Com a popularização da internet, os infoprodutos estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia.

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O que são infoprodutos?

Os infoprodutos estão no nosso cotidiano: são textos, aplicativos, vídeos e áudios digitais. Milhares de pessoas compram estes produtos e serviços, que só existem no mundo virtual: livros, jornais, filmes e músicas, baixados dos mais diversos sites. A internet é, hoje, o principal instrumento de pesquisas: entramos na rede mundial para descobrir como funciona um satélite, como adestrar um cachorro e como replantar um caso. Em todas as páginas, a publicidade está presente, gerando desejos e necessidades com os quais nem sonharíamos anos atrás.

infoprodutos

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Portanto, a internet pode ser uma excelente fonte de renda. Qualquer pessoa que tenha um talento especial: falar outro idioma, tocar um instrumento musical, costurar, redigir, fazer artesanato, etc., pode anunciar seus infoprodutos a faturar um bom dinheiro. Mas é preciso estar atento a algumas questões.

Em primeiro lugar, é preciso escolher o público alvo: quem vai consumir os infoprodutos? Crianças, jovens, idosos? De que faixa de renda? É impossível encontrar um produto que seja vendido para todos. Até a água é dirigida a nichos diferentes do mercado, da singela talha de barro a marcas como Evian e Perrier (uma garrafinha de 300 ml custa por volta de R$ 4,00). Igualmente necessário é estabelecer produtos específicos: em lugar de oferecer receitas de bolos e doces, optar por receitas de cupcakes ou brigadeiros trufados, com vídeos atraentes, tem um chamativo maior para os consumidores.

Os clientes potenciais são aqueles que têm uma necessidade imediata: resolver problemas com cheques devolvidos, encontrar um animal perdido, comprar bem casados para uma cerimônia de casamento. Um tutorial explicando as melhores formas de satisfazer esta necessidade vende mais, mesmo porque uma pesquisa no Google geralmente se resume a poucas palavras. Uma vez encontrada a página, a oferta dos infoprodutos chamará a atenção.

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Mas apenas detalhar o produto ou serviço não basta. Por exemplo, para aumentar o interesse dos consumidores para aulas de determinado instrumento, pode-se oferecer uma primeira aula grátis, para atestar a qualidade e facilidade do método de ensino adotado. No caso de venda de produtos concretos, brindes podem ser oferecidos. No caso de grandes lotes, pode-se oferecer uma degustação. Trata-se de um chamariz que atrai e fideliza os clientes.

Quem produz um curso de um instrumento pode agregar outros serviços para aumentar as visitas ao seu site. É possível manter áudios e vídeos (de domínio público) para download, endereços de lojas de equipamentos e acessórios, artigos sobre músicas e artistas, etc.

Exemplos de Infoprodutos

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A propaganda não deve ficar limitada apenas ao site. Uma boa dica é criar perfis da loja virtual em redes sociais, participar de muitas comunidades e sempre postar novidades, para manter o interesse do público. Clientes que já visitaram a página podem optar por informar o e-mail para receber informações. Mas é preciso ser seletivo: um cliente que escolheu um curso de teclado dificilmente vai se interessar por aulas de tuba ou trombone.

Com o volume das vendas aumentando, começam a surgir os problemas de logística. É preciso estar atento para os prazos de entrega, que preferencialmente devem ser imediatos, uma vez confirmado o pagamento. O vendedor virtual precisa oferecer várias opções de pagamento: transferência eletrônica, Paypal, Pagseguro, cartões de crédito, etc.

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