições SISUTEC 2015 (Seleção Unificada Para Cursos Técnicos). Segundo o MEC, neste ano serão ofertadas mais de 290.000 vagas.

Assim como no PROUNI, somente podem concorrer à uma das vagas os estudantes que concluíram o Ensino Médio e realizam o ENEM 2013. Vale salientar ainda que 85% das vagas do programa são exclusivas aos alunos que frequentaram escolas públicas, ou que foram contemplados com bolsas de estudo em instituições particulares.

Nesse artigo relataremos como você poderá fazer sua inscrição no Sisutec 2015 em passo a passo. Confira também quando sairá os resultados e como será feita as matrículas nos cursos técnicos.

Publicidade

Processo Seletivo e Inscrições SISUTEC 2015

sisutec 2014

A inscrição Sisutec 2015 é bem semelhante ao do Prouni: os candidatos são selecionamos com base em suas notas do ENEM, ou seja, as melhores notas ganham mais chances de ocupar uma das vagas. Fique ligado no cronograma do processo seletivo do programa abaixo.

No ato da inscrição, cada aluno pode optar por até 2 opções de curso. As oportunidades são oferecidas por escolas técnicas públicas e privadas, desde que autorizadas pelo MEC.

 Sisutec Datas
Inscrições 2014
17 a 21 de março
Resultado da 1ª chamada
25 de março
Matrícula da 1ª chamada
26 a 28 de março
Resultado da 2ª chamada
1º de abril
Matrícula da 2ª chamada
2 a 4 de abril
Vagas remanescentes
7 a 13 de abril
Início das aulas
14 de abril a 12 de maio

As inscrições devem ser realizadas através do site http://sisutec.mec.gov.br/. A primeira chamada será divulgada já no próximo dia 25 de março.

Quem não for selecionado nas chamadas regulares terá uma segunda chance. Os candidatos poderão concorrer às vagas remanescentes após o dia 07 de abril. Vale ficar ligado no portal do SISUTEC para acompanhar todas as informações e notificados!

Vagas e Cursos Técnicos SISUTEC 2015

Os maiores ofertantes são encontrados nas escolas técnicas privadas: são 246.228 oportunidades. As unidades do SENAI e do SENAC também participam do programa e, juntos, disponibilizarão mais de 37.000 vagas.

A maior parte das vagas está concentrada na região Sudeste – 55,72%. Em segundo lugar vem a região Nordeste com 14,45%, seguida do Sul com 13,92%, Centro-Oeste com 11,63% e Norte com 4,28%.

Apesar de oferecer um grande leque de áreas, o programa concentra a maior parte de suas vagas para cursos relacionados a Meio Ambiente e Saúde, Informações e Comunicação e Gestão e Negócios: a primeira área traz 93.890 vagas, a segunda oferece 55.287 vagas e a terceira, 36.380 vagas.

inscrição sisutec

Edição Anterior

O SISUTEC 2015 é um programa novo: sua primeira edição aconteceu em 2013. Na época, foram registradas 383.080 inscrições, para um total de 239.792 vagas ofertadas. O curso que mais recebeu inscrições foi o de Técnico em Segurança do Trabalho, com 89.656 alunos.

Os candidatos da região Nordeste foram os que mais procuraram pelo programa: somaram 41% das inscrições. Em seguida, veio a região Sudeste com 30% das inscrições e a região Sul, com 14%.

Segundo o Governo Federal, o intuito do SISUTEC 2015 é recuperar a mão de obra técnica e tecnológica do país, além de encaminhar os alunos mais rapidamente para o mercado de trabalho e, de forma mais preparada, para o Ensino Superior.

Quer fazer parte deste time? Acesse o portal do programa, faça sua inscrição e garanta a sua vaga!



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 Comentários sobre "SISUTEC Inscrição 2015: Como se Inscrever?"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Gerson Scherer disse:

    Estou a procura dos cursos técnicos pelo Pronatec em Santa cruz do Sul, porém ñ é divulgado, só é anunciado depois que fecham as inscrições.Estou bem louco na procura ñ quero perder está oportunidade,si por gentileza me envie onde local encontro e faço inscrições eu até vi um e outro mas é no turno da tarde as aulas, aí ñ vou poder trabalhar e preciso.Mas quero ter uma boa profissão e ñ tenho condições de pagar um curso técnico muito menos faculdade então estou desesperado atrás do Pronatec,ñ pretendo perder está chance. Si alguém saber alguma informação me envie mensagem

  2. luciana campos cerqueira disse:

    gostari de fazer uma faculdade para ter uma profissão ,e ter um trabalho.

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS – CURSOS ONLINE GRÁTIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...