Sustentabilidade Ambiental – O que é? Conceito e Projetos

Atualmente muito se falar sobre sustentabilidade. Em casa, na escola, universidade, trabalho, em praticamente tudo, a expressão “ser sustentável” se tornou praticamente um mantra. Mas afinal, o que se quer dizer com o ser sustentável? O que de fato é a Sustentabilidade Ambiental e como ele tem ligação direta e indireta como nossas vidas, estudos e trabalhos?

Entenda um pouco mais sobre esse conceito que se tornou o hino do século na busca por um mundo mais verde.

Sustentabilidade AmbientalConceito de Sustentabilidade Ambiental

O conceito de sustentabilidade ambiental diz respeito à agir no período presente para melhorar a situação ambiental do planeta para as gerações futuras. Essa melhoria é feita a partir de atitudes tomadas no período atual, dentro de sua casa, de seu trabalho e atividades rotineiras. Os recursos naturais de nosso planeta são finitos e vem sendo gastos de forma insustentável por gerações e gerações, visando apenas o crescimento focado em economias, sem planejamento, com gastos abusivos de energia, e má utilização dos recursos naturais em benefício deste crescimento desenfreado.



E como é possível ajudar o planeta com ações de sustentabilidade? Primeiramente é preciso que, quando se faça necessária a exploração de recursos vegetais e/ou florestais, essa ação seja realizada de modo controlado, com garantias de replantio, por exemplo. Além disso, existem áreas que são de preservação, ou seja, não destinadas para benefícios da economia. Tais áreas devem então permanecer preservadas, o que não acontece em diversas partes do mundo. A exploração de petróleo, carvão e outros tantos recursos minerais, também devem ser realizadas de maneira controlada.

Projetos de Sustentabilidade Ambiental

Dentro do seu dia a dia, ações sustentáveis também podem ser incluídas, como o consumo de alimentos orgânicos (que não agridem a natureza e são extremamente benéficos ao organismo humano), consumo controlado de água para evitar desperdícios irreversíveis, não poluição de fontes hidráulicas (como córregos), além da já tão conhecida reciclagem do lixo doméstico.

Na empresa, tais atitudes também podem ser tomadas. Ações relacionadas à reciclagem de lixo e reciclagem de resíduos sólidos, diminuindo a quantidade de contaminações de solo e por consequência reduzindo a retirada de recursos minerais. Estimular o desperdício de matérias primas (como papel, por exemplo) também pode ser ações simples implantadas na rotina empresarial que, no fim das contas fazem diferença.

+ Confira também:

Sustentabilidade Ambiental

Atitudes Sustentáveis nas Empresas

É claro que tais atitudes sustentáveis provavelmente não serão sentidas imediatamente. Lembre, o conceito visa sempre o futuro, uma vez que nosso meio ambiente já se encontra em estado debilitado devido, justamente, a ações das gerações passadas. A melhoria deste quadro só é sentida a longo e médio prazo, mas evitar que a situação se agrave desde já é melhor do que piorá-la e deixar para as próximas gerações a terrível tarefa de tentar reverter um quadro cada vez mais crítico.

Sustentabilidade Ambiental


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *