Piloto Comercial – Curso, Conheça a Profissão!

Para se tornar um profissional piloto comercial é necessário passar por um curso específico em que, entre outras competências, tenha voado por cerca de 150h a 200h como piloto privado, para devida obtenção de seu certificado, documento este que no Brasil é concedido pela ANAC – a Agência Nacional de Aviação Civil. Tecnicamente, a profissão do piloto profissional, abreviado como PC, se distingue das funções de um piloto privado, o PP, pelo fato de poder voar exigindo legalmente uma remuneração por isso.

piloto comercial

Curso de Piloto Comercial

O propósito da conclusão do curso de piloto comercial é o de emitir uma certificação ao piloto que o permita executar voos durante o dia, desde que se encontre em condições de voos adequadasoe e visuais, e para a realização dos voos durante a noite, o piloto comercial deverá receber como contrapartida a chamada instrução duplo comando em voo noturno, o que inclui práticas de decolagens, de pousos e de navegação.



Caso o piloto comercial queira realizar os denominados voos por instrumentos, ele necessitará de uma licença específica para tal que, geralmente, advém de um curso realizado juntamente ao curso de pilotagem comercial. O curso forma profissionais pilotos comerciais que, com isso, avançam uma etapa significativa para se tornarem pilotos de linha aérea – com abreviatura PLA.

Como Conseguir a Licença de Piloto Comercial

Para que se possa pleitear uma licença para voar como piloto comercial, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos: deverá ter mais de 18 anos de idade; ter terminado o ensino médio escolar; ter concluído o curso de piloto comercial devidamente homologado pela ANAC no Brasil; ter sido aprovado nos testes de conhecimento teórico aplicados durante o curso; ter sido considerado apto clinicamente, tendo passado pelos exames médicos exigidos e possuir de 150h a 200h de voo.

como se tornar piloto

Como se Tornar Piloto Comercial

O curso de piloto comercial é a primeira etapa para a profissionalização na área e comumente é iniciado após a conclusão do curso de piloto privado. Em geral, os cursos desse segmento contemplam os treinamentos teóricos e práticos para o futuro piloto. A remuneração recebida por um piloto comercial licenciado dependerá da companhia aérea por que voa, entretanto, a faixa de preço do salário vai de 4 mil reais a mais ou menos 30 mil reais.

Entre as principais atividades de um profissional piloto comercial, as seguintes funções se destacam: ele deverá exercer todos os pressupostos atribuídos a um piloto privado; deverá ter a atuação como piloto comandante de aeronave que não esteja empregada em voos de transporte público aéreo ou em aeronave licenciada para operações com apenas um piloto; deverá atuar também como copiloto em aeronaves direcionadas para operações com, no mínimo, dois pilotos.

Resumidamente, o profissional poderá pilotar monomotores e multimotores em condições visuais, e de voo por instrumentos, para voos em condições adversas.

+ Confira também: Profissões para Quem Gosta de Viajar


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *