Pronatec Copa – Cursos Profissionalizantes Gratuitos


Visando o excelente atendimento na Copa do Mundo 2014, o Governo Federal juntamente com o Ministério do Turismo lançou o programa “Pronatec Copa“.
Já falamos aqui no site sobre o Pronatec, que nada mais é do que um enorme programa de cursos técnicos que visa qualificar a mão de obra do brasileiro afim de prepara-los para o mercado de trabalho e assim poder alavancar ainda mais a economia do país com pessoas capacitadas trabalhando nas empresas e indústrias nacionais.

Pronatec Copa

Pronatec Copa

O que já era bom, ficou ainda melhor. O Pronatec que era um projeto que envolvia o Governo Federal e o Ministério da Educação, ganhou mais um Ministério, que é o do Turismo.
Com isso, o “Pronatec Copa” visa qualificar 240 mil brasileiros fazendo-os aptos a não só trabalharem durante a Copa do Mundo como antes e depois do evento também.

Publicidade




Como falamos anteriormente, 240 mil vagas serão abertas até 2014, porém agora nessa primeira etapa, 80 mil vagas para cursos gratuitos profissionalizantes estão sendo iniciadas ainda esse mês.

Inscrição para os Cursos Gratuitos Pronatec Copa

Para realizar sua inscrição no Pronatec Copa, o candidato deverá fornecer o CPF e o CNPJ da empresa em que trabalha. Porém a empresa deverá fazer parte do cadastro de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo, chamado de Cadastur. Todas as matrículas serão realizadas pelo site do Ministério do Turismo, e um sistema de ligações 0800 irá ser disponibilizado para que os alunos tirem suas dúvidas quanto à inscrição.

pronateccopa.turismo.gov.br

Os cursos gratuitos Pronatec Copa serão presenciais, tendo aproximadamente 160 horas/aula, e cerca de quatro meses de duração. Ao final dos cursos, os alunos receberão certificados de conclusão, e as empresas participantes receberão um selo oficial “Anfitrião Campeão” do governo, atestando que o estabelecimento fez parte do programa com objetivo de receber os turistas com mais qualidade.

Copa 2014 cursos

Cursos Pronatec Copa

Serão 32 tipos de cursos gratuitos diferentes, destinados a profissionais de níveis Fundamental e Médio (completo ou incompleto) de escolaridade. Confira os cursos e a escolaridade necessária para cursa-los:

Ensino Fundamental Incompleto – Auxiliar de cozinha; auxiliar de garçom; auxiliar de confeitaria; atendente de lanchonete; camareira; chapista; churrasqueiro; condutor de visitantes; copeiro; garçom básico; cozinheiro industrial; masseiro; mensageiro; monitor ambiental; monitor de recreação; padeiro; padeiro; confeiteiro; pizzaiolo; recepcionista; recepcionista de eventos; salgadeiro; sushiman.

Ensino Fundamental Completo – Agente de informações turísticas; mestre de cerimônias.

Ensino Médio Incompleto – Auxiliar de serviços de hospedagem; auxiliar de agenciamento de viagens; recepcionista em meios de hospedagem.

Ensino Médio Completo – Bartender; condutor de turismo de aventura; organizador de eventos; sommelier; agente de viagens.

+ Para saber todos os cursos oferecidos pelo Pronatec Copa acesse: Cursos Profissionalizantes para Copa do Mundo 2014

Artigos interessantes: Ensino Medio a Distancia e SENAC Copa do Mundo

Qual curso profissionalizante você pretende fazer?

Além do Pronatec Copa, outro programa que caminhará junto será o Pronatec Idiomas, ofertando de modo gratuito aulas para os interessados em aprender uma nova língua como inglês ou/e espanhol.

Os cursos serão oferecidos pelo Sistema “S”, como o Senai, Senac, Sesi e Sebrae e pelos Institutos Federais de Educação (IF) que possuem experiência na área de qualificação profissionalizante.

O objetivo do Ministério do Turismo é aproveitar programas e ações setoriais já existentes e desenvolvidas com eficiência por essas instituições já citadas e aplica-las ao seu programa de qualificação profissionalizante.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

48 comentários em “Pronatec Copa – Cursos Profissionalizantes Gratuitos

  1. espero contar com a ajuda de voces pra me fornecer um curso gratuitor tenho apenas o meu ensino médio e estou precisando de um trabalho mais eles querem que tenha pelomenos um curso basico e eu estou precisando muito qualquer tipo de curso poder me convocar que estou disposta aceitar qualquer proposta…só arrumo trabalho de auxiliar de limpeza eu quero ter uma profissão tem como me ajudar

  2. desejo fazer curso de turismo,pois sou da terceira idade e poderia trabalhar com pessoas na mesma idade ;sou de boa aparencia,gosto munto de ne comunicar e alegre obrigada.

  3. GOSTARIA DE SABER COMO FAZER A INSCRIÇÃO PARA CURSOS GRÁTIS ONLINE,POIS NÃO TEM LINK DE INSCRIÇAO NO SITE.DESDE JÁ OBRIGADA AGUARDO RETORNO.

  4. Hola que tal buenas tarde a todos,yo hablo un poquito de Español y mi gustaria de perfeccionar, todavia más, vale? Besitos.

  5. Gostaria e mais que isso PRECISO realizar cursos e no momento nao tenho condiçoes financeiras para tal e busquei nesta pag ajuda, nao tenho cnpj de nenhuma empresa ainda assim posso fazer o curso, tenho escolaridade completa, formada em psicologia e precisando de curso de estar muito ativa no mercado, algo como evento, agenciamento, preciso muito e confio nesta istituicao. muito obrigada, aguardo contato

  6. Fiquei com determinadas dúvidas. Só quem faz parte de alguma empresa que podem participar dos curso profissionalizantes? Pode-se fazer mais de um curso?

  7. Adorei.
    Achei muito interessante estava procurando um curso que podeme ajudar futuramente e que não fosse caro imagina de graça ótimo oportunidade e ficarei muito grata ainda bem que o governo projetou algo que tem tudo ha ver com as opurtunidades que vão surgir e isso vai ajudar em nossa capacitação profissional.

  8. Oie,é muito grátificante saber que podemos nos aperfeiçoar,ou até mesmo fazer cursos grátuito,por muitos querem,precisam e ñ tem como pagar,muito obrigada por essa iniciativa.Bjusss♥

  9. Até o momento não recebí mensagem, afirmando se conseguí a vaga para: Agente de informação turística. O que fazer?

  10. adorei conhecer o programa do pronatec,pois estou voltando ao mercado de trabalho depois de algum tempo e vejo que tenho muitas opções de cursos que poderão me ajudar.tambem me inscrevi no pronatec copa para vaga de camareira,mas gostaria mesmo de fazer o curso de recepcionista,não consegui me cadastrar neste curso porque não aparecia a opção(recepcionista)na ficha de inscrição.

  11. estou tentando me increver para o curso de auxiliar servico de hospedagens, sou de Porto Alegre, RS, e nao estou conseguindo ….podem me dizer o motivo …de nao conseguir..uma vez que consta no jornal que ha vagas no RS..nas cidades de Porto Alegre.Cambara do sul Canoas e Novo Hamburgo?

  12. iremos ter acesso a estes cursos aqui em jaboatao dos guararapes,porque é muito dificil estar desempregado e arcar com despesas de passagem e lanches.obrigado!

  13. eu nao to conseguindo me inscrever no curso que eu quero faser quando manda selecionar ocurso so aparece atendente de lanchonete e no curso de indioma so fica selecior mais nada

  14. Boa tarde , como fico sabendo se fui contemplada com o curso , desde de já agradeço.
    Parabéns , aos que nos deram essa oportunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>