Quem Pode Participar do ENEM, PROUNI e SiSU?

O ENEM pode ser prestado por qualquer candidato, mas ele é pré-requisito para participar do PROUNI e do SiSU.

Em primeiro lugar, vamos entender esta sopa de letrinhas. O ENEM é o Exame Nacional do Nível Médio, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade das escolas brasileiras. Ele é geralmente prestado por concluintes do 3º ano do antigo segundo grau, mas todos os formados podem participar dele.

Por fim, o ENEM também é utilizado para certificar a conclusão do ensino médio para jovens e adultos que não puderam cursar os estudos na idade considerada adequada, que se preparam em escolas públicas e privadas para as provas de Linguagens (Português, Inglês ou Espanhol e Redação), Matemática, Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).



enem prouni e sisu, quam pode participar?

Quem Pode e Como Participar do ENEM, PROUNI e SiSU?

Em 2013, a taxa de inscrição foi fixada em R$ 35,00, mas ficaram isentos do pagamento os estudantes que concluem o ensino médio nesse ano e pessoas carentes, com renda mensal per capital de até 1,5 salário mínimo nacional. É preciso declarar esta condição socioeconômica no momento da inscrição, feita no site do MEC (www.portal.mec.gov.br).

A partir de 2009, a classificação obtida no ENEM passou a ser utilizada para selecionar os candidatos aos cursos das universidades federais: é o SiSU – Sistema de Seleção Unificada. É apenas uma classificação centralizada de todos os estudantes, organizada eletronicamente; não é necessário submeter-se a novas provas, mas os alunos que obtiveram nota zero em Redação não podem participar.

Os interessados no SiSU se inscrevem no mesmo site e podem alterar suas opções de acordo com a concorrência, a partir do segundo dia de inscrição até o final do prazo. Nos últimos anos, diversas instituições privadas de ensino superior a também algumas estaduais aderiram ao SiSU, usando as notas do ENEM como primeira fase ou simplesmente substituindo o processo seletivo.

como participar do sisu enem prouni

O PROUNI – Universidade para Todos – é também um programa federal para a concessão de bolsas de estudos universitários para estudantes carentes. O benefício pode ser parcial (de 50%) ou integral. As instituições de ensino participantes ganham incentivos fiscais e outros subsídios. As notas do ENEM são a base para a classificação para o PROUNI. A documentação necessária está no site do MEC.

Em tempo: para obter o FIES – Programa de Financiamento Estudantil –, que antecipa parcial ou totalmente o pagamento das mensalidades até que o aluno conclua seus estudos, também é necessário participar no ENEM. Desde 2012, o FIES pode ser solicitado em qualquer época do ano, e não apenas no momento da matrícula. Assim, um estudante que perca os rendimentos não precisa trancar a matrícula.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Quem Pode Participar do ENEM, PROUNI e SiSU?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *