Mestrado UFRJ – Cursos e Informações

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi criada em 1920. Seus mestrados estão entre os melhores do país.

A UFRJ é uma das mais antigas do país, tendo surgido da unificação das faculdades de Direito, Medicina e Engenharia do Rio de Janeiro. Sua primeira denominação foi Universidade do Brasil; em 1965, ela passou a se chamar Universidade Federal do Rio de Janeiro. A instituição mantém atualmente 64 programas de mestrado, distribuídos em nove áreas: ciências humanas, ciências sociais aplicadas, ciências exatas, ciências da terra, ciências biológicas, ciências da saúde, engenharia, área multidisciplinar e artes, linguística e letras.

ufrj mestrado



Cursos de Mestrados UFRJ

São mestrados acadêmicos e profissionais e 14 deles receberam a nota máxima da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, subordinada ao Ministério da Educação). Os cursos mais bem avaliados em 2012 foram: Antropologia Social, Biofísica, Clínica Médica, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Geografia, Química, Química Biológica e Sociologia. Mesmo assim, todos os mestrados oferecidos pela UFRJ obtiveram Quatro como nota mínima, numa escala que vai de Zero a Sete.

Todos os cursos de nível superior são avaliados pelo MEC a cada três anos a partir de rígidos critérios e é preciso estar atento a esta avaliação para cursar a graduação, mestrado e doutorado em instituições de excelência, já que os resultados divulgados pela CAPES são uma referência para o mercado de trabalho e também para grandes universidades do país e do mundo. Neste aspecto, os mestrados da UFRJ estão aprovados, pela qualidade de seus professores e instalações, como laboratórios e bibliotecas.

Os mestrados da UFRJ são desenvolvidos, coordenados e supervisionados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), sediada no campus do Fundão, na capital fluminense. Todas as avaliações e pesquisas são acompanhadas pelos pró-reitores e superintendentes da universidade. Todos os detalhes sobre os cursos de pós-graduação oferecidos pela UFRJ podem ser obtidos no site www.pr2.ufrj.br.

O COPPE – Instituto Alberto Luís Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – congrega os cursos na área de exatas. São 12 programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) ministrados por mais de 300 professores com dedicação exclusiva, que já formaram mais de 12 mil mestres e doutores. O COPPE é equipado com 116 laboratórios. Este é apenas um exemplo da qualidade do ensino prestado pela UFRJ.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma instituição pública e, portanto, gratuita. O processo seletivo é bastante rigoroso, mas vale a pena: a qualificação em nível de pós-graduação está entre as melhores do Brasil e é possível pleitear uma bolsa de estudos da CAPES, para custear os gastos com as pesquisas e as despesas gerais do estudante. O site da UFRJ é www.ufrj.br.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *