Marketing Esportivo – O que é? Cursos e Empresas

O esporte sempre foi ao longo da vida do homem uma grande ferramenta de entretenimento, diversão, mas também para alguns um assunto muito sério. Dependendo de qual modalidade for muitos utilizam o esporte como profissão levando o pão de cada dia para suas famílias.

Mas também existem aqueles que usam do esporte como uma grande forma de ganhar quantias imensas, principalmente com o chamado Marketing Esportivo.

Marketing Esportivo



O que é Marketing Esportivo

De uma forma geral a definição mais simples para o Marketing Esportivo é a utilização ou uso do esporte como principal ferramenta de comunicação institucional ou corporativa. Também podemos definir como qualquer tipo de aplicação dos principais princípios de Marketing a um serviço, idéias, lugares e bens.

O Marketing Esportivo pode ser subdividido em duas partes:

1- Marketing através do esporte: É o tipo de marketing de diversos produtos voltado exclusivamente para os serviços esportivos como clubes e academias.

2- Marketing Esportivo: É o sistema que aplica todos os princípios do marketing aos produtos do esporte como eventos, ligas, times e muito mais.

O Marketing Esportivo como Negócio Rentável

A área de Marketing já tem essa nova área de atuação que é o Marketing Esportivo há alguns anos. Na verdade esse é um dos negócios mais rentáveis pelo fato de movimentar bilhões mundialmente.

Pesquisas demonstram que a indústria do esporte chega a empregar mais de 400 mil pessoas no Brasil, chegando a movimentar até R$ 26 bilhões ao ano. Anualmente o Marketing Esportivo chega a atingir valores imensuráveis com eventos de grandíssimo porte como campeonatos de futebol, torneios internacionais, além de alguns que são realizados a cada quatro anos como a Copa do Mundo, Olimpíadas e diversos outros de extrema importância.

Neymar x Ronaldo

+ Leia também: Quanto Neymar fatura por ano?

No ano de 2006 foi criando um órgão denominado Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo ou IBME, que tem foco em auxiliar na promoção do Marketing Esportivo no Brasil, tomando ações como a organização de muitos eventos e tudo relacionado à área.

Uma das atribuições da entidade é a organização anual que é o Encontro Nacional de Marketing Esportivo, onde reúne muitos profissionais do país inteiro para assim debaterem sobre esse sistema que cresce a cada dia.

O Marketing Esportivo no Futuro

A probabilidade no futuro é que o Marketing Esportivo cresça cada vez mais, pois a cada dia o esporte se profissionaliza ainda mais. Muitas oportunidades vão sendo criadas, patrocínios e quantias exorbitantes envolvidas com atletas nacionais e internacionais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *