ProUni 2015 – Resultados, Inscrição e Informações

O ProUNI – Programa de Universidade para Todos é direcionado ao estudante oriundo da escola pública ou particular (bolsista) onde a renda familiar seja no máximo três salários mínimos para bolsas parciais ou um salário mínimo e meio para bolsas integrais. É importante que o candidato tenha obtido no mínimo 450 pontos na prova do ENEM. (Leia: Como usar a Nota do ENEM?)

Dessa maneira o estudante pode concorrer a vagas de graduação em faculdades e universidades particulares, ganhando bolsa integral ou meia bolsa (parciais).

Inscrição ProUNI 2015, como fazer?

Para esse ano estão disponíveis 213 mil bolsas de estudos. Sendo 135 mil integrais e 77 mil parciais. Mais de 1.110 instituições participarão do ProUni 2015, vale a pena realizar sua inscrição e concorrer a uma bolsa de estudos.

Publicidade

Período de inscrição: 26/01/2015 a 29/01/2015 (até as 23:59 horário de Brasília)

calendário prouni

+ Leia também:

1ª Chamada ProUni 2015

Será divulgado através do Ministério da Educação no dia 02/02/2015, o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos 2015 (ProUni), que tem como objetivo oferecer bolsas de estudo em instituições de ensino superior.

O ProUni pretende para esse ano registrar a participação superior a 500.000 candidatos, e um número superior a  900.000 inscrições (cada estudante candidato teve o direito de fazer até duas opções de cursos). Será que teremos um recorde na educação do Brasil?

prouni

ProUni 2015

O Programa Universidade para Todos – Prouni tem como objetivo oferecer bolsas de estudos a estudantes brasileiros e sem diploma em faculdades privadas (universidades particulares) de ensino superior, em cursos de graduação.

Não é necessário fazer vestibular ou estar matriculado no curso desejado, porém algumas Universidades se reservam no direito de aplicar uma prova para os alunos que forem selecionados pelo ProUni 2015.

Alunos que se dedicaram na prova do ENEM 2014 conseguem bolsas com mais facilidade que os alunos que só se preocuparam em tirar apenas a nota mínima. O ProUNI também reserva cotas para alunos indígenas, afro descendentes e deficientes físicos.

prouni 2015

ProUni Inscrição 2015

As inscrições ProUNI 2015 são feitas somente pelo site do programa – prounialuno.mec.gov.br -, porém caso o estudante não possua computador em casa, as instituições cadastradas que oferecem curso superior, devem dispor de computadores para a matrícula desses estudantes. Nem todas as faculdades no Brasil fazem parte do ProUni e nem todos os cursos fazem a oferta de vagas para o programa, porém o número de faculdades cadastradas no ProUni vem aumentando no Brasil a cada ano.  Confira abaixo a oferta de vagas do ProUni para cada estado do país:

ProUni

ProUni 2015 Inscrição

Para realizar sua inscrição no ProUni 2015 acesse – prounialuno.mec.gov.br -, o candidato deverá informar no site do ProUni: “Número da Inscrição do ENEM 2014″, “Número do CPF do candidato” e “Senha do ENEM”.

Quais documentos são necessários?

  • DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR;
  • COMPROVANTES DE RESIDÊNCIA;
  • COMPROVANTES DE RENDIMENTOS;
  • COMPROVANTES DE ENSINO MÉDIO;
  • Mais informações sobre a documentação: http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.php

+ Informações sobre SiSU 2015

Como conseguir uma bolsa no ProUni ?

Poderá se candidatar a uma das vagas às bolsas integrais do ProUni 2015 aqueles estudantes que possuírem renda familiar de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de no máximo três salários mínimos por pessoa.

O candidato que quiser entrar na faculdade pelo ProUni poderá escolher 2 cursos e 2 instituições de ensino diferentes para tentar concorrer a uma das vagas.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

32 comentários em “ProUni 2015 – Resultados, Inscrição e Informações

  1. Boa tarde. Estou com uma grande dúvida se alguém puder me responda esse por e-mail.

    Participei da seleção do PROUNI 2011, mas não fui chamada por nenhuma das instituições que escolhi e estão me ligando em casa pra falar a respeito de uma bolsa que eu ganhei, como estou trabalhando e fazendo curso quase não fico em casa, já me disseram que eles não entram em contato por telefone… tô na dúvida alguém sabe onde eu posso entrar em contato pra saber se realmente ganhei essa bolsa, se alguém souber me responda por favor.

    1. oi suzana aconteceu isso comigo não ganhei o curso pelo prouni mas a faculdade tem acesso as suas informações k ficam na rede entaum eles te dão uma chance pela instituição eles usan sua nota e te dão desconto e varias promoções institucionais da propria facu !entendeu?! ai vc decid se ker ou não .

  2. Recebi a Carta do Prouni, mas ainda estava cursando o ensino medio, com a pontuaçao alcançada poderia recorrer pra entrar na faculdade ?

  3. desejo uma boa sorte a todos que buscam um futuro melhor !!! e é correndo atras de uma faculdade, se especializando que faremos a diferença.. boa sorte a todos!!!

  4. Eu sou uma pessoa que desacreditou neste programa. pois ganhei uma bolsa parcial, entreguei toda documentação, e quando acabou a seleção me informaram que eu não havia sido selecionada por causa de documentos, mas não me informaram qual, acho que deveriam ter comunicado para que soubessemos.

  5. Fiz o calculo das prova do enem dovidindo as notas por 5 e o minimo alcancou mais de 400 gostaria de saber se é dessa forma que posso me inscrever no prouni.

  6. Minha filha sempre estudou em escola privada como bolcista integral, mas,tive que mudá-la de escola porque a mesma faliu,somente nos dois últimos anos, que tive que pagar 50% da mensalidade.Gostaria de saber se ela tem direito a bolsa do PROUNI.

  7. Porque não aparece ao final da inscrição o nome da instituição e curso escolhido, fiquei na dúvide se realmente foi concluída a inscrição.Como posso ter certeza q estou inscrito?

  8. estudei numa escola particular por dois anos e meio , no antigo supletivo, quem pagou foi minha tia,(de quem eu era funcionária), gostaria de saber se tenho alguma chance no prouni, aguardo resposta, obrigada.

  9. fiz o enem e tirei a nota 462 sera que ainda dar pra me entra nas vagas que o prouni abril,pois faz muito tenpo que quero entra e nao comsigo.pois eles estao escolhendo os melhos.tirei uma nota boa en redaçao mais parece que nao server muito,pois eu gostaria de saber se eu tenho chance de entra,e desde ja obrigado por ter lido.

  10. O prouni é uma das oportunidades que se tem para ingressar em uma universidade, e dá a capacidade para que não só quem tem condições de pagar um curso superior possa fazê-lo, mas a cada um que tenha vontade de crescer…
    Parabéns aos criadores!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Participei como bolsista do PROUNI concluindo minha graduação. Hoje, necessito de uma comprovação da referida participação no programa, como conseguí-la?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>