Cursos Profissionalizantes Gratuitos SP 2015


Nesta semana, a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado anunciaram que serão disponibilizadas, para aqueles que residem na capital com idade superior a 16 anos, 40 mil vagas para a realização de cursos profissionalizantes.

De acordo com o Secretário de desenvolvimento e do trabalho, existem muitas vagas de emprego em São Paulo que não são preenchidas por não haver capacitação especializada dos candidatos.

Com o objetivo de que isso nunca mais ocorra; a ideia é que a partir desses cursos profissionalizantes gratuitos as pessoas, interessadas em ter estabilidade e uma melhor qualidade de vida, possam buscar a especialização necessária para que tais vagas sejam preenchidas.

Publicidade




cursos grátis sp

Cursos Gratuitos em São Paulo 2015

Os cursos oferecidos pela Prefeitura de São Paulo são:

  • Atendimento e organização de eventos
  • Atendente de comércio varejista
  • Auxiliar de departamento pessoal
  • Informática para o mercado de trabalho
  • Auxiliar em rotinas administrativas
  • Curso de inglês, francês e espanhol
  • Construção civil
  • Comércio
  • Serviço
  • Indústria
  • Transporte
  • Muitos outros

Os cursos profissionalizantes em SP gratuitos acontecerão no período da manhã, tarde e noite e terão duração máxima de 200 horas, sendo que serão oferecidos, aos alunos, módulos e apostilas que abordarão temas sobre educação, saúde e segurança do trabalho, além de português, matemática e iniciação a informática.

Sabendo que muitos dos futuros candidatos que concorrerão a vagas de concursos públicos são de baixa renda, a prefeitura de São Paulo, dará o seguinte incentivo: Auxílio-transporte, lanche e material didático.

Os interessados terão que realizar a pré-inscrição nos cursos profissionalizantes gratuitos, devem ir ao Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), levando consigo a carteira de trabalho, CPF, carteira de trabalho e os comprovantes de escolaridade e residência.

cursos em sp

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a inscrição para as 40 mil vagas destinadas aos cursos profissionalizantes de capacitação profissional, acontecerão no mês de Setembro. Fique atento para não perder o prazo e garanta essa oportunidade de realizar um curso gratuito profissionalizante em SP.

Cursos Gratuitos Oferecidos em São Paulo

Existem muitos cursos gratuitos oferecidos em São Paulo, em diversos níveis. Confira.

prefeitura de são paulo

No Estado de São Paulo, é possível se qualificar profissionalmente em cursos gratuitos. Há vagas em cursos livres, técnicos e de nível superior. O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), por exemplo, apesar de manterem cursos pagos em suas unidades, dispõem de uma política de gratuidade para estudantes carentes.

São Paulo possui três universidades estaduais gratuitas (USP, UNICAMP e UNESP), além de uma universidade federal, a UNIFESP, e da UNIVESP, que oferece educação à distância em cursos livres (idiomas, extensão universitária, etc.), de graduação e pós-graduação.

Cursos livres em SP

O Via Rápida Emprego é um programa do Estado de São Paulo vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece cursos livres gratuitos com o objetivo de capacitar jovens em busca do primeiro emprego, desempregados e pessoas que queiram mudar a sua trajetória profissional, em busca de melhores oportunidades. São mais de 150 modalidades, destinadas a candidatos com mais de 16 anos.

A prioridade é para os que estão sem emprego, têm mais idade, baixa escolaridade, mulheres que são arrimos de família e pessoas com maiores encargos familiares. O programa também oferece cursos gratuitos específicos para portadores de deficiência, beneficiários de programas de distribuição de renda e egressos do sistema penitenciário.

via rápida

Os cursos gratuitos, ministrados em unidades fixas do Via Rápida Emprego (nas ETECs e FATECs) e em carretas móveis que se deslocam para várias cidades de São Paulo, se concentram principalmente nas áreas de construção civil, comércio, serviços, indústria e transporte.

O Centro de Estudo de Línguas (CEL) oferece cursos gratuitos de idiomas em 223 unidades espalhadas por São Paulo (44 delas estabelecidas na capital e região metropolitana). O público alvo são os estudantes dos níveis fundamental e médio da rede pública ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São oferecidos cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim.

cursos técnicos pronatec

Cursos técnicos em São Paulo

O Centro Paula Souza é uma autarquia do governo de São Paulo responsável pela administração de 218 escolas técnicas estaduais (ETECs) e 64 faculdades de tecnologia (FATECs), com mais de 280 mil anos, que frequentam as aulas em mais de 300 municípios do Estado. Todos os cursos são gratuitos.

A cada processo seletivo, é necessário verificar as opções oferecidas em cada escola. Os interessados podem se candidatar a cursos de nível técnico, técnicos integrados ao ensino médio e direcionados para pessoas que cursaram a EJA.

Os cursos gratuitos do Centro Paula Souza se fixam nos setores comercial, industrial, agropecuário e de serviços. Existem opções presenciais e semipresenciais. De acordo com a unidade, existem cursos de Administração a Design de Móveis, de Edificações a Manutenção de Aeronaves, de Agropecuária a Eletrotécnica. Para acompanhar a abertura das inscrições no vestibulinho, o site é: www.centropaulasouza.sp.gov.br.

cursos em são paulo


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

3 comentários em “Cursos Profissionalizantes Gratuitos SP 2015

  1. Olá, me causou interesse pelos, cursos oferecidos, só gostaria de saber se podem participar pessoas acima de quarenta anos, e tbm estudantes de escolas particulares, mesmo q sejam filhos de pais com renda mínima.obrigado.

  2. Boa Tarde , gostaria de saber se posso levar uma declaração da escola eu terminei os estudos mas não saiu meu diploma ainda , gostaria de saber se posso levar ela ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *