Como Investir Dinheiro – Dicas para ter uma Boa Rentabilidade

Você tem dinheiro extra, tem algo que deseja muito, mas antes de alcançar tal objetivo, precisa aumentar seu montante atual. Muitas vezes, este é o primeiro sinal para que alguém tome a decisão de começar a aprender a investir o dinheiro de forma correta, buscando que o mesmo trabalhe a seu favor, aumentando o valor e voltando para o investidor com mais do que ele tinha.

É verdade que as vezes o investimento na bolsa de valores pode se tornar um pesadelo e, ao invés do tão sonhado dinheiro multiplicado, se transforma em prejuízos para quem apostava tanto em investimentos. Para evitar que o sonho se torne pesadelo, é preciso ter foco e determinação quando se decide investir. Por isso separamos algumas dicas para que seu investimento fuja do fracasso.

Como Investir Dinheiro



Como Investir o Dinheiro

Primeiramente é preciso por tudo no papel. Coloque tudo mesmo: quanto você tem de dinheiro extra atualmente, quanto deseja investir inicialmente, quais as opções de investimento, como você pretende investir e no que você deseja realizar seu investimento. Se for em um carro, de o nome de “projeto carro novo”. Se for uma viagem coloque algo como “viagem dos sonhos” e assim por diante. Dar nome ao “projeto de investimento” ajuda a dar a seriedade necessária para que o investimento realmente resulte em positividade para o investidor.

Acredite na seriedade de seu investimento, esse é o primeiro movimento para consolidar sua aposta. A bolsa de valores é o maior destino dos investimentos atualmente. Lembre-se que se você não conta com a mesma renda extra mensamente, talvez não deva usar a bolsa de valores como opção, investimentos variáveis podem levar o investidor ao caminho do prejuízo. Existem diversas formas de investir seu dinheiro na bolsa de valores.

Investindo na Bolsa, diferentes tipos de investimentos

O primeiro deles é a compra direta de ações disponíveis na bolsa de valores. Há a segurança de que você não divide os prejuízos que essa ação vá sofre, embora você também não compartilhe ganhos. Esse tipo de ação gera dividendos, que são pequenas parcelas dos lucros da empresa, porém que são divididas entre todos os acionistas da empresa na qual você investe. Não existe um limite para compra de ações, nem fidelidade: você pode comprar quantas ações quiser e de qualquer empresa disponível, podendo inclusive vende-las quando as mesmas já não forem mais de seu interesse.

Outro modo de se investir na bolsa de valores é através de ETFs – Fundos de Índices – que requer investimento inicial pequeno, com mínimo de 200 reais. Com ele é possível investir em um grupo de ações, o que diminui riscos de prejuízo e aumenta as chances de retorno. Clubes de investimentos e fundos de investimento também são opções na bolsa, mas ambas requerem investimentos mais pesados.

Muitos acham que podem lidar com investimentos na bolsa por conta própria, mas na verdade, no começo e nas primeiras investidas é certeza de sucesso contar com uma corretora especializada ao seu lado. A corretora analisa todos os dados que envolvem seu investimento, dando maior segurança e possibilidades de ganho maiores que o esperado.

Bolsa de Valores Bovespa

Como escolher uma corretora para investir em ações?

Para escolher a corretora é preciso analisar os produtos oferecidos e, logicamente o valor que as mesmas cobram, afinal nem sempre o preço exigido por determinada corretora cabe no orçamento do investidor. Procure sempre por corretoras que ofereçam bons recursos de feedback para o cliente, que se utilizam de ferramentas como relatórios, planilhas, vídeos, ferramentas interativas e cursos para o investidor. Quando escolher sua corretora, será preciso abrir um cadastro que se assemelha a uma conta no banco, que irá contar com 2 tipos de taxas:

  • Taxa de corretagem (valor cobrado pelos serviços da corretora)
  • Taxa de custódia (valor cobrado para zelar pelas ações na bolsa)

Sendo que a última varia de acordo com a ação que a corretora irá cuidar, podendo ser inclusive isenta em algumas corretoras.

Depois de traçar seu plano de meta e contar com o apoio e suporte de uma corretora, é hora de entender o mercado. Misture o lado investidor com o consumidor, para saber quais empresas poderão lhe dar maior retorno. Converse sempre com sua corretora para ganhar conhecimento sobre o que anda acontecendo no mercado.

Dica importante: Conheça as empresas que estão em sua mira, estude seus balanços, procute informações na internet e no próprio site da empresa, todas elas possuem um setor voltado ao investidor. Informações como os lucros, como elas têm trabalhado nos últimos anos, erros operacionais são fundamentais para se dar bem na bolsa.

Se não existir a possibilidade de contar com o auxilio de uma corretora, comece seus investimentos através dos ETFs, afinal eles permitem investimentos baixos que ajudam ao longo do investimento a entender melhor o que acontece no mercado de ações evitando possíveis prejuízos caso a pessoa se desespere e venda as ações na queda.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Como Investir Dinheiro – Dicas para ter uma Boa Rentabilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *