Como se Preparar para a Prova de Inglês do ENEM 2015

O caminho para a universidade pública é o ENEM. Veja algumas dicas para se dar bem na prova de inglês.

A prova de inglês do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é bem curta. Nas últimas edições, foram aplicadas entre cinco e dez questões apenas (neste ano, a prova deverá ter somente cinco questões). Mesmo assim, é extremamente importante responder corretamente a elas, para obter um bom resultado global.

Publicidade



Dicas de inglês para o ENEM

enem prova de inglês

O mais importante é lembrar que, assim, como em todas as provas do ENEM, o inglês também possui vários níveis de dificuldade. As perguntas da prova exigem interpretação de texto, por meio de ilustrações, de cartoons ou mesmo de um texto simples. Além de saber inglês, é preciso estar atento a atualidades e a conhecimentos específicos exigidos em outros exames.


Esta é uma característica básica do ENEM: a interdisciplinaridade. A prova de Matemática interage com a de Português, que interage com a de Ciências da Natureza, e assim por diante. Na maioria das questões, são necessários outros conhecimentos, além do inglês.

prova de inglês enem

O que cai na prova de inglês do ENEM?

O ENEM é caracterizado por propor assuntos relativos a assuntos importantes do cotidiano. O enunciado das questões é apresentado em inglês, mas as alternativas de respostas são sempre redigidas em português. O objetivo principal da banca examinadora é saber se os candidatos estão em dia com os principais fatos do dia a dia.

Por isto, além de estudar inglês, é preciso ler jornais e revistas, assistir a noticiários, discutir com os colegas sobre o que a mídia está apresentando. Por exemplo, o que você sabe sobre o Estado Islâmico? Qual é a proposta do governo para a educação? A Rússia está em linha de confronto com os EUA? Um destes temas certamente estará presente no ENEM – e não apenas na prova de inglês.

+ Leia:

Talvez por questões ideológicas, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Anísio Teixeira) sempre opta por incluir alguns temas na prova de inglês do ENEM. Eles versam sobre cidadania, ética, democracia e desrespeito aos direitos humanos (em nível mundial). Fique atento ao noticiário recente.

Pesquisar matérias científicas é muito importante. O Nobel de Medicina, por exemplo, escolheu especialistas que desenvolveram novos tratamentos para doenças parasitárias, comuns nos países pobres e em desenvolvimento. Mas, para aliar estudos e lazer, é conveniente procurar algumas charges, tentar entendê-las e procurar o significado dos vocábulos desconhecidos. A prova de inglês do ENEM é famosa pelo uso de charges e cartoons.

Desde a inclusão da prova de inglês no ENEM (em 2010), já foram propostas quatro questões sobre compreensão de cartoons, outras quatro de compreensão de textos, três questões sobre atualidades, duas questões com músicas (Bob Marley e Jimmy Hendrix) e uma questão com poesia (Robert Frost).


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *