SENAI Cursos – Como se Inscrever nos Cursos Gratuitos

Cursos Gratuitos // Cursos SENAI // SENAI Cursos – Como se Inscrever nos Cursos Gratuitos



O SENAI oferece centenas de cursos profissionalizantes em todo o país.

O Serviço Nacional da Indústria – SENAI – foi criado em 1942. Trata-se de uma instituição não governamental, mantida por seus associados. Faz parte do Sistema CNI (Confederação Nacional da Indústria) e atua em todos os níveis. Sua presença na educação brasileira é muito mais importante nos cursos profissionalizantes na área industrial: de formação inicial e continuada, técnicos (de nível médio) e de nível superior (graduação e pós-graduação).

cursos senai

O Sistema CNI engloba, além do SENAI, o SESI (Serviço Social da Indústria), responsável pela educação regular (ensino fundamental e médio), saúde e lazer dos industriários do país, e o IEL (Instituto Euvaldo Lodi), que desenvolve a capacitação de empresários e mantém um banco de estágios.

Publicidade

O SENAI oferece cursos profissionalizantes presenciais e online em todo o país. No site www.senai.br, é possível encontrar as opções disponíveis em cada unidade da federação e também os mais de 200 cursos virtuais em mais de 20 áreas tecnológicas. Todas as unidades do SENAI mantêm totens com acesso à internet, para consulta dos cursos disponíveis.

Além disto, a instituição desenvolve cursos específicos para as necessidades de seus afiliados (todo o parque industrial do país), inclusive ministrando aulas na própria empresa. A cada ano, são registradas mais de 700 mil matrículas nas escolas do SENAI.

senai como se inscrever

Cursos Gratuitos do SENAI

Com o programa Educa Mais, o SENAI oferece vagas gratuitas em seus cursos profissionalizantes, destinadas prioritariamente para desempregados inscritos no SINE (Sistema Nacional de Emprego) e jovens de 16 a 23 anos matriculados na rede pública de ensino. Alunos que já concluíram um curso precisam esperar seis meses para se candidatar a uma nova vaga.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado em 2011, para ampliar a oferta de vagas gratuitas no ensino profissionalizante e tecnológico. O SENAI também participa do programa, destinado aos trabalhadores com registro em carteira, indígenas, quilombolas, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, beneficiados com programas federais de transferência de renda, praças das Forças Armadas ou atiradores do Tiro de Guerra com baixa do serviço militar e estudantes matriculados na rede pública.

senai cursos

Como se Inscrever nos Cursos SENAI

Não existe uma forma única de ter acesso aos cursos profissionalizantes do SENAI. Os departamentos regionais, sediados em cada Estado, têm autonomia administrativa para desenvolver os cursos (carga horária, conteúdo curricular, etc.), de acordo com as necessidades específicas de cada localidade.

No site citado acima, é possível identificar o site específico de cada UF e também os telefones de informações. As páginas eletrônicas do SENAI relacionam todos os cursos, com a descrição, pré-requisitos, abertura de inscrições, mensalidades, etc. Marque a página da sua cidade ou Estado como favorita e acompanhe as novidades do setor. Vale a pena mesmo para ex-alunos, que podem se reciclar com novas atividades na instituição.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

1 Comentário sobre "SENAI Cursos – Como se Inscrever nos Cursos Gratuitos"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Adélia Maria Duarte disse:

    O SENAI e um es cola , Que dá chance pros jovem e pessoas que querem se qualifica ,profissionamente

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...