Período Fértil – Confira Como Calcular Corretamente

Sabemos que o ciclo menstrual da mulher é um fisiológico e ocorre em forma de um ciclo em todas as mulheres férteis. Para marcar o início do ciclo, ocorre uma ovulação, e para finalizar, a menstruação. Saiba mais sobre o Período Fértil e aprenda a calcula-lo.

A primeira menstruação na vida de uma menina é conhecida como menarca e a última como menopausa. A menstruação ocorre sempre 14 dias após a ovulação.

Mas é preciso ter atenção: não há como  saber quando a mulher vai ovular antes de ter acontecido, no entanto, é possível através da data de menstruação saber quando ela ovulou.



Para a mulher, isso é importante porque permite saber quando será a próxima ovulação com base na última. Após o primeiro dia da menstruação, conta-se 14 dias retrospectivamente para chegar a ovulação.

periodo fertil

Como Calcular o Período Fértil

Se a mulher menstruou no dia 20, sua ovulação foi por volta do dia 6. Este dia não é exato, é apenas uma previsão média do período, e funciona melhor em mulheres que tem um ciclo bem regulado. Se você sabe o dia da sua próxima menstruação, caso o seu clico nunca falhe, você então conta 14 dias antes e saberá quando estará ovulando neste mês.

O que poucas mulheres sabem é que seu óvulo tem um período de vida muito curto após a ovulação. Ele não vive mais do que 24 horas, e no mínimo, 12 horas. Para ela engravidar, o espermatozoide tem um prazo no máximo de 24 horas para encontrar o óvulo e gerar o bebê.

Enquanto o óvulo não dura mais do que algumas horas, o espermatozoide tem a vida útil de  5 a 7 dias, mas para ter maiores chances de engravidar, o ideal é que a relação sexual aconteça 1 dia ou 2 dias antes da ovulação. Assim, quando o óvulo chegar nas trompas, já terá muitos espermatozoides prontos para tentar a fecundação.

Desta forma, o período fértil da mulher compreende 5 dias antes da ovulação até 1 dia após. Se a sua menstruação foi dia 21, e a ovulação dia 5, o seu período fértil foi do dia 1 ao dia 6. Por garantia, é melhor esperar até o dia 7.

Estes dados são sempre previsões, porque são os dias em que os óvulos tem mais chances de ser liberado e encontrar com o espermatozoide, mas a regra só vale se o seu ciclo menstrual for muito regulado, se nunca houver atrasos. Este tipo de método, quando usado para não engravidar, não deve ser praticado por adolescentes, já que o ciclo costuma ser irregular nesta fase.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *