Quais as Profissões do Futuro? Tenha uma Carreira Promissora!

Com o mundo mudando numa velocidade nunca antes vista, o mercado de trabalho se comporta da mesma maneira e cada ano novos cargos e empregos surgem. Uma matéria da revista americana Forbes aponta que os dez empregos que mais cresceram no último ano não existiam há 10 anos. A mudança no mercado de trabalho surgindo as famosas “profissões do futuro” é tão notável, que grande parte do que um aluno de um curso universitário na área tecnológica, como Engenharia de Computação, aprende no seu primeiro semestre, poderá estar obsoleta ao deixar a universidade.

Profissões do Futuro

O que tudo isso significa é que a adaptação e a constante atualização são os pré-requisitos de qualquer profissão do futuro. É só imaginar que a maioria das grandes empresas interagem com seus clientes através de redes sociais, que era uma tecnologia incipiente há dez anos.



As profissões do futuro exigem um candidato com boa formação, especializado e, sobretudo, sociável. O típico “Nerd” bem sucedido, com pouca capacidade de comunicação, não tem espaço no mercado atual, o que as empresas procuram são profissionais criativos e que saibam se relacionar e interagir com seus colegas de profissão e claro com seus próprios clientes.

Quais as profissões do futuro no Brasil ?

Veja abaixo as cinco profissões mais promissoras no Brasil para os próximos anos.

Desenvolvimento de Aplicativos

Desenvolvimento de Aplicativos

Com o aumento da venda de smartphones e tablets no país, a demanda por profissionais que desenvolvam aplicativos para esses celulares cresceu muito. As principais plataformas onde esse aplicativos são desenvolvidos ainda são iOS (da Apple) e o Android (apoiado pelo Google), no entanto há demanda também por desenvolvedores na plataforma Windows Phone, ainda que em menor quantidade.

A demanda por aplicativos cresce em vários mercados, desde a criação de jogos até aplicativos coorporativos, como controle de frota. O mercado de Aplicativos é muito amplo e possui como clientes empresas dos mais diversos mercados, reforçando seu potencial.

Gerentes de Projetos

Gerentes de Projetos

A busca por profissionais habilitados em gerenciar projetos, das mais diferentes naturezas, cresce em ritmo forte. O mercado demanda profissionais capaz de gerir pessoas, tempo e custos de maneira eficaz.

O Brasil vive um momento Ímpar na sua história econômica: o país será sede de importantes eventos mundiais, um mega-pacote de investimento em infraestrutura foi anunciado e o país vem sendo apontado como potência energética devido às reservas de petróleo no Pré-Sal. Nesse cenário, diversos empreendimentos, que variam de sistemas de controle a plataformas de petróleo, estão sendo desenvolvidos, crescendo a demanda por profissionais capazes de coordenar a execução desses empreendimentos.

O Gerente de projetos é um profissional multidisciplinar, que pode atuar nos mais diversos campos, desde a construção civil à projetos de TI (Tecnologia de Informação), tornando-o o mais apto para responder a essas demandas do mercado.

O Gerenciamento de projetos é ensinado no nível de pós-graduação, no entanto o que o mercado mais valoriza são os profissionais com certificado PMP. Esse certificado é emitido por uma empresa Americana, a PMI, e exige muito estudo e experiência para sua obtenção. Engenheiros, Administradores e Economistas, são as principais formações encontradas entre os gerentes de projetos.

Gerente de Mídias Sociais

Gerente de Mídias Sociais

O Crescimento das redes sociais foi um processo que revolucionou a maneira das empresas se comunicarem com seus clientes. O que começou com a criação de páginas pessoais hoje se tornou um dos canais de comunicação mais valorizados e praticamente todas as empresas grandes possuem alguma atuação nesse setor.

Profissionais de Marketing, Publicidade e Computação são os mais requisitados para esse cargo, que tem como função entender o que o cliente deseja, através das mais diversas redes sociais (Facebook, Twitter, etc), verificar possíveis reclamações  de clientes insatisfeitos e de uma maneira geral tentar criar uma boa imagem da empresa na internet.

Relações Governamentais

Esse é um dos novos cargos que recebe os melhores salários. A função desse profissional é ser a interface entre a empresa e agências reguladoras do Governo, como Anatel, Aneel ou Anac.

Esse profissional possui uma vasta atuação e demanda profissionais com um bom preparo legal, técnico e de comunicação, uma combinação difícil de se encontrar no mercado. Os salários podem chegar a cerca de R$50.000, pois suas responsabilidades incluem questões legais (multas, punições), questões econômicas (reajuste de preços) ou questões ambientais (licenças ambientais), e como os principais contratantes são empresas de grande porte, essas questões costumam envolver quantias de alguns milhões de reais.

Especialistas em questões Ambientais

A procura desse profissional cresce junto com o foco que a sociedade vem tendo sobre as questões ambientais. Uma empresa poluidora, sofre punições não só através de multas, mas principalmente através de prejuízos à sua imagem.

O especialista em questão ambiental tem como responsabilidade evitar desastres ambientais, criando protocolos de execução das tarefas, como também criar um plano de contenção de danos uma vez que o desastre ocorra.

Profissionais com formação em Engenharia Ambiental, são os mais procurados para esse cargo, porém como a oferta desse tipo de mão de obra é escassa, engenheiros de outras especialidades como civil, vêm suprindo essa carência.

O que as empresas procuram nos profissionais do futuro?

  • Bom relacionamento interpessoal
  • Pró-atividade e atitude
  • Vontade de evoluir na carreira
  • Flexibilidade e adaptabilidade


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

4 comentários em “Quais as Profissões do Futuro? Tenha uma Carreira Promissora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *