Como Trabalhar em Portugal – Dicas, Visto e Informações

A “terrinha” atrai muitos brasileiros. Conheça algumas dicas para trabalhar em Portugal, veja as oportunidades oferecidas e quanto ganha um brasileiro trabalhando em Portugal. Entenda como é é possível morar legalmente lá.

Publicidade



Entre 1500 e 1822, Portugal foi o colonizador do Brasil. Abstraindo as questões da subtração de recursos durante mais de três séculos, os lusitanos participaram ativamente em nossa identidade nacional, que se reflete na organização social, culinária, religião, folclore e muito mais. Trabalhar em Portugal, no entanto, não deixa de ser um choque cultural, apesar de não vir acompanhado de algumas barreiras.

Nós falamos o mesmo idioma, com algumas diferenças: os portugueses entram na “bicha” para esperar o “coletivo” (o ônibus); no futebol, atuam os guarda-metas (goleiros) e, para fechar a roupa, é necessário utilizar um “fecho de correr” (zíper).


Estas diferenças, no entanto, são mínimas. Assim como os brasileiros, os portugueses são emotivos e expansivos, gostam muito de festas ao ar livre e sabem preservar muito bem as suas tradições.

Um grande problema prejudica as nossas relações: não há necessidade de visto de entrada para viajar para Portugal (e vice-versa) e, como este país é uma espécie de porta de entrada para a Comunidade Europeia, muitos brasileiros, tentam atravessar ilegalmente as fronteiras, inclusive para serviços de prostituição e tráfico de drogas e armas.

Como trabalhar em Portugal

Visto de Trabalho em Portugal para brasileiros

Muitos brasileiros possuem dupla cidadania e, desta forma, podem trabalhar livremente no país, além de utilizar o passaporte para viajar pelos 27 países da Comunidade Europeia. Quem não tem este direito, no entanto, e quer trabalhar em Portugal, precisa tomar as seguintes providências:

  • obter uma proposta de trabalho no território português. Este visto é concedido apenas para estrangeiros convidados a trabalhar em Portugal, por iniciativas privadas ou governamentais. O país ainda não se refez completamente da crise econômica internacional e, por isto, as oportunidades deste tipo são escassas.

De posse do convite, os interessados devem procurar o Consulado de Portugal ou o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), caso já esteja em Portugal;

  • obter uma vaga de extensão universitária, especialização ou pós-graduação em uma universidade portuguesa.

A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, mantém convênio de intercâmbio com a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa.

O programa federal “Ciências sem Fronteiras” também oferece bolsas de estudos para jovens brasileiros que queiram se especializar em Portugal.

Sites importantes para conseguir emprego em Portugal

Nos endereços seguintes, é possível encontrar boas oportunidades para trabalhar em Portugal. Vale ressaltar, no entanto, que a imensa maioria das vagas destina-se a profissionais de nível técnico e superior. Outras vagas de emprego são destinadas a “acadêmicos com reconhecido saber universitário”.

Trabalhar em Portugal

Como Morar Legalmente em Portugal?

Para morar em Portugal, os brasileiros precisam cumprir uma das seguintes exigências:

1- trabalhar regularmente no país;

2- estudar (em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação);

3- comprar uma casa. O valor mínimo do imóvel é de 500 mil euros (cerca de R$ 2 milhões) e não há linhas oficiais de financiamento: é o chamado “visto dourado” (Golden Visa Portugal);

4- abrir um negócio. A iniciativa também faz parte do visto dourado. É preciso abrir uma empresa que gere ao menos dez empregos diretos ou transferir um capital mínimo de um milhão de euros;

5- tornar-se um empreendedor. Com a abertura de um negócio pequeno (previsto pelo governo), com aporte de capital de cinco mil euros, é possível obter a cidadania portuguesa e viver legalmente no país.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *