Provas do ENEM – Confira as Provas Anteriores para Estudo

Estudar com as provas anteriores do ENEM é uma das principais dicas dos especialistas.

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – foi criado em 1998, com o objetivo inicial de avaliar a situação das escolas públicas brasileiras. Verificando o nível de aprendizado dos alunos, o Ministério da Educação pode traçar suas políticas de fomento.

O Exame é organizado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Uma vez que os testes não avaliam apenas o conteúdo apreendido, mas a capacidade de relacioná-lo com outras disciplinas e aplicá-lo no cotidiano, educadores recomendam que os alunos acessem as provas anteriores do ENEM, como um treino para melhorar o desempenho.



provas enem

Provas Anteriores do ENEM

Consiste numa série de provas para avaliar as habilidades dos concluintes do antigo 2º grau em Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). Ele é utilizado como processo seletivo de todas as universidades federais e como a primeira fase dos vestibulares para muitas instituições estaduais e privadas.

Prestar o ENEM é pré-requisito para se candidatar ao SiSU (Sistema de Seleção Unificado), que classifica os estudantes para as instituições de ensino acima apresentadas e também para o PROUNI (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades particulares.

Quem não teve oportunidade para cursar regularmente o ensino médio deve prestar o ENEM para obter o certificado de conclusão do curso. Muitas escolas públicas oferecem material didático e tutoria para estes alunos, que não precisam ter frequência mínima.

O INEP disponibiliza os testes aplicados em todas as provas anteriores do ENEM. Basta acessar a página www.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos. Como já foram prestados 15 concursos, o ideal é estudar uma edição a cada 20 dias, para ter tempo de absorver ou rememorar os conteúdos.

enem provas

É preciso muito cuidado com a redação. Em todas as provas anteriores, foi solicitado que os alunos refletissem sobre um fato atual; em 2012, o tema foi “A imigração para o Brasil no século XXI”. É preciso discutir situações concretas: neste caso, a entrada de haitianos, além de bolivianos e paraguaios que entram (muitas vezes de forma ilegal) no país.

+ Confira também:

Como são milhares de textos a serem lidos, alguns candidatos brincam ou fogem completamente do tema e mesmo assim, obtêm boas notas. Mas é melhor não se fiar nesta possibilidade. Elas chamam a atenção da imprensa, mas são casos isolados e, para este ano, depois do “Hino do Palmeiras” e da “Receita de Macarrão”, a correção deve ser bem mais severa.

É importante lembrar que o ENEM se diferencia dos vestibulares tradicionais por não exigir fórmulas, conceitos, datas e definições. Portanto, estudar apenas com livros didáticos não prepara o aluno para enfrentar o exame. É preciso dedicar parte do dia para ler jornais e revistas e assistir a noticiários e documentários. Mesmo para responder às questões de Literatura, é preciso ter espírito crítico para identificar a realidade sociopolítica e cultural em que a obra foi escrita.

Manter os estudos em dia, revisar o aprendido e relacioná-lo ao cotidiano, fazer as provas anteriores do ENEM e identificar as maiores dificuldades, para superá-las: com tudo isto, o sucesso na prova está garantido.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *