MBA e Pós Graduação: Qual é a diferença para o currículo?

Conheça as diferenças no currículo de um profissional que opta por fazer e concluir um MBA e uma Pós Graduação, será que vale a pena?

O aumento da quantidade de universitários no Brasil é uma realidade incontestável, não é mesmo? Com cada vez mais profissionais graduados disponíveis no mercado de trabalho, a graduação não parece ser mais suficiente, o que abre portas para os cursos de especialização, em favor da formação de profissionais mais qualificados e com saberes direcionados para determinada área de atuação.

Publicidade



Os cargos de chefia, por exemplo, são ocupados com profissionais que se destacaram por algum tipo de especialização que, por sua vez, só pode ser alcançada através de cursos de Pós-Graduação ou de MBA – o Master in Business Administration.

mba e pós graduação


Pós Graduação

Mas, como saber qual é o mais adequado para cada tipo de profissional? Qual aquele que vem a somar no currículo profissional?

Assim, no caso da Pós Graduação, ela é mais indicada para aqueles recém-saídos da faculdade e que ainda têm pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho, assim como, para aqueles que desejam seguir carreira acadêmica, sendo esse o primeiro passo para isso, seja no segmento do ensino, seja no segmento da pesquisa. Vale lembrar que as universidades renomadas só aceitam professores que tenham mestrado ou doutorado.

Assim, há dois tipos de Pós-Graduação: a Lato Sensu e a Stricto Sensu, ao passo que a primeira é uma especialização que aperfeiçoa saberes direcionados conforme sua área de formação, focando para o mercado de trabalho imediato e, o segundo, voltado para o aspecto acadêmico das áreas profissionais, se dividindo em mestrado e doutorado.

Entenda: Pós Graduação: Diferenças entre Lato Sensu e Stricto Sensu

mba

MBA

Já no caso da opção pelo MBA, o curso nada mais é do que um tipo de Pós Graduação Lato Sensu com seu mesmo valor, entretanto, seu diferencial é que se destina à área do business, ou seja, dos negócios e da gestão empresarial. Nesse caso, o perfil de candidatos é bem diferente.

Mais difundido nos Estados Unidos e importado para o Brasil há menos tempo, São estudantes com mais de três anos de experiência em sua área de atuação, de modo que esse tipo de formação lhes dá mais certificação e ampliação de conhecimentos já vividos na prática profissional.

Com uma demanda cada vez mais desse tipo de cursos, em linhas gerais, o investimento em uma especialização de MBA é sempre importante, pois, é uma forma de assegurar a estabilidade de um emprego, bem como estar sempre atualizado e reciclado com relação a seus conhecimentos.

+ Confira: Quanto Ganha um Administrador – Salário

Na hora de escolher quais das duas modalidades cursar, só é preciso levar em consideração as necessidades e as especificidades de cada profissional, bem como o histórico de sua vida acadêmica.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “MBA e Pós Graduação: Qual é a diferença para o currículo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *