Mercado de Estética em Alta, Faça um Curso Online

O mercado de estética está aquecido no Brasil, mas é preciso boa qualificação para ser bem-sucedido.

Publicidade



De acordo com dados da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, a vaidade masculina e feminina impulsiona o mercado de estética. Na contramão da economia brasileira, o setor apontou aumento expressivo de profissionais.

cursos de estética


Um exemplo: entre 2010 e janeiro de 2015, o número de profissionais de estética saltou 567%, passando de 72.300 para 482.500. A maior parte destes especialistas é composta por microempreendedores individuais (MEI), que atendem aos clientes em domicílio ou em pequenos salões de beleza.

Mercado de estética demanda bons profissionais

Sempre que se pensa no mercado de trabalho, vem à mente uma boa preparação acadêmica, coadjuvada por cursos extracurriculares. Isto é importante realmente, mas há que se pensar também nas carreiras eminentemente técnicas.

O mercado de estética demanda profissionais bem qualificados – e a carreira pode ser iniciada em cursos livres. Cortes de cabelos e penteados, maquiagem, coloração, tratamento capilar, design de cílios e sobrancelhas, manicure e pedicure, estética facial, depilação, podologia, unhas decoradas, etc. são algumas das muitas opções para quem quer trabalhar no setor. Alguns salões-escola oferecem cursos gratuitos, assim como algumas escolas virtuais.

Os empresários deste nicho (e não apenas dele), no entanto, sempre se queixam da falta de qualificação da mão-de-obra. Até algumas décadas atrás, era comum que profissionais de beleza e estética tivessem apenas uma instrução informal, dando início à carreira como auxiliares em salões de parentes, vizinhos ou colegas. Atualmente, entretanto, é necessário dominar ao menos algumas técnicas para conquistar uma vaga.

+ Conheça agora: Curso Online na Área de Estética e Beleza

estética

+ Cursos online na área:

Atualização constante na área de beleza e estética

É importante estar sempre atualizado em práticas de embelezamento. Uma boa sugestão para a formação de profissionais para o mercado de estética é procurar um curso técnico. Na maioria das escolas, as exigências são idade mínima de 18 anos e conclusão do 1º ano do ensino médio.

Os cursos online ajudam a qualificar quem deseja trabalhar na área, confira alguns:

cursos de estética

O SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – oferece o curso técnico de estética em diversas unidades da federação, com aulas sobre ambientação profissional, noções de saúde e higiene, procedimentos estéticos diferenciados, promoção da saúde, gestão empreendedora, práticas estéticas faciais e corporais.

Estes cursos são pagos, mas a instituição mantém uma política de gratuidade para estudantes carentes. Também é possível obter uma bolsa de estudos – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Os estudos não devem parar. Diversas faculdades brasileiras oferecem cursos superiores de estética e cosmética. Existem opções de bacharelados (que também oferecem aulas de gestão de negócios) ou graduações tecnológicas (mais objetivas).

Estes profissionais podem atuar em salões, hotéis, spas e também em clínicas dermatológicas e de cirurgia plástica, em parceria com a equipe médica, na aplicação de tratamentos corretivos, preventivos e no acompanhamento pós-cirúrgicos.

+ Mais cursos:

Além dos conhecimentos técnicos, os profissionais do mercado de estética precisam desenvolver outras habilidades: humildade, proatividade, boa comunicação com clientes e colegas e uma dose de autocrítica para identificar os pontos fracos e procurar meios para superá-los.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *