Carreira Pública – Vantagens e Contras de ser Concursado

Cursos Gratuitos // Concursos // Carreira Pública – Vantagens e Contras de ser Concursado



O mercado de trabalho oferece diversos caminhos para os profissionais em busca de emprego. Mas com tamanha concorrência, é difícil para os trabalhadores. Uma boa dica para quem busca um emprego mais estável e sem maior rotatividade, a carreira pública é uma opção. Confira algumas das vantagens da carreira pública.

Carreira Pública

Carreira Pública e suas Vantagens

É extremamente comum a indecisão das pessoas em escolher o futuro profissional. Sabemos que com o crescimento econômico do Brasil, milhares de novas ofertas de emprego surgem dando oportunidade de ótimos salários em carreiras privadas. Por isso nesse artigo abordaremos a temática da carreira pública e dando informações dos seus prós, contras, vantagens e desvantagens.

Há alguns anos, quando o Brasil vivia tempos de desemprego, ser concursado em uma carreira pública era sinônimo de estabilidade financeira e aposentadoria garantida. Não que isso tenha mudado nos tempos de hoje, afinal, essas são com certeza as 2 melhores vantagens desse tipo de carreira. Porém, hoje com a grande oferta de novas vagas de emprego, o desejo da população em passar em um concurso público já não é mais o mesmo que o de alguns anos atrás; isso também não significa que a concorrência diminuiu, pelo contrário.

Publicidade

Vantagens e Contras de ser Concursado

Carreira pública, porque escolher? Quais as vantagens?

Um dos grandes diferenciais da carreira pública é a possibilidade de candidatos em diversas idades e níveis de formação terem a oportunidade de trabalho. Jovens e pessoas acima dos 50 anos, que normalmente sofrem para conseguir uma vaga no mercado, tem as mesmas chances na carreira pública. É possível encontrar vagas que pedem nível mínimo de escolaridade, como o ensino fundamental até vagas somente para pós-graduados. A idade vai da mínima de 18 anos ao máximo de 69.

Outra vantagem que destaca a carreira pública perante a carreira em empresas privadas é a estabilidade. Todo funcionário da rede pública é concursado e só perde seu cargo se cometer falta grave, diferentemente de como ocorre em empresas privadas nas quais o corte de funcionário pode ocorrer a qualquer momento e mesmo sem que haja alguma infração do profissional. Por isso tantos optam pela carreira pública: Segurança!

O outro aspecto que atrai as pessoas a essa carreira pública é o salário. Realmente, a recompensa do salário pública em sua maioria é beneficiada por possuir o acréscimo de diversas vantagens. Confira:

  • Bons salários (na maioria das vezes mais altos que nas empresas privadas);
  • Carga de trabalho razoável (poucas horas de trabalho);
  • Aposentadoria com salário integral;
  • Plano de saúde;
  • 13º (Décimo terceiro salário);
  • Não é demitido;
  • Salário sem atrasos;
  • Direito a férias (ou recebimento caso não gozadas).

Sabemos também que empresas privadas exigem experiência anterior, acompanhado disso vem a temida entrevista de emprego, o desejo de ter um funcionário com currículo diferenciado, e nos dias de hoje praticamente uma obrigatoriedade possuir cursos de idiomas. Outros tipos de cursos complementares como o de informática também são bem vistos quando se está em busca de um emprego na área privada.

Concursos Públicos – Você sabia que:

Mais de 1 milhão de novas vagas em concursos públicos são abertas todos os anos desde 2007.

Além disso, podemos destacar a remuneração deste ramo. Para se ter idéia, existem cargos que exigem como escolaridade mínima o ensino médio e pagam salário acima de 3.000 reais. Muitos profissionais que são graduados não conseguem tal salário na iniciativa privada. Alguns cargos para graduados e pós-graduados chegam a oferecer salários na faixa dos 8.000 reais. Aliando os bons salários à estabilidade, fica difícil não querer se “arriscar” na carreira pública.

Concursos Publicos

Vale ressaltar que para passar em um concurso público, o candidato não precisa ter sido bom aluno na escola ou ter se formado em uma faculdade de primeira linha. As matérias e as chances são iguais e novas para todos.

Grandes especialistas em carreiras afirmam que todos têm condições de passar em um concurso, bastando ter muito empenho e se preparar com seriedade. Isso não significa também que será fácil, para ser um servidor público, é necessário estudar, se dedicar, reservar meses, talvez anos de sua vida somente a esse preparo de passar em um concurso público. Hoje no Brasil, a média fica entre 1 a 3 anos para a aprovação.

Outra grande vantagem da carreira pública é a questão da experiência. Muitas pessoas acabam com as portas fechadas por não contarem com experiência para exercer determinada função. Na carreira pública, as vagas não solicitam experiência anterior na vaga disponível, dando chances para quem busca um primeiro emprego ou mudança de área de atuação.
Recomendamos também a leitura desse artigo aqui, feito pelo G1, onde lista os prós e contras de se tornar funcionário público.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Concursos , vantagens de ser concursado, quais as vantagens de ser concursado, concursado, qual a vantagem de ser concursado, beneficios de ser concursado
Comente no Facebook

1 Comentário sobre "Carreira Pública – Vantagens e Contras de ser Concursado"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. pamela disse:

    quero saber como que faço o curso carreira pública

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...