Melhore seu Currículo Fazendo Cursos Online

É possível incrementar a carreira sem sair de casa. Saiba como aproveitar dos cursos online gratuitos.

Publicidade



Não é necessário sair de casa para melhorar a qualificação profissional. Esta é uma excelente notícia, tanto para moradores de pequenas cidades, que não encontram opções de estudos em sua região, quanto para os que vivem nas metrópoles brasileiras, nas quais o trânsito muitas vezes dificulta ou até mesmo impede os deslocamentos. Existem centenas de cursos online gratuitos, uma boa oportunidade para ampliar os conhecimentos, obter um aumento salarial ou uma promoção e demonstrar proatividade na empresa em que se está empregado.

Estudantes em busca do primeiro emprego também podem se beneficiar com os cursos online gratuitos. Além da capacitação (e consequente ampliação do leque de opções), os certificados de conclusão melhoram o currículo, permitindo concorrer a vagas de emprego em melhores condições. Vale o mesmo para quem quer dar novo rumo à carreira, dando início a uma nova profissão.


cursos

Vale a pena fazer um curso online?

O mercado está cada vez mais competitivo; o número de pessoas qualificadas aumentou a disputa pelas vagas oferecidas pelas empresas públicas e privadas. O problema sempre esbarra na questão do tempo: como abrir espaço na agenda para conquistar novas habilidades e competências?

A resposta passa pelos cursos online. Muitos deles são gratuitos, mas apresentam algumas restrições, como a falta de acompanhamento por parte de professores e tutores, participação em grupos de estudos e palestras ao vivo, etc. Seja como for, os cursos pela internet são muito baratos, em função da redução dos custos: não é necessário espaço físico, equipe de atendimento presencial, etc.

+ Conheça: 10 Vantagens de Fazer Cursos Online

As aulas são pré-gravadas: nos cursos online, o aluno pode dar início imediato ao aprendizado, sem necessidade de aguardar a formação de turmas. A maioria das escolas virtuais oferece tutorias especializadas e material didáticos para download,

Alguns cuidados são necessários: é preciso comparar os planos oferecidos por várias escolas, tanto em cursos online gratuitos, quanto nos pagos, o tempo disponibilizado para cumprir o programa. É importante também consultar sites de serviços de defesa do consumidor, para verificar eventuais queixas e as providências tomadas para resolver os problemas.

Os interessados também precisam se organizar para manter o foco nos estudos: dedicar algumas horas diárias exclusivamente para assistir às aulas, fazer exercícios e participar ativamente das demais atividades propostas.

Ao contrário de uma aula convencional, em que o professor está ao lado para orientar e corrigir posturas inadequadas, nos cursos online, tudo depende dos alunos. Portanto, é necessário manter a atenção e não se deixar levar por outras atrações, como TV, músicas, redes sociais, etc.

As escolhas são quase infinitas: graduação e pós-graduação (um título de mestre pode significar um aumento entre 25% e 50% nos salários), cursos de idiomas, de informática, artes e artesanato, etc. O interessado em melhorar seu nível de conhecimento pode optar por cursos online rápidos, de médio ou longo prazos.

Os cursos regulares (nível médio e técnico, bacharelados, etc.) geralmente exigem a presença dos alunos em sala de aula ao menos uma vez por semana. Os cursos livres podem ser realizados totalmente online (inclusive as avaliações). Basta ter acesso à rede mundial de computadores.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *