Visto Americano – Como Tirar, Agendamento e Informações

Para viajar para os EUA, é preciso passaporte válido e visto de entrada. Confira como obtê-lo.

Ao contrário de muitos países, os EUA exigem visto de entrada para turistas e negociantes brasileiros que queiram visitar o país. Nos países do MERCOSUL, só é necessária a apresentação da carteira de identidade e, em muitos países da Europa, o passaporte com validade de seis meses é suficiente para passar pela alfândega.

Visto de entrada nos EUA

visto americano



Para os EUA, no entanto, é um longo processo. A primeira etapa é o preenchimento, em inglês, do formulário eletrônico DS-160, disponível no site https://ceac.state.gov/genniv. A solicitação do visto de entrada deve ser impressa com o correspondente código de barras. Em caso de dúvidas, é possível acessar o site www.travel.gov, que orienta sobre como preencher o formulário.

Existem alguns casos especiais. Comerciantes e investidores devem preencher também o formulário DS-156E, no site http://www.state.gov/documents/organization/79963.pdf. Para os noivos não imigrantes, o formulário adicional é o DS-156K, disponível no site http://www.state.gov/documents/organization/82063.pdf.

No momento do preenchimento, o turista deve informar o consulado em que será realizada a entrevista: Brasília, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo.

O segundo passo é recolher a taxa de solicitação de visto de entrada (MRV). Quem viaja em família precisa pagar a MRV para cada requerente. Feito isto, é preciso agendar uma visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), em Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo (os endereços estão no site http://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/us_asc_information) e a entrevista no consulado.

Para o agendamento, o requerente deve ter em mãos a página de confirmação do formulário DS-160 (com o código de barras), o recibo de pagamento da MRV e o passaporte. Outras informações podem ser solicitadas: o número do formulário I-20 (para brasileiros que pretendem estudar nos EUA), número de petição do formulário I-797 (para trabalhadores temporários) e o número do processo para solicitantes de visto de imigrante. Toda esta documentação, além de uma foto 5×7 com fundo claro, deve ser apresentada no momento da entrevista.

Os requerentes menores de 16 anos ou maiores de 66 anos não precisam passar pela entrevista no consulado, nem precisam fornecer suas impressões digitais, mas precisam apresentar a documentação relacionada no momento da expedição do visto de entrada.

visto eua

Visto Americano

Em caso de renovação de vistos emitidos a partir de janeiro de 2008, vencidos há menos de 48 meses, não é necessário agendar nova entrevista, mas é preciso comparecer ao consulado com toda a documentação acima relacionada (inclusive o pagamento da MRV), desde que sejam da mesma categoria (não imigrante, estudante, comerciante, etc.). Quem teve um visto emitido até 2007 precisa repetir todo o processo.

O visto de entrada nos EUA pode ser negado pelo consulado. Os principais motivos são: não preencher os requisitos da imigração americana, irregularidade no preenchimento dos formulários, ausência ou insuficiência de documentos ou necessidade de informações adicionais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *