Engenharia Ambiental – Faculdade, Profissão, Salários


É um dos mercados profissionais mais promissores. Veja quais são as principais atividades de um engenheiro ambiental.

É talvez a mais “humana” das áreas da Engenharia. O “humano” aqui utilizado se refere à necessidade de o profissional estar sempre atento às necessidades da natureza – qualidade do ar, da água, preservação (ou recuperação) de ambientes naturais e também a qualidade de vida de nós mesmos, espécimes do “Homo sapiens”. Mesmo assim, um candidato a engenheiro ambiental precisa gostar das ciências exatas e dominar a maior parte dos conceitos abordados nestas áreas no ensino médio.

engenharia ambiental

Publicidade




Faculdade de Engenharia Ambiental

A faculdade de Engenharia Ambiental é bastante exigente. Muitas instituições de ensino oferecem o curso em período integral, disciplinas relacionadas ao Cálculo, Estatística, Química, Física e Biologia estão presentes diariamente, ao lado de assuntos bem mais delicados, como História, Geografia, Meio Ambiente, Relações Humanas, por exemplo, com os quais os alunos precisam saber transitar para obter o melhor aprendizado.

A conquista da graduação, no entanto, abre excelentes perspectivas para o desenvolvimento. A profissão de engenheiro ambiental está entre as carreiras mais promissoras da atualidade. Há muito tempo, sabemos que é preciso cuidar do nosso planeta.

Medidas eficazes que isto seja alcançado, porém, são relativamente recentes. O aumento da conscientização, por parte da população e também dos empresários, vem criando novos nichos de atuação, o que significa, em outras palavras, o aumento da oferta de vagas para os engenheiros ambientais (alguns cursos incluem o termo “sanitário” à denominação da carreira).

engenheiro ambiental

Profissão Engenheiro Ambiental

É o profissional habilitado a estudar o impacto da produção industrial e mesmo da vida cotidiana das pessoas sobre a natureza. Mesmo considerando os recursos renováveis, eles demandam tempo para que possam ser reutilizados e não provoquem desequilíbrios nos ecossistemas.

A profissão de engenharia ambiental desenvolve projetos para resolver problemas como a poluição atmosférica e dos rios e mares, para reverter a degradação de áreas atingidas pela ação humana, para desenvolver o planejamento de ações mais sustentáveis quando se trata de questões como o descarte do lixo agropecuário, comercial, residencial e dos rejeitos industriais e, em conjunto com outros profissionais, propor sugestões para combater o aquecimento global e para a substituição ou poupança de recursos críticos.

A área de atuação é bastante ampla: o engenheiro ambiental pode trabalhar em indústrias (o setor que mais emprega) e em campos de mineração, estabelecendo critérios para não poluir (ou despoluir) a região em que estão instaladas; no comércio e na prestação de serviços, propondo atividades mais sustentáveis; e atuando em consultorias, nos setores públicos e privados e em ONGs. Por fim, o engenheiro ambiental é também convocado para trabalhar em projetos de conscientização ecológica para os mais diversos segmentos de público.

Uma área que vem se destacando nos últimos anos é a indústria da construção civil: o o profissional de engenharia ambiental está presente na pesquisa de materiais ecologicamente corretos, não apenas no momento da escolha mais sustentável, mas também pensando nos ganhos ambientais de seu emprego (conforto térmico, reúso da água, etc.).

Curso de Engenharia Ambiental

O candidato a engenheiro ambiental precisa aliar dois interesses: interesses humanitários e precisão analítica. Ele deve ser aventureiro a ponto de explorar áreas degradadas de difícil acesso e, ao mesmo tempo, ter capacidade de permanecer muitas horas na frente de um computador para definir as melhores estratégias de sustentabilidade.

Bom senso é outra característica importante: um engenheiro ambiental deve trabalhar com muitas variáveis: social, ambiental, tecnológica e econômica. Uma fábrica, por exemplo, pode estar instalada em um terreno rochoso, que permita o escoamento dos efluentes até estações de tratamento de média distância.

Outra empresa, com características semelhantes de produção, pode ter sido construída sobre um terreno permeável, demandando soluções mais imediatas para a não poluição do solo. Além de tudo isto, as soluções propostas pelo engenheiro ambiental devem ser economicamente viáveis, para não comprometer a saúde financeira do empregador.

A grade curricular do curso de Engenharia Ambiental (com duração de dez semestres) engloba ciências sociais, bioquímicas e físicas. Os alunos aprendem Química, Física, Biologia, Geologia, Hidrologia, Topografia, ao lado das aulas de Antropologia, Ecologia, Gestão de Recursos Humanos, Administração Pública, etc. Apesar de bastante árduo, o curso oferece uma visão bastante ampla das condições físicas e humanas do planeta.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

4 comentários em “Engenharia Ambiental – Faculdade, Profissão, Salários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>