Plataforma Freire MEC – Inscrição e Informações 2014

Cursos Gratuitos // Ministério da Educação // Plataforma Freire MEC – Inscrição e Informações 2014



Se você busca informações sobre a Plataforma Freire, nesse artigo mencionaremos a respeito desta que é uma dica voltada totalmente aos educadores da educação básica da rede pública do Brasil.

Plataforma Freire

Plataforma Freire

A Plataforma Freire foi lançada em 2007 pelo ministro da educação, na época, Fernando Haddad, sendo a origem do nome deu-se a uma homenagem a um dos grandes educadores brasileiros, Paulo Freire.
Esse sistema faz parte do plano nacional de professores da educação básica. É na Plataforma Freire que os professores irão escolher as licenciaturas, fazer sua inscrição e enviar seus currículos.

Todo professor da educação básica da rede pública deve ter conhecimento da Plataforma Freire MEC, uma vez que essa ferramenta é a melhor maneira de aprimorar a educação em nosso país.

Publicidade

A Plataforma Freire coloca em prática o Plano Nacional de Formação da Educação Básica que possibilita aos educadores uma ferramenta para conquistar uma formação, independente de ser um curso de especialização, de graduação, extensão, enfim.

Com o intuito de auxiliar os professores da rede pública a terem essa formação acadêmica que foi criada a Plataforma Freire. Nela, o professor pode cadastrar o currículo, colocar experiências profissionais, informações pessoais, domínios de idiomas, foto, entre outras coisas.
É um cadastro completo, onde o professor poderá usar do sistema até mesmo para enviar seus currículos.

A Plataforma Freire disponibiliza diversos cursos gratuitos aos professores, sendo assim esses professores sem licenciatura poderão ser aperfeiçoar, oferecendo um ensino de qualidade para as instituições onde trabalha.
Também poderão realizar cursos de licenciatura da Plataforma Freire aqueles professores que já possuam alguma licenciatura, podendo assim se especializar ainda mais na sua formação.

Plataforma Freire Inscrição e Cadastro

Porém, antes de qualquer coisa, o professor precisa ter um cadastro na Plataforma Freire, sendo que é muito simples fazê-lo. Acompanhe o passo a passo que daremos a você para que você possa usufruir dessa ferramenta.

Plataforma Freire MEC

Primeiramente, acesse a página da Plataforma Freire, através do seguinte endereço eletrônico freire.mec.gov.br. Feito isso, uma página será carregada. Descendo na barra de rolagem, você encontrará “Primeiro acesso à Plataforma Freire”. Clique nesse botão.

Ao clicar, você será direcionado a uma nova página, onde fará o seu cadastro inicial na ferramenta em questão. A página seguinte solicitará dados pessoais, como o seu CPF e nome completo. Depois disso, você terá que ir seguindo os passos até chegar no cadastramento de uma senha que deve possuir 4 letras e 2 números, e disponibilizar um e-mail válido. É importante ressaltar que, caso você não tenha um e-mail, você pode criar, pois a Plataforma Freire disponibiliza um campo para tal solicitação.

Agora que você já estará cadastrado, retorne a página inicial da Plataforma Freire e ao invés de clicar no botão de “Primeiro acesso à Plataforma Freire”, clique em “Já sou cadastrado”.

Uma nova página será carregada e você deverá acessar com o número do seu CPF e a senha que acabou de criar, acessando assim o sistema.

Dicas para preparar o currículo

A primeira coisa que você pode fazer é ajustar o seu currículo, dentre tantas opções existentes. O botão para isso é o “Currículo do professor”.

Nessa área, você fará exatamente como sempre fez com seus currículos, colocando a parte de informações pessoais, como endereço, os contatos telefônicos e digitais, estado civil, idade e afins. Além disso, você pode postar uma foto sua também.

Informações como experiências profissionais, idiomas, cursos complementares, congressos que já foi também são bem-vindas em seu currículo.

Com o seu currículo completo, você poderá verificar os cursos que estão disponíveis para fazer a sua pré-inscrição. Para isso, o professor deverá clicar no ícone “Previsão de oferta de cursos” na própria Plataforma Freire. De início, o professor irá buscar o estado que deseja fazer o curso, bem como a área do mesmo. Depois disso, você terá que marcar a opção que deseja sobre a modalidade do curso, seja ele a distância ou presencial, de acordo com as informações que o sistema lhe trouxer. Fazendo esse processo, você já terá sua pré-inscrição feita, lembrando que você pode optar por 3 cursos, podendo fazer apenas um.

Educação

Na seqüência, todas as pré-inscrições que você fizer na Plataforma Freire são enviadas para a Secretária Estadual ou Municipal de todos os professores e é quem vai validar ou não a inscrição. Uma vez que esse órgão autorize o professor a fazer tal curso, o nome do professor é liberado junto à universidade, podendo o mesmo estudar sem maiores problemas.

O interessante é que o professor pode acompanhar todo esse processo através da própria Plataforma Freire que disponibiliza tais informações e agiliza muito o processo.

De maneira geral, a Plataforma Freire nada mais é que uma forma do professor da educação básica ter acesso a cursos em universidades públicas sem custo algum, aperfeiçoando-se para poder ministrar aulas também no ensino superior, sendo necessário o cumprimento dessas etapas mencionadas anteriormente.

+ Leia mais sobre: Melhores cursos tecnicos e mais procurados

Agora que você já sabe o funcionamento da Plataforma Freire, não deixe de fazer sua inscrição e utilizar esse sistema. Lembrando que, em caso de dúvida, você pode ligar para o 0800 616 161 e escolher a opção 7.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Ministério da Educação Tags: , , plataforma freire cursos gratuitos online, cursos online plataforma freire, plataforma freire cursos para castanhal pará, plataforma freire cursos no pará, cadastro plataforma freire 2013 ms
Comente no Facebook

1 Comentário sobre "Plataforma Freire MEC – Inscrição e Informações 2014"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Roseli Maria Travaglioni disse:

    Boa noite.
    Por gentileza, poderiam me informar se há supletivo para o ensino médio, online e gratuito. E como proceder.
    Grata.

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...