Produção Fonográfica – O que é? Cursos e Informações

O curso de Produção Fonográfica é uma graduação tecnológica indicada para quem curte o universo da música.

Como todos os cursos de graduação tecnológica, Produção Fonográfica apresenta duas vantagens: é de curta duração (quatro semestres, na maioria das faculdades pesquisadas) e vai direto ao ponto. Oferece informações e técnicas para que os estudantes consigam se inserir rapidamente no mercado de trabalho.

produção fonográfica



Produção Fonográfica

No país, a profissão de músico é regulamentada desde 1960, com a criação da Ordem dos Músicos do Brasil. Com isto, surgiram muitos cursos de graduação na área, mas a maioria deles era voltada para a formação de regentes, compositores e professores de teoria musical. Isto gerou uma grande deficiência de técnicos de gravação e sonorização. Com a introdução dos cursos tecnológicos, surgiu o tecnólogo em Produção Fonográfica (entre outros na área das artes), que se envolve em todas as etapas da gravação e produção de discos, trilhas, vinhetas e arranjos para cinema, teatro, TV, rádio e internet. Opera estúdios de gravação – de gravadoras independentes a grandes produtoras multinacionais –, editando obras musicais e melhorando a qualidade do som captado. Pode trabalhar também em bares, restaurantes e agências de eventos, produzindo o ambiente musical para festas, desfiles de moda, lançamentos comerciais, etc.

Com o surgimento quase diário de novas tecnologias na área de entretenimento, o mercado de trabalho vem se ampliando para os tecnólogos em Produção Fonográfica. Para isto, os profissionais precisam ficar atentos às tendências de mercado e às novas possibilidades de divulgação de música, o que inclui até o setor de desenvolvimento de jogos eletrônicos.

As melhores oportunidades de emprego estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste do país, mas, com a distribuição online de áudios, vídeos e games, o produtor fonográfico pode criar um estúdio independente, prestando serviços para qualquer empresa, inclusive fora do país (para isto, é preciso dominar um segundo idioma – o inglês, principalmente).

curso de produção fonográfica

Curso de Produção Fonográfica

Durante o curso, os alunos estudam história da música, cultura brasileira, percepção musical, tecnologia de áudio, música e interfaces digitais, gravação, linguagem musical, acústica e sonorização, desenvolvimento e difusão de produtos musicais, mixagem, criação midiática, masterização, entre outras disciplinas. O curso de Produção Fonográfica é enriquecido com diversas experiências práticas, como uso de mesas de som, softwares de gravação e edição, conhecimentos sobre microfones e periféricos, visitas a estúdios e palestras de DJs e produtores.

Em pesquisa na internet, foi encontrado apenas um curso gratuito: o da FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), no campus de Tatuí. As instituições particulares que ministram o curso são Universidade Estácio de Sá (RJ), Universidade Anhembi Morumbi, Universidade do Oeste Paulista (Presidente Prudente), Faculdade de Música Souza Lima (SP), Universidade Católica de Pelotas (RS) e Faculdades Integradas Barros Mello (PE). O salário inicial de um produtor fonográfico é de R$ 1.500 mensais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *