AERONÁUTICA: Carreira, Patentes, Salários e Informações

Perspectiva de crescimento profissional e estabilidade são os principais atrativos da carreira na Aeronáutica.

São muitas as formas de iniciar uma carreira na Aeronáutica. A mais simples é através do alistamento militar, no ano em que o jovem completa 18 anos, fazendo a opção por esta Força. Os interessados devem comparecer entre janeiro e junho na Junta de Serviço Militar do município, para se submeter ao alistamento militar.

No entanto, boa parte não é admitida, por excesso de contingente (número maior de candidatos do que de vagas) ou por questões de estatura e condições de saúde. Mesmo assim, o alistamento é obrigatório, de acordo com a legislação brasileira.



Assim, a forma mais objetiva de iniciar uma carreira na Aeronáutica é prestar um concurso público. Existem vagas para candidatos de diversos níveis de escolaridade, que devem ter ao menos 14 anos. Os concursos são bastante concorridos e, por isto, é necessário preparar-se adequadamente para aumentar as chances de ser convocado para preencher a vaga.

aeronáutica

Concursos Aeronáutica

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar, sediada em Barbacena (MG) prepara oficiais aviadores em dois anos de aulas. É preciso ter idade entre 14 e 18 anos e estar cursando ou ter concluído o 1º ano do ensino médio.

A AFA (Academia da Força Aérea) forma oficiais intendentes e oficiais infantes. A idade é entre 17 e 20 anos e o candidato deve estar cursando ou ter concluído o 1º ano do ensino médio.

A Escola de Especialistas da Aeronáutica, de Guaratinguetá (SP), forma grupamentos básicos (comunicações, controle de tráfego aéreo, eletricidade e instrumento, estrutura e pintura, eletrônica, equipamentos de voo, fotointeligência, mecânica de aeronaves, material bélico, meteorologia e suprimento) e grupamentos de serviço: administração, informações, cartografia, desenho, enfermagem, auxiliar odontológico, eletricidade, eletromecânica, guarda e segurança, metalurgia, música e obras. É preciso ter entre 17 e 26 anos e estar cursando o 1º ano do ensino médio. Os cursos têm duração de 18 meses.

O Curso de Especialização de Soldados, ministrado em diversas organizações militares da Força Aérea Brasileira, oferece os mesmos cursos para formação básica. As exigências são a conclusão da 6ª série do ensino fundamental e idade entre 18 e 22 anos.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica oferece graduações em Engenharia Aeronáutica, Mecânica, Infraestrutura Aeronáutica, Eletrônica e Ciências da Computação. A idade máxima para se inscrever no vestibular é de 23 anos.

Ainda para portadores de diplomas de nível superior, a Aeronáutica regularmente seleciona médicos, dentistas e farmacêuticos. O treinamento básico é ministrado em Barbacena (MG). A idade máxima é de 32 anos.

A Força Aérea Brasileira também desenvolve estágios de adaptação à graduação de sargento (nível médio profissionalizante), para jovens entre 17 e 25 anos e de aperfeiçoamento de oficiais (nível superior), para candidatos de até 42 anos.

No site www.fab.mil.br, é possível encontrar os editais, inscrições, conteúdo das provas, relação de aprovados, convocações, etc.

+ Leia também:


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *