Aquecimento Global – Resumo, Causas e Consequências

Aumento das temperaturas do planeta, o aquecimento global pode causar prejuízos para o meio ambiente.

O aquecimento global é um fenômeno que teve início no século XX e deve continuar durante todo o século XXI. É o aumento da temperatura dos oceanos e do ar. Segundo o quarto relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, publicado em 2007, a temperatura aumentou 0,3°C no século passado. Pode parecer pouco, mas é o suficiente para determinar a extinção de muitas espécies.

Sem atitudes efetivas, a temperatura pode aumentar até 6ºC até 2100, provocando a elevação do nível dos mares e prejudicando a permanência do homem em regiões costeiras. Especialistas calculam que 22 ilhas do oceano Pacífico serão inundadas. A altitude máxima de Nauru, por exemplo, é de 15 metros acima do nível do mar.



Aquecimento Global
O planeta está mesmo derretendo?

As Causas do Aquecimento Global

O aquecimento global é causado pelo impacto da ação humana sobre a natureza. Nos últimos 100 anos, as concentrações dos gases responsáveis pelo efeito estufa aumentaram consideravelmente, com o aumento da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento.

O efeito estufa impede que parte dos raios solares seja refletida pela Terra, retornando ao espaço, o que determina a elevação da temperatura. A ampliação da pecuária também contribui: os animais emitem gás metano, que, somado ao dióxido de carbono, prejudica a camada de ozônio que protege o planeta dos raios ultravioleta, nocivos para a saúde.

Aquecimento Global

As Consequências do Aquecimento Global

O aquecimento global já provocou dois buracos na camada de ozônio, sobre os polos terrestres. Os raios UV são responsáveis por diversas doenças de pele, inclusive câncer, cujos casos aumentaram nas últimas décadas.

O aumento do nível do mar deve provocar mudanças no regime de chuvas, gerando secas e enchentes. No Brasil, o litoral, o cerrado e a Amazônia são as áreas mais ameaçadas.

Os problemas devem ocorrer no mundo todo. No Ártico, o degelo pode determinar a extinção de diversas espécies, fato que deverá ocorrer em várias partes do globo. A produção agropecuária também vai conhecer alterações, com a mudança da vegetação.

As Providências a serem feitas

Desde 1972, chefes de governo reuniram-se para debater os efeitos do aquecimento global e as atitudes para combatê-lo. A primeira reunião foi realizada em Estocolmo (Suécia). Em 1988, foi a vez da conferência de Toronto (Canadá). Os debates continuaram no Rio de Janeiro, em 1992 e 2012.

O Protocolo de Kyoto, já assinado por mais de 180 países, prevê a redução da emissão de gases. Países desenvolvidos, no entanto, como EUA e Alemanha, apresentam resistências, para não prejudicar a produção industrial. É urgente, no entanto, a adoção de providências para o desenvolvimento sustentável, antes que consequências danosas se instalem definitivamente.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *