As Melhores Faculdades de Psicologia do Brasil

Confira as melhores faculdades de Psicologia do país e o que não pode faltar em uma instituição de ensino.

Para encontrar as melhores faculdades de Psicologia, os candidatos devem estar atentos a diversos elementos. Para dar inicio à avaliação, é importante que os estudantes definam o que pretendem com o curso: trabalhar com psicanálise (uma especialização), psicoterapia, psicologia social (em escolas, hospitais, etc.) ou na qualificação de pessoal, em departamentos de recursos humanos.

A formação em Psicologia é generalista, isto é, oferece disciplinas em todas as possíveis áreas de atuação profissional. De acordo com os interesses de cada estudante, vão sendo montados currículos diferentes, através da escolha de disciplinas optativas. O aluno pode se aprofundar na terapia, na intervenção social (junto com outros técnicos, como assistentes sociais e pedagogos), ou nas técnicas de recrutamento e seleção.



faculdade de psicologia

Melhores Faculdades de Psicologia

A avaliação de um curso de nível superior depende de algumas variáveis. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), por exemplo, uma boa faculdade é aquela que apresenta infraestrutura compatível (laboratórios, bibliotecas, salas de aula adequadas, espaços de vivência, etc.), recursos didáticos (como projetor de filmes, slides e transparências), professores bem qualificado (o número de mestres e doutores no corpo docente conta pontos) e, por fim, a avaliação no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

A maioria dos sites especializados em educação utiliza estes critérios para definir o ranking das melhores faculdades. Em 2013, as mais bem avaliadas foram as seguintes:

  • Universidade Federal de Minas Gerais
  • Universidade Federal de São João Del Rey (MG)
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pontifícia Universidade Federal de Campinas (SP)
  • Universidade Federal de São Carlos (SP)
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É importante considerar que, para o ENADE, diversas instituições de ensino organizam disciplinas específicas para garantir um bom desempenho, o que pode provocar alterações na avaliação, já que o objetivo do exame é avaliar os conhecimentos dos estudantes no início e fim do curso, sem nenhum preparo especial.

Por outro lado, diversas entidades representativas de estudantes propõem o boicote ao ENADE ou a entrega do gabarito em branco, o que reduz artificial e significativamente a avaliação de algumas faculdades e cursos.

Outro ponto a ser considerado: as universidades públicas paulistas (USPO, UNICAMP e UNESP) não participam do ENADE e, portanto, nunca figuram no ranking.

Faculdade de Psicologia

Alguns estudantes podem optar por fazer o curso em uma faculdade perto de casa ou do trabalho e, nestes casos, as melhores faculdades são as que ficam próximas. Não é o melhor critério para escolher um curso superior, mas, de qualquer forma, é um critério.

+ Leia: Curso de Psicologia

Diversos estudantes consideram os cursos públicos (federais e estaduais) melhores do que os particulares. No caso específico da Psicologia, as faculdades públicas competem, em qualidade, ao menos com as universidades católicas, de excelência reconhecida e, em cada Estado, há cursos que se destacam pela qualidade.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *