MATRÍCULA FÁCIL 2014 RJ – Inscrição e Informações

Cursos Gratuitos // Informações // MATRÍCULA FÁCIL 2014 RJ – Inscrição e Informações



Matrícula Fácil, um jeito simples e prático de se matricular na rede pública de ensino, confira as novidades no ingresso de escolas públicas do Rio de Janeiro.

A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro criou o projeto “Matrícula Fácil“, destinado ao ingresso de alunos nas séries iniciais do ensino médio e normal (para formação de professores, curso de período integral), módulo 1 presencial de educação para jovens e adultos (EJA), turmas do projeto Autonomia (níveis médio e fundamental – estes cursos adotam a metodologia do telecurso) e das fases VI do EJA (idade mínima de 21 anos, a serem completados até 31.1.2013) e 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série).

MATRÍCULA FÁCIL 2014 RJ

Trata-se de um cadastro único para ingresso de alunos nas primeiras séries dos antigos cursos ginasial e colegial, que não precisam mais se deslocar para diversas escolas em busca de vagas. O projeto “Matrícula Fácil” também elimina os concursos de seleção.

Publicidade

O projeto “Matrícula Fácil” também inscreve alunos para a 1ª série do ensino médio inovador, programa do governo federal implantado criado em 2009, que ampliou a carga horária e reformulou a grade curricular, criando oito macrocampos de estudo: Acompanhamento Pedagógico, Iniciação Científica e Pesquisa, Cultura Corporal, Cultura e Artes, Comunicação e Uso de Mídias, Cultura Digital, Participação Estudantil e Leitura e Letramento. Os Estados que aderem ao programa recebem apoio técnico e verbas, através do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola. O ensino médio inovador só aceita alunos com até 20 anos.

Matrícula Fácil – Escolas Estaduais e Municipais

O programa prevê que as matrículas sejam feitas online, entre 15.10 e 30.11.2012. Os candidatos podem fazer até cinco opções de curso, limitadas a três unidades escolares. A pré-inscrição é simples: basta informar a data de nascimento, a série a ser cursada e onde foram cursados os anos anteriores (rede federal, estadual, municipal, particular, etc.).

Feito isto, abre-se uma janela para a informação dos dados pessoais: nome completo, sexo, endereço, telefone, nomes dos pais, RG, CPF e e-mail. É preciso informar também os documentos do responsável, em caso de o candidato ser menor de idade.

Em seguida, é feita a opção das escolas, turnos e modalidades pretendidas. Cada candidato precisa escolher ao menos duas escolas e três turnos, com exceção das localidades com apenas uma instituição de ensino. O site gera um protocolo de inscrição.

Efetivação da matrícula no Programa Matrícula Fácil 2014

A seleção será informada por SMS e e-mail, desde que o endereço eletrônico e o número do celular informados no cadastro sejam válidos. Neste ano, não serão enviadas cartas para os candidatos. É conveniente, no entanto, acompanhar o cadastro no site.

O site www.matriculafacil.rj.gov.br disponibilizará as listas dos alunos, por unidade escolar. Uma vez selecionado, poderão ser feitas inscrições de alunos que conseguiram vaga na primeira fase do “Matrícula Fácil”. Alunos novos e também os que não confirmaram a matrícula poderão tentar obter uma vaga.

Com o número do protocolo, o aluno pode consultar sua inscrição e atualizá-la, alterando a(s) escola(s) pretendida(s). Este número deve ser guardado com segurança, pois sem ele é praticamente impossível alterar opções: na aba “atualize sua inscrição”, é preciso informar a data de nascimento e o protocolo; sem isto, o acesso é negado.

+ Confira também: Cursos e Inscrição FAETEC 2014

Escolas Participantes do Matricula Fácil

O site relaciona todas as escolas participantes do projeto “Matrícula Fácil”, listadas por município e ano escolar a ser cursado. As escolas técnicas estaduais ficaram de fora deste programa.

No entanto, dos 92 municípios do Estado, 25 suspenderam a oferta de vagas para a fase VI do EJA e 6º ano do ensino fundamental, inclusive a capital, Rio de Janeiro (que concentra cerca de 40% da população fluminense). Em três municípios, o Estado suspendeu a oferta do 6º ano e em outros 31, a oferta da fase VI.

Alunos das demais séries devem fazer sua rematrícula ou solicitar transferência entre 3.1 e 13.1.2013. Para se transferir, é preciso verificar a disponibilidade de vagas na escola pretendida.

O governo do Rio de Janeiro promulgou lei determinando que todas as crianças com cinco anos, a completar seis até 31.12.2013, terão vagas garantidas no 1º ano do ensino fundamental, ignorando ato normativo federal, que obriga a matrícula apenas para as crianças que completassem seis anos até 31.3 do próximo ano.

Em caso de dificuldades nas secretarias das escolas, os pais devem imprimir a íntegra da lei estadual 5.488/2009, disponível no site da secretaria de educação (www.rj.gov.br/web/seeduc). O ato normativo é posterior à lei, mas hierarquicamente inferior a um projeto votado pela Assembleia Legislativa e promulgado pelo governador do Estado.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Informações , www matrícula fácil rj gov br 2013 eja, matricula facil, passa facil2013, matricula facil 2013, www- matricula facil -rj-gov-br-site-matricula-facil-rj
Comente no Facebook

1 Comentário sobre "MATRÍCULA FÁCIL 2014 RJ – Inscrição e Informações"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Dabiele Raiter disse:

    Queria uma informação de vcs!!
    Como funciona os cursos de graça?que nem eu estou terminando o segundo grau esse ano tenho 22 anos ,estou fazendo supletivo.e queria ver certinho com vcs .sera que vcs podem esta me respondendo o mais rapido possivel?

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...