Vale a Pena Fazer Cursos Online com Certificado?

Resposta rápida: sim. Quem é usuário assíduo de internet já está acostumado com a grande oferta de cursos online, sejam estes de aperfeiçoamento, graduação, pós-graduação ou até mesmo livres. Porém, quem não mantém a internet em sua rotina, ainda meio que “torce o nariz” pra este tipo de curso. Isso é comum, já que – há alguns anos e até mesmo atualmente – ainda existem pessoas que preferem não utilizar o sistema de internet banking, mesmo este sendo um serviço tão básico e inofensivo para uma grande parcela da população.

cursos online valem a pena?

Como Escolher o Melhor Curso Online

Assim como os cursos presenciais, existem cursos online bons e ruins. Antes de clicar no botão de “Matricule-se” é preciso analisar a instituição e o sistema de ensino, bem como as tecnologias e estruturas utilizados na aprendizagem, a fim de evitar futuros arrependimentos. Uma boa dica é fazer os seguintes questionamentos, antes de escolher um curso online:



  • Qual o conteúdo do curso?
  • Quem são e quais as formações dos docentes?
  • É uma escola renomada?
  • Qual a plataforma utilizada?
  • Quais os recursos disponibilizados?
  • Há suporte especial ao aluno?
  • Qual o valor do investimento e a forma de pagamento?
  • Qual a opinião dos alunos que já passaram pela escola?

Manter a Disciplina é Essencial

Vale salientar ainda que os cursos online não são para qualquer um. Para obter êxito nos estudos, o aluno deve ser disciplina. Apesar da modalidade EAD oferecer flexibilidade de horários e a vantagem de o aluno estudar quando e onde quiser, é preciso manter-se atento à rotina de estudo, para que o resultado esperado seja alcançado.

Outro adendo é sobre a estrutura necessária para o aprendizado do conteúdo: certamente cursos que exigem apenas bagagem teórica podem ser estudados de forma on-line e sem dificuldades – diferente de cursos que exijam atividades práticas.

cursos grátis online

Cursos Online São Mais Econômicos

cursos online gratisUma das vantagens que atraem cada vez mais as pessoas para a realização dos cursos online é o baixo custo, comparando-se às altas mensalidades cobradas por escolas presenciais. Sem contar que, dependendo do curso em questão, é preciso de deslocar para outra cidade ou estado, o que gera gastos extras com transporte, hospedagem e alimentação.

Dentre as escolas que oferecem cursos online com preços realmente acessíveis, a Cursos 24 Horas e a Buzzero são destaques. Na Cursos 24Horas é possível fazer cursos de diversas áreas por apenas R$20,00 (taxa única). Já na Buzzero, há cursos específicos nas áreas de culinária, informática, artesanato e outros por R$19,90.

No caso das duas plataformas citadas, após a conclusão do curso o aluno recebe um certificado, o qual permite comprovar o conhecimento adquirido durante os módulos. O certificado também pode complementar grades curriculares de cursos superiores, em caráter extraclasse.

Devo Investir em um Curso Online?

Se você possui foco, disciplina, quer deixar a sua rotina mais flexível e procura por economia, os cursos online são a opção mais acertada. Porém, antes de efetivar a sua matrícula, utilize nossas dicas e escolha o curso e escola ideal, prezando sempre pela qualidade!

+ Confira: Como Fazer um Curso Online com Certificado pela Internet


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Vale a Pena Fazer Cursos Online com Certificado?

  1. Com certeza os cursos on line vem preencher uma lacuna que é a falta de tempo de se profissionalizar e se preparar melhor para o mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *