Radiologia Industrial – O que é? Tudo sobre o Curso e Salário

A radiologia industrial inspeciona materiais, sem destruí-los nem alterar suas propriedades e características.

Os processos de qualidade dos produtos e materiais utilizados na indústria incluem o uso da radiologia industrial. Trata-se do uso de raios X, gama e radiações ionizantes, para inspecionar a matéria prima que será empregada na fabricação. Estes processos são realizados por exames não destrutivos (END), analisando a parte interna, que investigam a sanidade e qualidade do produto, sem promover alterações. Uma das principais técnicas é a radiografia.

A radiologia industrial é aplicada principalmente em petroquímicas, empresas de geração de energia, montadoras de autos, siderúrgicas, estaleiros, fábricas de aeronaves, armas e munições. Com o início da exploração de petróleo na camada do pré-sal, as oportunidades de emprego devem aumentar consideravelmente.



radiologia industrial

Radiologia Industrial

Seu uso é comum também na eliminação de bactérias presentes em alimentos, cosméticos, embalagens, produtos farmacêuticos e hospitalares. Na ourivesaria, as técnicas aceleram a formação de pedras preciosas sintéticas. Na indústria do papel, a radiologia industrial garante que todas as folhas tenham a mesma gramatura e formato. Museus e bibliotecas usam a irradiação para preservar livros antigos.

As funções deste profissional incluem ainda a instalação e inspeção de equipamentos de proteção radiológica, o acompanhamento das regras de segurança, planejamento, implementação e supervisão do uso dos equipamentos e das atividades dos operadores, tecnicamente considerados indivíduos ocupacionalmente expostos (IOE).

A radiologia industrial começou a ser utilizada durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), para a inspeção de aeronaves e equipamentos. Sua aplicação na indústria civil, porém, só se popularizou na segunda metade do século XX.

A formação profissional na área

Existem cursos que formam técnicos de radiologia industrial, cujo mercado de trabalho é a operacionalização dos equipamentos empregados na inspeção por irradiação. A duração é de três anos e os pré-requisitos variam de Estado para Estado. Em São Paulo, por exemplo, o candidato deve ter concluído o primeiro ano do ensino médio numa escola regular.

radiologia industrial

Radiologia industrial é também uma especialização (pós-graduação lato sensu) destinada a tecnólogos em Radiologia, biomédicos, físicos, farmacêuticos e engenheiros de diversas modalidades. Os cursos encontrados têm duração de 360 horas, em um ano de aulas. Não é necessária a defesa de tese acadêmica, mas muitas faculdades exigem a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

Curso, salários e informações

No curso, são estudadas as aplicações da radiologia industrial, proteção radiológica, física atômica e nuclear, END, técnicas e equipamentos radiográficos, efeitos das radiações, além de gestão de pessoas e equipes e disciplinas clássicas dos cursos de pós-graduação, como epistemologia e técnicas de pesquisa. Além da autorização do Ministério da Educação (MEC), as instituições de nível superior precisam da aprovação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM) para manter o curso.

O salário inicial médio de um técnico de inspeção radiológica industrial é de R$ 4.000,00 mensais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *