O aumento do poder de compra dos brasileiros e as constantes reduções das taxas de juros tornam cada vez mais fácil realizar o sonho de comprar um carro 0 Km. No entanto, os preços dos carros no Brasil, anda é muito superior ao preço dos veículos no exterior.

Publicidade

Recentemente, a revista “Forbes” publicou uma matéria na qual ridiculariza o preço do Jeep Cherokee modelo básico no país, que custa cerca de US$ 90.000,00 (cerca de R$180.000,00), três vezes mais do que o mesmo modelo em Miami. A reportagem ainda compara esse preço absurdo a um americano pagar US$ 150,00 (cerca de R$300,00) por um par de havaianas e afirma que estamos sendo roubados.

Os brasileiros pagam mais por um modelo básico do que os americanos pagam por um modelo completo e o nosso modelo básico é bem “mais básico” do que os modelos estrangeiros. Itens como Airbags, rádio e ar-condicionado, que são considerados opcionais por aqui, são itens de série, inclusive em modelos simples fora do país.

Publicidade

Carros no Brasil

Por que os carros custam tanto no Brasil?

O chamado Custo-Brasil é um dos grandes responsáveis pelos elevados custos dos carros no país. O custo-Brasil se refere aos fatores que tornam nosso custo de vida tão elevado quando comparado com o exterior. São muitos fatores, como a violência (que encarece os custos de transporte), alto custo da eletricidade, burocracia, gastos trabalhistas e, o mais importante de todos, os impostos.

Os impostos sempre são considerados os vilões quando falamos de preços no Brasil. As taxas correspondem a grande parte do preço final de qualquer produto e podem chegar a 80% em alguns produtos, o que encarece não só diretamente o preço do carro, mas indiretamente encarecendo também os custos de produção.

Publicidade

De maneira direta, os impostos correspondem a cerca 33% do preço final do carro, enquanto nos Estados Unidos esse valor é variável de acordo com o estado, mas fica em torno 9% do preço final. Esse fator sozinho, faz com que os brasileiros paguem cerca de 20% a mais do que um americano pelo mesmo carro que um americano. Esses valores são ainda mais absurdos quando vemos o preço de carros importados, como o famigerado Cherokee, que são sobretaxado por pesadas cargas de importação, fazendo que a disparidade entre o preço nacional e o estrangeiro seja muito maior.

Imposto sobre carros no Brasil

Outro fator que faz com que o preço do carro aqui seja mais caro que lá fora é a margem de lucro das montadoras. A margem de lucro no Brasil é astronômica, o que faz com que um cenário que já seria bastante ruim com os impostos altos se torne ainda maior.

Os lucros sobre as vendas de carro na Brasil giram em torno de 10% do valor total do veículo, enquanto na Europa esse valor não passa de 5% e nos Estado Unidos é de apenas 3%. Ou seja, além de pagar um imposto quase 4 vezes maior que nos Estados Unidos, as montadoras têm uma margem de lucro 3 vezes maior do que lá.

+ Leia também: Carros que Menos Desvalorizam no Brasil

Com um cenário desses é de se esperar que as vendas de carro no país sejam bastante fracas, porém a justamente o inverso que ocorre. O mercado brasileiro está muito mais aquecido que os mercados americano e europeu. Esse aquecimento do mercado ocorre de maneira artificial, através de incentivos governamentais, como a redução do IPI e a  oferta crescente de crédito.

Oligopólio entre montadoras, existe no Brasil?

O cenário brasileiro tem ainda mais um fator agravante, o número reduzido de empresas automobilísticas, o que diminui a concorrência, aumenta os preços e o consumidor mais uma vez sai prejudicado. Na Europa e nos Estados unidos a variedade de marcas e modelos é muito mais ampla do que por aqui, no país, temos praticamente 4 empresas que dominam o mercado.

Você sabia? A Fiat, por exemplo, possui no Brasil sua maior fonte de renda, e por aqui vende mais carros do que no seu país sede, a Itália.

O grande prejudicado nessa história toda é o consumidor, que paga preços absurdos nos produtos e faz com que carros considerados modelos medianos lá fora, como o Captiva, Civic ou o Corolla, sejam considerados carros de luxo no país. Todas essas comparações ficam ainda piores se levarmos em conta os valores dos salários médios dos países, o que deixa uma proporção muito maior de brasileiros sem acesso aos veículos comparado com os estrangeiros.

Similar Posts

5 Comments

  1. O BRASIL TEM O MAIOR IMPOSTO DO MUNDO, É TODAS MONTADORAS, USAM PEÇAS DO EXTERIOR, ASSIM, TODOS QUEREM GANHAR, UM POUQUINHO, ACREDITO QUE SERJA POR ISSO QUE TEMOS OS CARROS MAIS CAROS.

  2. estou elaborando uma relação para mandar para o congresso nacional pra ser votado ainda este ano,reduzindo a caraga tributária não somente dos veículos mas entretanto dos produtos que agregam estes valoresato,pois carro importado pela ZF de Manaus para montagem em são é bem mais bar

    1. Hãn? Sr Renato: Num intendí o seu comentário… ?!
      Ao invés de querer TCHU e TCHÁ, queiram LER e APRENDER alguma coisa que lhes sirva, povo alienado. Depois reclamam (ou melhor, nem reclamam, pois nem sabem o que está acontecendo no mundo). Comparem o povo brasileiro (hienas) com o povo americano… Por isso aqui é o paraíso dos espertos, pq só tem Tchu, tchá, mulher fruta, etc, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *