SISU – Como Funciona? Inscrições e Resultados

Cursos Gratuitos // Ministério da Educação // SISU – Como Funciona? Inscrições e Resultados



O Sistema de Seleção Unificada (SISU) foi criado em 2010, pelo Ministério da Educação. Instituições públicas de nível superior oferecem vagas para estudantes que tenham prestado o ENEM (Exame Nacional de Nível Médio). No SISU, os candidatos fazem suas opções de inscrição pela internet, inclusive indicando se desejam concorrer a vagas destinadas às políticas de inclusão social (cotas para negros, índios e seus descendentes e estudantes que tenham cursado escolas públicas).

A seleção ocorre duas vezes por ano e, durante o período de inscrição, os candidatos podem alterar as opções. Os alunos são classificados de acordo com a nota do ENEM; em alguns casos, as instituições participantes utilizam outros critérios. Estudantes não selecionados podem permanecer na lista de espera, mas, para isto, precisam declarar este interesse no prazo estipulado no cronograma do SISU.

SISU

SISU 2013 – Inscrições e Informações

Todas as universidades e instituições de ensino tecnológico federais utilizam o SISU para selecionar novos alunos. Além disto, algumas instituições estaduais também usam o sistema. Em 2012, aderiram ao SISU escolas da Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraíba, num total de 12 instituições.

Publicidade

Inscrições SISU 2013

O SISU oferece vagas nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas. A cada semestre, são selecionados cerca de 80 mil candidatos; este número cresce a cada edição. Alunos que tenham tirado nota zero na redação do ENEM e/ou tenham tirado nota global abaixo da média nacional são automaticamente desclassificados.

Inscrições abertas: 07/01/2013 a 11/01/2013

Número de vagas: 129.279 (em 101 instituições públicas por todo Brasil)

Quantidade de cursos: 3.751 tipos de cursos diferentes

Faça sua inscrição no SISU 2013 aqui: sisu.mec.gov.br

Os interessados devem inscrever-se apenas pela internet e não são cobradas taxas. É preciso informar o número de inscrição no ENEM e a senha cadastrada (caso tenha perdido, é possível recuperá-los no site do exame). Em geral, as inscrições são aberta 15 dias depois da divulgação das notas do ENEM. Cada universidade exige uma relação de documentos, portanto, é preciso estar atento para providenciar as cópias a tempo de fazer a matrícula.

Alunos que tenham participado do SISU anteriormente podem refazer a inscrição, desde que tenham prestado o ENEM solicitado na edição. Da mesma forma, quem está cursando o nível superior pode inscrever-se, desde que a faculdade seja particular; por lei, não é permitido matricular-se em duas universidades públicas simultaneamente.

A concorrência no SISU

Ao receber o número de inscrição do candidato, o SISU recupera automaticamente a nota obtida no ENEM. Candidatos que optem por vagas reservadas a ações afirmativas concorrem apenas entre si (a seleção para negros, indígenas e alunos de escolas públicas é feita em separado). O sistema seleciona os que tenham obtido as melhores notas.

+ Você é a favor das cotas? Leia nosso artigo sobre isso: Cotas nas Universidades Públicas do Brasil

Os alunos podem escolher duas carreiras de nível superior (por exemplo, Direito e Economia), indicando a primeira opção. Caso a nota não seja suficiente, os candidatos podem ser selecionados para a segunda opção. Como é possível alterar os cursos indicados no momento da inscrição até o final do prazo, alguns estudantes com baixas notas no ENEM verificam a concorrência e procuram cursos com menos candidatos por vaga. Diariamente, o sistema divulga a pré-classificação e as notas de corte.

Algumas universidades, em vez de fazer a seleção em separado, confere uma pontuação extra para os alunos que concorrem a vagas reservadas. A nota do ENEM é somada a um bônus, que varia de instituição para instituição e o candidato concorre com todos os demais, na chamada “ampla concorrência”.

SISU

Resultados e matrícula do SISU

Os resultados são informados no site do MEC e através do telefone 0800-616161. Em caso de notas iguais, o desempate é feito de acordo com os seguintes critérios:

  • Maior nota em redação;
  • Maior nota em linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Maior nota em matemática e suas tecnologias;
  • Maior nota em ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Maior nota em ciências humanas e suas tecnologias.

As matrículas são feitas diretamente na universidade para a qual o aluno foi selecionado. É importante ficar atento ao cronograma da instituição, horários de atendimento e documentação requerida. Alunos classificados para a primeira opção que tenham feito são automaticamente excluídos do SISU, mesmo que não façam a matrícula.

Os interessados podem candidatar-se simultaneamente ao SISU e ao PROUNI (Programa Universidade para Todos, também gerenciado pelo MEC); no entanto, é vedado ao aluno bolsista do PROUNI cursar uma universidade pública ao mesmo tempo. Caso tenha sido selecionado pelos dois programas, terá que optar por um deles.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Ministério da Educação , ministerio da educação cursos gratuitos
Comente no Facebook

1 Comentário sobre "SISU – Como Funciona? Inscrições e Resultados"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. carlos alberto dias dos santos disse:

    eu fis a prova por duas vezes no enem não consegui ver o resultado de nenhuma delas a utima foi em 2010 pois eu perdi a ficha de escrição e a senha como devo fase para me escrever no sisu

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...