Baseado na criatividade e originalidade, o curso de Publicidade e Propaganda está relacionado ao marketing.

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A função básica da publicidade e propaganda é criar e manter desejos ou necessidades. Cabe ao publicitário identificar as características positivas do produto ou serviço e a sua adequação ao público alvo. A partir deste momento, é preciso planejar, criar, desenvolver, produzir e veicular peças e campanhas publicitárias na imprensa: comerciais para rádio, TV e cinema, banners e gifs para internet, anúncios para mídia impressa, etc.

Curso de Publicidade e Propaganda

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Também faz parte do trabalho do publicitário criar estratégias para o lançamento e inovação de novos produtos e reposicionamento de produtos no mercado (fazendo com que eles atinjam, por exemplo, outras faixas etárias), desenvolver promoções para o aumento das vendas e para a fidelização de consumidores, revendedores e distribuidores.

O desenvolvimento de logomarcas e suas aplicações, identidade visual da empresa, embalagens atraentes e a adoção de estratégias de merchandising (como o posicionamento do produto no ponto de venda) também estão no dia a dia do publicitário.

Quem conclui o curso de Publicidade e Propaganda encontra um mercado de trabalho bastante amplo, já que o trabalho nas agências de propaganda e house agencies (criadas para o atendimento de uma única empresa ou grupo corporativo) é bastante segmentado. O primeiro elo é o atendimento: os assistentes e supervisores de atendimento se reúnem periodicamente com os responsáveis pelo marketing dos clientes para avaliar o resultado de uma campanha, receber novos “briefings” (pedidos de criação de novas estratégias), apresentar e aprovar layouts e sugerir ações de apoio ou inovação para os produtos que estão sendo veiculados.

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Profissão de Publicitário

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O planejamento recebe os pedidos feitos pelo cliente, avalia pesquisas qualitativas e quantitativas sobre os possíveis consumidores (faixa etária, renda mensal, situação socioeconômica, costumes e tradições do nicho de mercado, hábitos de consumo e escolaridade). Em seguida, estabelece as melhores opções para atender ao briefing e encaminha as sugestões para a criação.

A dupla de criação – redator e diretor de arte – desenvolve os textos e layouts das peças e campanhas, adaptando-os aos diversos meios de veiculação: por exemplo, uma arte para a internet deve ser ágil, rápida e leve, com características virais, enquanto para uma revista especializada pode adquirir caráter quase jornalístico, com textos mais detalhados. Em comum, todo o material precisa atrair a atenção dos consumidores. A dupla é orientada pelo diretor de criação e secundada pelos assistentes de arte.

Na negociação de mídia, são estabelecidos os veículos mais adequados para a publicação do material e os custos. O pessoal da produção negocia com gráficas, ilustradores, fotógrafos, web designers e, no caso de eventos, com a locação de espaços, contratação de catering, recepcionistas, locutores, mestres de cerimônia, etc.

Uma vez aprovado o projeto de publicidade e promoção, é hora de finalizar as artes e o pessoal de mídia e produção é novamente acionado, para transformar a ideia em realidade. Encerrada a campanha, é feita nova avaliação e o ciclo recomeça, sempre alimentado com novos produtos e serviços da empresa contratante.

Mais recentemente, surgiu o analista de mídias sociais (Twitter, Facebook, etc.), especializado em interagir com os internautas e descobrir estratégias para sensibilizá-los e atraí-los para determinados produtos. Muitos blogs foram criados com este objetivo, com artigos que “conversam” com os anúncios estrategicamente posicionados.

O curso de Publicidade e Propaganda aborda todos estes temas: arte, negociação, convencimento. As principais faculdades oferecem o curso em oito ou dez semestres. Antes de se matricular, visite a instituição para conhecer suas instalações, confira o corpo docente e a avaliação de grandes corporações sobre os formados.

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