É preciso conhecer os princípios de metodologia científica para elaborar um projeto de pesquisa.

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Basicamente, uma pesquisa é um procedimento racional e sistemático para avaliar determinada situação e encontrar formas para eliminar problemas ou melhorar o rendimento. Trata-se de uma ferramenta utilizada quando não existe solução para uma questão crítica. Mas, para evitar perder o foco, é preciso elaborar um projeto de pesquisa detalhado, e isto segue algumas regras acadêmicas.

A pesquisa pode ser utilizada para identificar questões intelectuais ou práticas. Por exemplo, o desenvolvimento de um estudo sobre o funcionamento do cérebro inicialmente não tem implicações no cotidiano, mas, se esta pesquisa for prolongada para combater ou minimizar transtornos psicológicos, reveste-se de caráter eminentemente prático: a nova técnica passará a ser adotada em hospitais e clínicas.

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projeto de pesquisa

Como Elaborar um Projeto de Pesquisa

O primeiro passo do projeto de pesquisa é o levantamento dos recursos humanos, materiais e financeiros necessários. Pode ser necessário buscar o suporte de agências de fomento, que só investirão dinheiro num planejamento que considerarem interessante e viável. Cada agência ou câmara de graduação e pós-graduação possui critérios próprios para a elaboração do projeto, mas existem algumas linhas gerais.

O projeto começa com a “introdução e justificativa”. É preciso delimitar o objeto de estudo e apresentar um tema de pesquisa muito bem definido. Uma vez feito isto, é preciso demonstrar a necessidade para o meio acadêmico, a indústria, o terceiro setor, etc.

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O próximo item relaciona os “objetivos”. Pode haver um objetivo geral (como descobrir a cura da AIDS), mas ele deve ser fatiado em etapas. Neste exemplo, seriam objetivos plausíveis: mapear o RNA do vírus; identificar as publicações sobre os avanços do estudo; verificar a resposta do organismo a determinadas substâncias; etc.

O mesmo vale em qualquer área: numa pesquisa sobre o mercado, um administrador pode pretender estabelecer um plano de marketing para o varejo, mas será necessário primeiramente identificar o público alvo, sua renda, faixa etária, sexo, conhecer seus hábitos de consumo e estabelecer as técnicas para despertar o desejo do consumidor.

Ninguém parte do zero quando inicia um estudo: algum pesquisador, anteriormente, já realizou avanços na área. É importante fazer a “revisão da literatura” disponível sobre o tema escolhido: conceitos básicos, experimentos iniciais, inclusive para criticá-los e demonstrar as brechas nas pesquisas anterior.

Caso seja assim, é preciso comprovar que a metodologia proposta na pesquisa oferece respostas mais precisas e confiáveis. As respostas propostas para a resolução dos problemas não funcionam ou funcionam apenas parcialmente. É o momento de formular as “hipóteses”: verificar em que momentos o processo e estabelecer teorias para entendê-lo.

É necessário relacionar o “material e métodos”. Na maioria dos casos, a pesquisa exige traduções, experimentos em laboratórios, equipamentos específicos. Igualmente necessário é definir os métodos e técnicas que serão aplicados nas diferentes fases da pesquisa.

Por fim, define-se o “cronograma”. Os prazos estipulados devem ser cumpridos à risca e, em casos de atrasos, é preciso justificá-los com precisão. Para encerrar, é preciso relacionar as “referências bibliográficas”, com todos os textos que norteiam o projeto de pesquisa.

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