Tecnólogo em Processos Gerenciais

Cursos Gratuitos // Cursos Profissionalizantes, Cursos Técnicos // Tecnólogo em Processos Gerenciais



Voltado para as práticas administrativas, o curso de tecnólogo em processos gerenciais é uma boa opção de graduação.

O curso de processos gerenciais é a aplicação de conhecimentos e técnicas administrativos para organizar com eficiência qualquer empresa ou negócio. É uma graduação tecnológica, um curso mais voltado para as questões práticas do dia a dia profissional: o foco não é a teoria administrativa. Por isto, é um curso mais rápido: em quatro semestres, o aluno recebe o diploma de nível superior.

O primeiro curso de processos gerenciais foi implantado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 2010 e reconhecido pelo Ministério da Educação no final do ano seguinte, com a formatura da primeira turma. De lá para cá, diversas instituições públicas e particulares de nível superior passaram a oferecer vagas em todo o Brasil, inclusive na modalidade a distância (EAD), em que o aluno só precisa se deslocar para a faculdade uma vez por semana. Algumas faculdades ministram as aulas nos finais de semana.

O tecnólogo em processos gerenciais administra o patrimônio, pessoal, finanças e logística, apesar de haver graduações tecnológicas específicas para cada uma destas áreas. O curso é mais generalista, oferecendo aos estudantes um panorama amplo sobre a rotina gerencial. Mesmo assim, algumas faculdades dão ênfase numa área específica, como previdência e seguros. Por isto, é importante estar atento à grade curricular, no momento de prestar o vestibular.

Publicidade

tecnólogo em processos gerenciais

Curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais

Durante o curso de tecnólogo em processos gerenciais, os alunos estudam orçamentos, administração de RH, técnicas de marketing, planos de negócios, gestão de materiais, de serviços e de patrimônio, logística, planejamento comercial e financeiro, formação de preços, sistemas de informação (informática aplicada aos negócios, como o e-commerce), controles de qualidade, etc.

A formação em Processos Gerenciais é complementada com disciplinas da área de humanas: psicologia, economia e ética profissional. Para obter a graduação, geralmente é necessária a apresentação do trabalho de conclusão do curso: um plano de negócios, desde o planejamento até o atendimento ao cliente.

Como toda graduação tecnológica, o curso de processos gerenciais permite a continuidade dos estudos acadêmicos, numa pós-graduação lato ou stricto sensu. A diferença é que, ao contrário dos bacharéis e licenciados, que recebem diplomas ao final do curso, os tecnólogos recebem um certificado de conclusão. O curso também permite prestar concursos públicos que exigem nível superior.

tecnólogo em processos gerenci

+ Confira: Tecnólogo ou Bacharel: Diferenças entre Cursos de Nível Superior

O mercado de trabalho nessa área é bastante amplo: todas as empresas de pequeno e médio porte precisam de um profissional que atenda às necessidades administrativas e burocráticas para poder desenvolver suas atividades, na indústria, comércio ou prestação de serviços.

Como o setor de serviços é o que mais cresce no país (de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, representa 68,5% da atividade econômica brasileira), o tecnólogo em processos gerenciais pode atuar também como consultor para pequenas empresas e empreendedores individuais, organizando a documentação, regularizando a situação junto aos órgãos competentes, etc.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...