PRONATEC 2015 – Cursos, Inscrições e Informações


Ter uma formação diferenciada é muito importante na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Cursos técnicos podem e são uma ótima opção para jovens que desejam ingressar em uma profissão cedo e trilhar uma carreira de sucesso. O PRONATEC surge esse ano com objetivo de qualificar e oferecer um ensino técnico de qualidade para jovens de todo o Brasil.

PRONATEC

PRONATEC 2015

Sabemos que contar com um curso profissionalizante no currículo é uma vantagem para se destacar no mercado de trabalho, aumentando suas chances de conseguir uma boa vaga de emprego e construir uma carreira sólida. Seguindo essa linha de pensamento, o Governo Federal lançou um novo programa voltado para o ensino técnico, o chamado PRONATEC.

Publicidade




Mas afinal, o que é PRONATEC?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tem objetivo de democratizar a oferta de cursos profissionalizantes e técnicos em todo o nosso país, expandindo e interiorizando por todo território nacional, fazendo com que cada vez mais os cursos de qualificação com qualidade se expandam cada vez mais por todas as escolas técnicas do Brasil. O Governo Federal espera poder contar com 600 unidades de escolas técnicas por todo o país que serão administradas pelos atuais 38 institutos federais existentes e visa atender mais de 8 milhões de estudantes, oferecendo a todos cursos gratuitos de altíssima qualidade.

PRONATEC

Voltado principalmente para jovens que cursam o ensino médio em rede pública, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec – é uma iniciativa do governo federal para ampliar as possibilidades de formação e educação profissional.

Sabemos também que a população nem sempre tem condições financeiras de pagar por um curso profissionalizante, enxergando isso o Governo Federal em parceria com outras instituições como SENAI, SENAC, SESI E SESC, decidiu dar iniciação a um grande projeto que é o PRONATEC, que visa incentivar a população ao estudo. O PRONATEC pretende expandir a rede de ensino profissionalizante, aumentando o número de entidades que oferecem este tipo de ensino, além de oferecer bolsas de estudo para que os futuros alunos possam cursar o ensino profissionalizante.

PRONATEC

Como falamos anteriormente, o PRONATEC surgiu em 2011 em parceria com grandes instituições já consolidadas e conceituadas no Brasil, como o sistema S de educação (Senai, Senac, SESI E SESC). É válido dizer que na oferta de cursos de qualidade para uma formação que desenvolve não apenas a parte conteudista, mas também, habilidades nas atuações práticas de cada futura profissão. Isso é fundamental, pois muitos dos formados através do PRONATEC já poderão sair com um emprego garantido além do diploma e o certificado de conclusão.

As escolas principais do PRONATEC são justamente as do sistema S (Senai, Senac, Sesi e Sesc) que oferecem cursos técnicos para estudantes do ensino médio, além de trabalhadores reincidentes do seguro desemprego, além claro dos Institutos Federais, conhecidos antigamente por CEFET.
O SENAI e o SENAC ainda ampliarão a oportunidade de cursos gratuitos já oferecidos por eles (PSG), disponibilizando mais de 2 milhões de vagas em 2015.

Em 2012, 2 milhões e meio de alunos se matricularam nos cursos do PRONATEC.

PRONATEC

Cursos PRONATEC 2015

Os cursos que fazem parte do projeto Pronatec MEC estão dispostos em diversas áreas. Dentre eles estão os cursos de:

  • Almoxarife;
  • Auxiliar Administrativo;
  • Auxiliar de Crédito e Cobrança;
  • Auxiliar de Faturamento;
  • Agente de Informações turísticas;
  • Bartender;
  • Costureiro;
  • Ilustrador;
  • Mecânico de Manutenção em Máquinas Industriais;
  • Manutenção de Motocicletas;
  • Padeiro;
  • Pedreiros de Alvenaria;
  • Auxiliar de Operações em Logística;
  • Auxiliar de Tesouraria;
  • Balconista de Farmácia;
  • Camareira em Meios de Hospedagem,
  • Operador de Caixa;
  • Recepcionista;
  • Representante comercial;

Esses são apenas alguns cursos, existem ainda um leque enorme de variedades de cursos de todos os tipos possíveis, sejam técnicos, profissionalizantes e livres também.

Para ver a relação completa de cursos gratuitos oferecidos pelo PRONATEC acesse: pronatec.mec.gov.br/fic/

PRONATEC

PRONATEC Inscrições 2015

As inscrições para participar do PRONATEC devem ser feitas diretamente na escola participante do projeto. Diversas escolas ainda estão com matrículas abertas, período este que varia de instituição para instituição. Lembrando que a preferência das vagas são para alunos de ensino médio da rede pública, além de participantes do bolsa família, agricultores e indígenas. Há ainda uma parcela das vagas destinadas para os portadores de deficiências físicas.

Outra grande vantagem que o PRONATEC irá disponibilizar para a população é o ensino à distância, que vem em uma crescente enorme em nosso país. Através da rede e-Tec Brasil, um conglomerado de instituições vinculadas à Rede Federal, alunos que não disponibilizam de tempo para se deslocar até uma escola para cursar o ensino profissionalizante, poderão ter acesso à formação profissional pelo ensino à distância, tudo online.

PRONATEC

Oportunidades do PRONATEC

Até 2015 serão disponibilizadas mais de 150 mil vagas para diversos cursos profissionalizantes em diversas áreas de atuação, a meta é superar as 8 milhões de vagas prometidas pela presidenta Dilma até 2015.

Para saber mais detalhes, municípios participantes do projeto, cursos disponíveis e escolas com vagas, bem como processo, datas e documentos necessários para inscrição no pronatec, visite o site dentro do portal do Ministério da Educação (MEC): pronatecportal.mec.gov.br

+ Inscrições PRONATEC 2015: www.cursogratisonline.com.br/inscricoes-pronatec

Tire suas dúvidas através do FAQ de Perguntas Frequentes do site do PRONATEC, clicando aqui.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

71 comentários em “PRONATEC 2015 – Cursos, Inscrições e Informações

  1. Fiquei muito contente com a instalaçao do PRONATEC em beneficio dos jovens na formaçao profissional. Gostaria muito de participar nesta formação pois adoro. Gosto muito de aprender e ensinar. Sei que os responsaveis pelo projeto farão um trabalho excelente. Sucesso!

  2. Gostei muito do PRONATEC, pois moro aqui em Manaus nasci aqui, quando vem pessoas de outros estados arranjam logo emprego aqui pois aqui tem muitas oportunidades mais porem não tem pessoas qualificadas, os cursos aqui são muito caro e com o Pronatec vamos fazer os cursos e nos qualificar

  3. e muito bom essa iniciativa da pronatec.
    eu quero saber como faço para me escrever, ja que minha escola ainda nao foi informada de nada.
    estou cursando o ensino medio na rede publica.
    desde ja agradeso.

  4. TENHO A IDADE DE 43 ANOS TENHO O 2 GRAU COMPLETO. TENHO INTERESSE DE FAZER O CURSO PROFISSIONALIZANTE DE ELETRODOMESTICO. O PRONATEC ME DARA CONDIÇÃO DE FAZER ESSE CURSO. ESPERO RESPOSTA.

  5. esta ideia do pronatec foi exelente para dar um bom futuro e oportunidades aos jovem gostaria que pessoas como eu que ja concluiu o 2º grau mais que não teve esta oportunidade podesem fazer parte desse projeto naõ tenho condição de pagar um curso tecnico muito menos uma faculdade mas gostaria muito de poder fazer um desses cursos. A aproposito tenho 34 anos de idade quero uma oportunidade.

  6. Os cursos oferecidos tem uma carga horária muito pequena. O aluno no final das 800 horas, ele sai com um certificado de Técnico?

  7. Bom dia!Gostaria de agradecer ao Governo Federal pela criação do Pronatec.O meu filho foi um dos selecionados em Campos dos Goytacazes.Ele esta relaizando um sonho graças a esse programa.Obrigada!Que Deus abençoe a todos!

  8. Isso é um palhaçada do governo, passei na segunda chamada, em segundo lugar,de 5 pessoas, na cidade de barra mansa, no curso tecnico eletronica,chegando lá par fazer minha inscrição, fui informdo q só tinha 2 vagas disponiveis, reclamei falando que no site desponibilizava 5 vagas! Mas não adianto, Isso tudo ocorreu no primeiro dia da inscrição da segunda chamada(16/03/2012) Entaum é isso pessoal não dei sorte infelizmente, mas vo tentar ir na secretaria da educação na cidade vizinha, qualquer coia coloco na justiça, não vou desistir!! Abrç Gente! Boa sorte!

  9. essa nova forma q o governo disponobilizou para educação proficional para os jovens que estao terminando o ensino medio é exelente e isso so vem a acresentar, será que seria possivel tambem criar cursos gratuitos que alcance tambem aqueles javens que ja acabaram o ensino médio e nao tiveram esse tipo de oportunidade e estao no mercado quebrando a cabeça para encontrar o emprego no qual se identifiquem sem ter um curso proficionalizante ???

  10. GOSTARIA DE INFORMAÇÕES DE CURSO DE DEPILADORA OU CABELEREIRA, POIS TINHO FILHA MENORES QUE DEPENDE DE MIM PRECISO FAZER UM CURSO DE POSSA DESENVOLVER NAS MINHAS HORAS DE FOLGA. JÁ SOU AUXILIAR DE ENMFERMAGEM E QUANTO TEMPO LEVO PARA CONCLUIR O TECNICO DE ENFERMAGEM. AGUARDO RESPOSTA

  11. Parabens a todos envolvidos neste grandioso trabalho pela EDUCAÇÃO,pois,tudo isto só consolida o comprometimento e predisposição do GOVERNO em melhorar a educação no Brasil e a qualidade do nosso País e do nosso Povo.

  12. Sou aluna do PRONATEC FAÇO O curso de Recepcionista,no Colégio II para mim foi o melhor presente da Sra. Presidenta Dilma obrigada Duque de Caxias agradece!

  13. fiquei muito feliz e comfiante com essa oportunidade que o PRONATEC está pferecendo a nós de baixa renda financeira agradeço a oportunidade a todos!!!!!

  14. São iniciativas dessa grandeza que mostram o quanto um País valoriza sua gente.Espero que alcance aqueles que realmente precisam.Já conclui ensino médio e estou desempregado.Como participo?

    Att,
    Alexsandro Borges.

  15. eeu camila da luz fernandes eu sempre quis fazer o curso de axiliar de administrativos e eu tambem quero ver uma amiga muito especial pra todos nos aqui em em casa a pessoa que eu mais gosto e de voce querida amiga xuxa e sasha eu desde pequena eu assisto os teus programas todos os dias nos fins de semana e um dia quero ir no teu programa e na tua casa do rio de janeiro ou de santa rosa xu como eu era eu sempre quis te conhecer muito a tua fiha sasha que semprec nos apoiou sempre e que te deu muita alegria no teu coraçao e deus te proteja e deus te ilumine nos caminho e que te muita sorte uniao e que sempre quis ser sua fan e no seu coraçao querida amiga xuxa e sasha
    e voce fez nosso coraçao de criança e voce sempre quis ter uma pessoa muito querida pra todos nos aqui em casa

  16. estou fazendo um curso de camareira no senac termina em janeiro. Gostaria de fazer outro quando terminar esse mais não consigo me escrever pois da erro na inscrição.

  17. sou dona de casa, nunca trabalhei por falta de qualificação ,tenho o ensino médio completo recebo bolsa familha e quero muito fazer um curso na área da construção civil. segurança do trabalho tenho outros curso em mente,como informatica, maquiagem etc.espero que leiam meu cometário.

  18. Gostei muito no momento estou cursando balconista de farmácia e tem sido um máximo tenho aprendido muito e tenho certeza de que quando eu terminar vou sair pronta para o mercado de trabalho agradeço pela oportunidade.

  19. prezados desde ja agradeço a opotunidade de participar desses cursos que vai englobar e muito o meu curriculo mais eu preciso saber como faço a si escrever boa noite favor responder senhores

  20. FAÇO PARTE DAS PESSOAS QUE JÁ TERMINARAM O ENSINO MÉDIO E POR FALTA DE OPORTUNIDADE DE FAZER UM CURSO PROFISSIONALIZANTE,POR NÃO TEREM CONDIÇOES,NÃO CONSEGUIRAM AINDA INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO.SE O GORVERNO FEDERAL QUIZESSE REALMENTE DEMOCRATIZAR O ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS E PROFISSIONALIZANTES ESTENDERIA ESSA OPORTUNIDADE A TODAS AS PESSOAS QUE REALMENTE NECESSITAM. TENHO 27 ANOS ESTOU DESEMPREGADA DESDE QUE TERMINEI O ENSINO MÉDIO EM 2004 SÓ CONSEGUI TRABALHOS COM BAIXOS SALÁRIOS E CARGA HORÁRIAS ALTISSIMAS COMO EM SUPERMERCADOS POR EXEMPOLO,COMO A PESSOA PRECISA MUITO ELES EXPLORAM!

  21. Eu já tenho técnico de enfermagem mais ainda não estou exercendo a profissão estou esperando por uma oportunidade. pretendo fazer pós quem sabe que com a ajuda do governo não ficaria mais fácil.

  22. OLÁ GENTE , ESTOU FAZENDO UM CURSO PELO PROGRAMA PRONATEC , E FALO QUE É MT BOM , ESPERO QUE MUITAS PESSOAS DE QUAL QUER IDADE POSSA APROVEITAR, É SÓ FAZER A INSCRIÇÃO PELO SITE GENTE , BJUS A TODOS .

  23. vir na TV a propaganda do Pronatec e resolvi entra no site e ver os cursos que eles nós oferecem adorei todos eles e com certeza vou começar a fazer o meu.quero me qualificar cada dia mais para o mercado de trabalho….

  24. eu fiz o carpinteiro os professores sam muitos atenciosos com os alunos adorei muito fazer o curso eu vou fazer outro pra cada vez mais ficar com curso no meu curriculo

  25. tenho 49 anos solteiro, CONCLUI O ENSINO FUNDAMENTAL e sou COZINHEIRO PROFISSIONAL INDUSTRIAL, desejo concluir um outro curso, tenho alguma chance pelo pronatec?

  26. Olá
    Bom dia me chamo Jaqueline Nascimento e gostaria de saber como faço para me escrever no curo de RH pois estou muito interessada em aprender essa área, não fiz ainda porque não tive condições financeiras, qualquer coisa por favor entre em contato pelo meu e-mail e se caso tiver a distancia também agradeço muito.Obrigado

  27. Eu fiz o curso de pedreiro em acabamento, e adorei pois fiquei muito feliz com que aprendir nas aulas práticas e teóricas, e gostaria muito de fazer um outro curso pelo Pronatec, Quero saber como faço ter esta nova oportunidade.

  28. quero muito fazer o curso técnico de enfermagem mais não tem vaga em minha cidade,mais se tivesse em corurípe ou arapiraca ou toparia fazer,mim ajude por favor

  29. PRECISA ABRIR CURSOS GRATUITOS PARA O PESSOAL DA TERCEIRA IDADE, POIS NÓS ENFRENTAMOS MUITOS OBSTÁCULOS NA NOSSA JUVENTUDE E MUITO DESEMPREGO, RECESSÃO, DITADUDRA, INFLAÇÃO GALOPANTE, GUERA FRIA, DISCRIMINAÇÃO RACIAL E MUITO MAIS.

  30. bom dia senhores (as)venho mas um vez informar que esses cursos do pronatec parece ate um curso de carta marcada porque pra voçe se escrever e a maior dificuldade e quando voçe consegue entrar na pagina voçe descobre que não tem nenhuma vaga e esse meia bolsa voçe também não consegue nada

  31. quero saber se tem curso gratuito de tecnico em emfermagem e ou tecnico em seguranca do trabalho pretendo fazer um dos dois mro em Paulinia

    1. Prezados colegas! Verifiquem na sua região quais são as entidades conveniadas com o Pronatec e prossiga até o local, lá tem um setor do Pronatec para oferecer assistência exitem datas para a realização das inscrições.Na região Metropolitana de Campinas é na Faculdade Anhanguera, são 3 polos que oferecem os cursos de acordo com a área de profissão. Pela internet está difícil fazer qualquer inscrição, estava fazendo Pronatec na Anhanguera Polo II (Bosh), parei para fazer o curso de TTI, porque não existe na região, somente na ETEC de Americana e fica longe para eu ir. Porém vou coltar a fazer agora para ajudar na min h área, vendas. Espero ter ajudado. Boa sorte a todos.

  32. o curso é muito bom fiz o de cuidador de idoso aqui na minha cidade(Januária mg) o ruim do curso e que por ser remunerado terminei o curso, recebi o certificado e não recebi o dinheiro. E pretendo fazer outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>