Como Montar seu Próprio Negócio – Dicas de Empreendedorismo

Cursos Gratuitos // Franquias, Informações // Como Montar seu Próprio Negócio – Dicas de Empreendedorismo



Uma boa gestão precisa de estratégias de marketing, fluxo de caixa, criatividade e inovação. Isto pode parecer complicado, mas são faces que necessitam muito planejamento na hora de montar seu próprio negócio. Antes de iniciar qualquer atividade empresarial, é preciso verificar a disponibilidade financeira e a viabilidade, para começar traçar as estratégias de como irá montar o seu próprio negócio.

Por exemplo, muitas atividades demandam um período de carência, em que o faturamento do negócio não será suficiente para cobrir as despesas com a aquisição de produtos para revenda, aluguéis e eventuais salários. É o caso, por exemplo, de lojas de roupas e calçados, que em geral demandam de seis a oito meses para apresentar os primeiros lucros. Quem está interessado em num negócio deste tipo precisa ter disponibilidade monetária.

Montar seu Próprio Negócio

As Principais Ferramentas Empresariais para Montar seu Próprio Negócio

Quando um caminhão anuncia “Morangos de Atibaia” ou “Pamonhas de Piracicaba”, mesmo que tenham sido colhidos ou produzidos em outro lugar, está promovendo seu produto e agregando qualidade a ele, ou seja, está desenvolvendo uma estratégia de marketing. Tudo o que se refere a promoções, divulgação do produto, fidelização de clientes e treinamento de pessoal é relativo ao marketing.

Publicidade

Quando um feirante, na hora da “xepa”, reduz os preços – as famosas ofertas de “quatro pacotes por R$ 5” –, também está utilizando uma promoção, mas neste caso é preciso tomar cuidado com o fluxo de caixa: o faturamento do dia deve ser suficiente para custear as despesas fixas, a compra de produtos para a próxima feira e, claro, pagar as contas pessoais. Isto é fluxo de caixa.

Além disto, o feirante precisa fazer uma avaliação estratégica: em alguns casos, se o produto negociado não for altamente perecível, é preciso verificar a melhor opção: manter os preços e negociar a mercadoria no dia seguinte, ou baixá-los e zerar o estoque.

A criatividade faz toda a diferença: é o caso de uma barraca de camelôs às moscas, enquanto ao lado outro vendedor de rua, comercializando o mesmo produto, está cheio de clientes. A atração do consumidor ocorre de diversas formas: a exposição das mercadorias, uso de músicas, sinais sonoros e luminosos, bordões para atrair a atenção dos compradores. No entanto, é preciso avaliar continuamente a técnica adotada, para verificar sua eficácia.

Em tempo: vendedores ambulantes, feirantes e camelôs autorizados pela prefeitura podem tornar-se empreendedores individuais, com direito a CNPJ, emissão de notas fiscais e os benefícios da Previdência Social. Basta consultar o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Os custos são baixos e os benefícios compensam.

Próprio Negócio

Cursos Online de Empreendedorismo

O SEBRAE também oferece cursos online e presenciais, palestras, conferências e consultorias para novos empresários nas mais diversas áreas, como finanças, gestão de pessoal, técnicas de vendas e marketing. Um empresário precisa estar sempre atualizado para garantir o sucesso profissional.

+ Confira aqui os cursos SEBRAE de empreendedorismo: www.cursogratisonline.com.br/cursos-sebrae

As qualidades necessárias para montar um negócio

O primeiro passo para se montar seu próprio negócio é ter uma ideia, verificar se ela é original e se há mercado para ela, isto é, se ela é viável comercialmente. Espírito criativo e pesquisador é uma característica absolutamente necessária para quem pretende tornar-se empresário. É isto que vai determinar a busca de novos nichos de mercado, entender as necessidades do cliente e garantir a melhoria dos produtos e serviços.

Trabalhar muito, despertar o interesse dos consumidores e ter talento para negociar com fornecedores são outras habilidades necessárias ao empreendedor. É preciso saber o momento certo de arriscar, de fechar uma negociação ou renunciar a ela, de iniciar uma queima de estoque.

O estabelecimento de metas é fundamental. Quem quer abrir um restaurante pode começar o negócio oferecendo “quentinhas”, lanches e sucos. O investimento inicial é baixo e alimentação é um ramo que sempre dá muito certo, desde que haja qualidade nos produtos oferecidos.

Novamente, criatividade e inovação devem ser acionados: a distribuição de filipetas atraentes em pontos estratégicos, a adoção de promoções (quem compra uma “quentinha” ganha um suco industrializado, por exemplo) e o estabelecimento de diferenciais são fundamentais. Por exemplo, vender sucos e saladas elaborados com produtos orgânicos. São mais caros, mas já contam com uma publicidade anterior sobre seus benefícios para a saúde, qualidade de pele e cabelos, etc.

Negócio Próprio

+ Leia também: Franquias até R$150.000 – Franquias de Sucesso

Entre a venda de “quentinhas” e o restaurante dos sonhos, o caminho é longo. Para atingir o sonho, é preciso um plano de investimentos, para aquisição de equipamentos e provisão para os gastos com a implantação do futuro espaço gourmet. No meio do trajeto, pode estar uma lanchonete ou um restaurante popular. Planejamento, foco nos negócios, trabalho árduo e economia determinam o sucesso.

Dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – indicam que microempresas são a maioria dos negócios do país: quase 90% dos empreendimentos. No entanto, elas geram poucos empregos (no máximo nove pessoas, pouco mais da metade do pessoal ocupado) e quatro em cada dez iniciativas fecham as portas nos dois primeiros anos de atividade.

É preciso buscar instrumentos para crescer e estabilizar-se no mercado. Além do SEBRAE, o SENAC (Serviço Nacional do Comércio) e SENAI (Serviço Nacional da Indústria) oferecem boas oportunidades para empreendedores. Seja otimista em relação ao futuro, realista em relação ao presente e pessimista nas projeções de faturamento e lucro. Atualize-se sempre. Inove, seja ousado e, ao mesmo tempo, controlado. Com tudo isto, é quase certo que conquistará a estabilidade financeira e acompanhará, por muitos anos, o crescimento de sua empresa.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 Comentários sobre "Como Montar seu Próprio Negócio – Dicas de Empreendedorismo"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Ary Camargo Junior disse:

    Bom dia.
    Gostei muito deste : Como Montar seu Próprio Negócio – Dicas de Empreendedorismo.

    Gostaria de saber se alguma vez já saiu alguma dica sobre Marketing de Rede MMN, pois se a empresa for seria e de acordo com as leis brasileiras, porque não divulgar, é uma otima idéia para quem quer ter seu proprio negócio, investimento baixismo e uma excelente lucratividade.(nos EUA o marketing de Rede é forte).
    muito obrigado pela atenção, e aguardo um retorno positivo de vocês.
    EXCELENTE SEMANA.

  2. zenilda brasil disse:

    curto muito estes cursos que dados gratuito,estou curso de ingles on-line estou gostando.

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...