No Brasil, existem muitos cursos que não exigem ensino médio para serem realizados. Alguns exemplos incluem cursos técnicos, profissionalizantes e de capacitação.

Publicidade

Os cursos técnicos, por exemplo, são voltados para formação profissional e geralmente são oferecidos em instituições de ensino técnico, como escolas técnicas estaduais e federais, e institutos de educação profissional. Eles geralmente têm duração de um a dois anos e podem ser encontrados em áreas como mecânica, informática, eletrônica, administração e outras.

Nesse artigo mostraremos a diferença entre os cursos técnicos: integrado, concomitante e subsequente.

Publicidade

Já os cursos profissionalizantes são voltados para a capacitação rápida em uma área específica e são oferecidos por escolas profissionalizantes, universidades e institutos de educação. Eles podem ser encontrados em áreas como gastronomia, cosmetologia, informática e outras.

cursos e profissões sem ensino médio

Profissões que não exigem ensino médio

Existem muitas profissões que não exigem ensino médio. Algumas delas incluem:

Publicidade
  • Trabalhador de construção
  • Motorista de caminhão
  • Auxiliar de cozinha
  • Auxiliar de limpeza
  • Operador de máquina
  • Entregador de delivery (Quanto Ganha um Entregador do iFood?)
  • Atendente de loja
  • Cuidador de animais
  • Mecânico de automóveis
  • Trabalhador agrícola
  • Trabalhador de manutenção

Profissões que ganham bem e não precisa de diploma

Essas são apenas algumas das profissões que não exigem ensino médio, existem muitas outras opções disponíveis. É importante notar que algumas dessas profissões podem exigir treinamento específico ou certificação.

Se você estiver à procura de uma carreira que não exija um diploma de ensino médio, há muitas opções disponíveis. Existem muitos cursos e profissões que permitem que as pessoas comecem a trabalhar sem a necessidade de um diploma de ensino médio. Alguns desses cursos e profissões envolvem trabalhos manuais e técnicos, enquanto outros tendem a ser mais gerenciais ou de serviço ao cliente.

Áreas que não exigem diploma de ensino médio

Há também a opção de entrar em alguns cursos superiores que não exigem um diploma de ensino médio para ingresso, como programas de certificação, alguns cursos técnicos e programas de ensino à distância. Nesse artigo falaremos cursos e profissões que não exigem o ensino médio completo no Brasil.

  • Serviços gerais
  • Mecânico
  • Eletromecânico
  • Programador
  • Estética
  • Padeiro e confeiteiro
  • Vigilante
  • Costureira
  • Açougueiro
  • Motorista de caminhão

Curso Técnico tem que fazer ensino médio?

Em sua maioria, para fazer um curso técnico no Brasil é necessário ter concluído o ensino médio. Isso porque os cursos técnicos são voltados para formação profissional e geralmente são oferecidos em instituições de ensino técnico, como escolas técnicas estaduais e federais, e institutos de educação profissional, e é geralmente considerado que o ensino médio é o pré-requisito para esses cursos. Mas calma…

Existem algumas exceções, alguns cursos técnicos podem permitir a admissão de alunos que não concluíram o ensino médio, desde que tenham experiência ou conhecimento prévio na área em questão, ou passam por provas de seleção para comprovar que estão aptos a acompanhar o curso.

diferenças dos cursos técnicos

Curso Técnico Integrado

O curso técnico integrado é uma ótima opção para quem deseja se preparar para o mercado de trabalho, pois alia a formação acadêmica à prática profissional. Além disso, o curso técnico integrado possibilita ao aluno a obtenção de certificação em menor tempo, pois a carga horária é menor do que a de um curso técnico isolado.

Curso Técnico Concomitante

O curso técnico concomitante é uma ótima opção para quem deseja se especializar em determinada área e ao mesmo tempo concluir o ensino médio. Além disso, é uma forma de se preparar para o mercado de trabalho, pois o curso técnico oferece conhecimentos específicos e práticos para o desenvolvimento profissional.

Curso Técnico Subsequente

O curso técnico subsequente tem como objetivo aprimorar os conhecimentos adquiridos durante o ensino médio, oferecendo ao aluno a oportunidade de se especializar em determinada área. O curso técnico subsequente é oferecido em diversas áreas, como informática, mecânica, eletrônica, administração, entre outras.

O curso tem duração de dois anos, com aulas presenciais e a distância, e ao final do curso o aluno recebe um certificado de conclusão. O curso técnico subsequente é uma ótima opção para aqueles que desejam se especializar em determinada área e aprimorar seus conhecimentos.

Quais cursos para quem não concluiu o ensino médio?

No Brasil, existem diversos cursos que podem ser realizados sem a necessidade de conclusão do ensino médio. Os mais comuns são os cursos técnicos das áreas de mecânica, eletromecânica, elétrica, eletrotécnica, metalurgia, administração, informática, contabilidade, estética, enfermagem, entre outros. Também é possível realizar cursos profissionalizantes e de qualificação e aperfeiçoamento. Estes últimos são bastante úteis para quem deseja aprimorar seus conhecimentos para ingressar no mercado de trabalho ou para se aperfeiçoar em alguma determinada área.

Para quem busca se qualificar para melhores oportunidades de emprego, fazer um curso profissionalizante é uma excelente alternativa.

Similar Posts

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *